DECISÃO Nº 14/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025

Homologa Portaria Nº 3998/GR/UFFS/2025, que aprova ad referendum do Conselho Universitário, proposta de curso de pós-graduação lato sensu Aperfeiçoamento para Gestores Escolares da Região Sul na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: adolescências em diálogo, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 
O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, faz saber que a CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), considerando:
a. o Processo nº 23205.008575/2025-36; e
b. as deliberações ocorridas na 4ª Sessão Ordinária de 2025,


DECIDE:

Art. 1º Homologar a Portaria Nº 3998/GR/UFFS/2025, que aprova ad referendum do Conselho Universitário, proposta de curso de pós-graduação lato sensu Aperfeiçoamento para Gestores Escolares da Região Sul na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: adolescências em diálogo, da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O curso, com carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, será ofertado pelo Campus Erechim-RS, com previsão de início em maio de 2025 e término em dezembro de 2025.
Parágrafo único. As datas de início e término do curso podem ser flexibilizadas em até 180 dias ao interesse da administração.

Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 4ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 14 de maio de 2025.



JOÃO ALFREDO BRAIDA
Presidente do Conselho Universitário

WILLIAN SIMÕES
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
 
 
ANEXO I
DA DECISÃO Nº 14 CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
 

Dados Básicos do Curso

Código: PC006-2025

Nome:

APERFEIÇOAMENTO PARA GESTORES ESCOLARES DA REGIÃO SUL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ADOLESCÊNCIAS EM DIÁLOGO


 

Unidade Responsável: COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05

Tipo do Curso: Aperfeiçoamento

Modalidade Educação: A Distância

Polos: ERECHIM - RS

Método de Avaliação: CONCEITO

Carga Horária: 180

Carga Horária Prática: 0

Número do Vagas: 600

Vagas Servidores Internos: 0

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Sub-Área: Administração Educacional

Especialidade: Administração de Unidades Educativas

Tipo do Trabalho de Conclusão: OUTROS

Banca Examinadora: Não

Financiamento: Termo de Execução Descentralizada (TED)

Período do Curso: 02/05/2025 a 30/12/2025

Gestores (diretores, vice-diretores, coordenadores/supervisores escolares) de escolas de ensino fundamental

Público Alvo:

- Anos finais

Dados Portaria

Número Portaria: 3998

Ano Portaria: 2025

Data Portaria: 15/04/2025

 

Código: PC006-2025

Nome: Aperfeiçoamento para Gestores Escolares e Professores na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: adolescências em diálogo

 

Unidade Responsável: COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05

Tipo do Curso: Aperfeiçoamento

Modalidade Educação: A Distância

Polos: ERECHIM - RS

Método de Avaliação: CONCEITO

Carga Horária: 180

Carga Horária Prática: 0

Número do Vagas: 1000

Vagas Servidores Internos: 0

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Sub-Área: Administração Educacional

Especialidade: Administração de Unidades Educativas

Tipo do Trabalho de Conclusão: OUTROS

Banca Examinadora: Não

Financiamento: Termo de Execução Descentralizada (TED)

Período do Curso:  01/07/2025 a 30/12/2025

Público Alvo: Gestores (diretores, vice-diretores, coordenadores/supervisores escolares) de escolas de ensino fundamental- Anos finais   (NOVA REDAÇÃO DADA PELA DECISÃO Nº 24/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025)

 
Dados da Coordenação

Coordenador: MARIA SILVIA CRISTOFOLI

Email Contato: formacao.gestores.escolares@uffs.edu.br

Telefone Contato: (54) 3321-7058

Data Início Mandato: 15/04/2025

Data Fim Mandato: 30/12/2025

 
Dados Básicos do Vice-Coordenador

Vice-Coordenador: CLEUSA INES ZIESMANN

Email Contato: formacao.gestores.escolares@uffs.edu.br

Telefone Contato: (54) 3321-7058

Data Início Mandato: 15/04/2025

Data Fim Mandato: 30/12/2025

 

Secretários do Curso

Nome

Início

Ramal

CRISTIANA PAULA GIROTTO (cristiana.girotto)

01/04/2025

 

Objetivos e Importância do Curso

Justificativa e Objetivo: Os Anos Finais do Ensino Fundamental apresentam duas grandes oportunidades. A primeira diz respeito ao momento singular de desenvolvimento humano que os(as) adolescentes vivenciam e que, se bem aproveitado, pode favorecer significativamente o aprendizado e o desenvolvimento integral. A segunda envolve a criação de políticas públicas específicas que tornem a escola relevante e engajadora para essa faixa etária, contribuindo para a trajetória educacional na educação regular dos(as) estudantes. Essa etapa de quatro anos compreende o período da adolescência e suas especificidades, potencialidades, principais características e transformações, sendo este o ponto de partida para a construção da Política Nacional Escola das Adolescências. Nesse sentido, quatro questões-chave se apresentam aos(às) Diretores(as) escolares: I. Quem são os(as) estudantes dos Anos Finais? II. Quais são os desafios e potencialidades vivenciados durante as adolescências? III. Qual é o papel estratégico dos(as) Diretores(as) Escolares e sua equipe gestora para garantir os princípios norteadores da educação com equidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental? IV. Quais são as dimensões que devem ser estruturadas para a implementação, monitoramento e avaliação da política? As respostas a essas perguntas envolvem reflexões de naturezas muito distintas e que vão desde entender as adolescências, escutar os(as) adolescentes, saber mais sobre este momento único do desenvolvimento humano, passando por compreender os desafios da educação pública brasileira - cuja responsabilidade política da gestão das escolas nessa etapa está dividida entre estados e municípios.

Portanto, abordar tais questionamentos demanda a articulação de muitos atores na busca por uma Escola das Adolescências e, muitas vezes, a colaboração entre os entes federados. Neste sentido, os(as) Diretores(as) desempenham um papel estratégico e fundamental enquanto lideranças educacionais promotoras da equidade. Portanto, este curso propõe estudos, reflexões, recomendações, ferramentas e estratégias para apoiar essas lideranças em suas ações

Local do Curso:

 
Dados do Processo Seletivo

Forma de Seleção: Outra

Forma de Avaliação: Trabalhos Finais de Disciplinas Conceito Mínimo Aprovação: C

 
Corpo Docente do Curso

SIAPE / Matrícula

Nome

Titulação

Vínculo

Instituição

1991860

CLEUSA INES ZIESMANN

DOUTORADO

Docente

UFFS

3392588

MARCIO LUIS MARANGON

DOUTORADO

Docente

UFFS

1352293

MARIA SILVIA CRISTOFOLI

DOUTORADO

Docente

UFFS

1761995

SOLANGE MARIA ALVES

DOUTORADO

Docente

UFFS

 
Disciplinas do Curso

Código Nome Carga Horária

ACA0057 O ENSINO FUNDAMENTAL E AS ADOLESCÊNCIAS - MÓDULO 60 h

Ementa:

Educação como prática social. Educação escolar contemporânea. Adolescências. Anos finais do ensino fundamental. Trabalho educativo e gestão escolar para as adolescências.

Bibliografia:

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. DUARTE, Newton. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In.: MARTINS, Liga Marcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas (SP): Autores e Associados, 2016. CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de história? In.: História & Ensino

Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853 Escola das

Adolescências – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-das-adolescencias) Escola em Tempo Integral – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempo-integral) FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. In.: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004. Disponível em : http://www.cedes.unicamp.br/ FONSECA, Debora Cristina. OZELLA, Sergio. As concepções de adolesc~encia construídas por profissionais da Estratégia de Saude da Familia (ESF). In.: Revista Interface: comunicação saude e educação,v.14, n.33, p.411-24, abr./jun. 2010. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7ZjgqcPZY8qRHR8qK3zKVYH/?

format=pdf&lang=pt MARINA. José Antonio. Ética para náufragos. Trad. Antonio Fernando Borges. Rio de Janeiro: Guarda-chuva, 2009. PINO, Angel. As marcas do humano : às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski / Angel Pino. - São Paulo : Cortez, 2005. VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. Tomo IV. Visor: Madrid, 2006.

Docente(s):

SOLANGE MARIA ALVES

60 h

ACA0060 MARCOS DE REFERÊNCIA PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E ESCOLAR - MÓDULO

50 h

Ementa:

Planejamento educacional: aspectos teóricos e práticos, políticos e técnicos. Diagnóstico da realidade educacional e social. Planejamento e uso dos indicadores educacionais. PNE e planos subnacionais de educação como balizadores do planejamento. Noções gerais do financiamento da educação.

Acompanhamento e Controle Social dos recursos.

Bibliografia:

AMARAL, Nelson Cardoso. Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2012. CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007 GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010.HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el Método PES : entrevista a Carlos Matus. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Fundación CiGob, 2016. NASCIMENTO, Iracema Santos do. Gestão da educação: a coordenação do trabalho coletivo da escola. São Paulo: Contexto, 2024 PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015 RAPHAEL, Hélia Sonia.Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p. 33– 44, 1995. DOI: 10.18222/eae01219952299. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2299 SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela

Maria (Orgs.). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 TEIXEIRA Brandalise, Mary Ângela. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, vol. 13, núm. 2, 2010, pp. 315-330 Docente(s):

MARIA SILVIA CRISTOFOLI 50 h

ACA0062 OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - MÓDULO 60 h

Ementa:

Gestão Educacional e Escolar. Projeto político pedagógico. Organização do trabalho pedagógico para o desenvolvimento integral das adolescências. Educação integral e Escola de Tempo integral. A gestão do trabalho pedagógico. Gestão de conflitos

Bibliografia:

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. 251 p. BORDENAVE, Juan E. D. O que é participação. 8. ed.

São Paulo: Brasiliense, 1994. FERREIRA, Naura Syria C. Formação humana e gestão democrática da educação na atualidade. Curitiba: Appris, 2017. FREITAS, Luís Carlos, et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo. Atlas, 2007. MOLL, J. O PNE e a educação integral: Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Retratos da Escola, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 369–381, 2015. DOI: 10.22420/rde.v8i15.447. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/447. Acesso em: 14 fev. 2025. NASCIMENTO, Eunice Maria e SAYED, Kassen Mohamed El. Administração de Conflitos. In, Faculdades Bom Jesus. Capital humano. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002.

Retirado de < https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Gest%C3%A3o-do-Capital-Humano.pdf >. Acessado em 17 de Fevereiro de 2025. VEIGA,

Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.) As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. São Paulo: Papirus, 2001. ZIESMANN, Cleusa Inês;

BATISTA, Jeize de Fátima. ; GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira. A inclusão como temática de abordagem nos cursos de formação docente. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 169-182, 2023.

Docente(s):

MARCIO LUIS MARANGON

20 h

CLEUSA INES ZIESMANN

40 h

ACA0063 CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO - ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA - MÓDULO

10 h

Ementa:

Plano de Gestão. Seminário de Socialização

Bibliografia:

BORDENAVE, Juan E. D. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007 ESCOLA das Adolescências – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-dasadolescencias) ESCOLA em Tempo Integral – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral) FERREIRA, Naura Syria C. Formação humana e gestão democrática da educação na atualidade. Curitiba: Appris, 2017. FONSECA, Debora Cristina. OZELLA, Sergio. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saude da Familia (ESF). In.: Revista Interface: comunicação saude e educação,v.14, n.33, p.411-24, abr./jun. 2010. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7ZjgqcPZY8qRHR8qK3zKVYH/?format=pdf&lang=pt GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo. Atlas, 2007. HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el Método PES : entrevista a Carlos Matus. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Fundación CiGob, 2016. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARTINS, Liga Marcia. ABRANTES,

Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas (SP): Autores e Associados, 2016. MOLL, J. O PNE e a educação integral: Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Retratos da Escola, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 369–381, 2015. DOI: 10.22420/rde.v8i15.447. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/447. Acesso em: 14 fev. 2025. NASCIMENTO, Eunice Maria e SAYED, Kassen Mohamed El. Administração de Conflitos. In, Faculdades Bom Jesus. Capital humano. Curitiba:

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002. Retirado de < https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Gest%C3%A3o-do-CapitalHumano.pdf >. Acessado em 17 de Fevereiro de 2025. NASCIMENTO, Iracema Santos do. Gestão da educação: a coordenação do trabalho coletivo da escola.

São Paulo: Contexto, 2024 PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015 PINO, Angel. As marcas do humano : às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski / Angel Pino. - São Paulo : Cortez, 2005. RAPHAEL, Hélia Sonia.Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p. 33–44, 1995. DOI: 10.18222/eae01219952299. Disponível em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2299 SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (Orgs.). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 TEIXEIRA Brandalise, Mary Ângela. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, vol. 13, núm. 2, 2010, pp. 315-330 VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.) As dimensões do projeto políticopedagógico: novos desafios para a escola. São Paulo: Papirus, 2001. VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. Tomo IV. Visor: Madrid, 2006. ZIESMANN, Cleusa Inês; BATISTA, Jeize de Fátima. ; GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira. A inclusão como temática de abordagem nos cursos de formação docente. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 169-182, 2023.

Docente(s):

MARCIO LUIS MARANGON

10 h

LAT0001 TRABALHO FINAL DE CURSO - ATIVIDADE

0 h

Ementa:

TRABALHO FINAL DE CURSO

Bibliografia:

TRABALHO FINAL DE CURSO

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Data do ato: Chapecó-SC, 19 de maio de 2025.
Data de publicação: 21 de maio de 2025.

Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura