DECISÃO Nº 14/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025
a. o Processo nº 23205.008575/2025-36; e
b. as deliberações ocorridas na 4ª Sessão Ordinária de 2025,
DECIDE:
Art. 2º O curso, com carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, será ofertado pelo Campus Erechim-RS, com previsão de início em maio de 2025 e término em dezembro de 2025.
Parágrafo único. As datas de início e término do curso podem ser flexibilizadas em até 180 dias ao interesse da administração.
Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 4ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 14 de maio de 2025.
WILLIAN SIMÕES
DA DECISÃO Nº 14 CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
Dados Básicos do Curso |
Código: PC006-2025 Nome: APERFEIÇOAMENTO PARA GESTORES ESCOLARES DA REGIÃO SUL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ADOLESCÊNCIAS EM DIÁLOGO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05 Tipo do Curso: Aperfeiçoamento Modalidade Educação: A Distância Polos: ERECHIM - RS Método de Avaliação: CONCEITO Carga Horária: 180 Carga Horária Prática: 0 Número do Vagas: 600 Vagas Servidores Internos: 0 Grande Área: Ciências Humanas Área: Educação Sub-Área: Administração Educacional Especialidade: Administração de Unidades Educativas Tipo do Trabalho de Conclusão: OUTROS Banca Examinadora: Não Financiamento: Termo de Execução Descentralizada (TED) Período do Curso: 02/05/2025 a 30/12/2025 Gestores (diretores, vice-diretores, coordenadores/supervisores escolares) de escolas de ensino fundamental Público Alvo: - Anos finais Dados Portaria |
Número Portaria: 3998 Ano Portaria: 2025 Data Portaria: 15/04/2025 |
Código: PC006-2025 Nome: Aperfeiçoamento para Gestores Escolares e Professores na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: adolescências em diálogo
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05 Tipo do Curso: Aperfeiçoamento Modalidade Educação: A Distância Polos: ERECHIM - RS Método de Avaliação: CONCEITO Carga Horária: 180 Carga Horária Prática: 0 Número do Vagas: 1000 Vagas Servidores Internos: 0 Grande Área: Ciências Humanas Área: Educação Sub-Área: Administração Educacional Especialidade: Administração de Unidades Educativas Tipo do Trabalho de Conclusão: OUTROS Banca Examinadora: Não Financiamento: Termo de Execução Descentralizada (TED) Período do Curso: 01/07/2025 a 30/12/2025 Público Alvo: Gestores (diretores, vice-diretores, coordenadores/supervisores escolares) de escolas de ensino fundamental- Anos finais (NOVA REDAÇÃO DADA PELA DECISÃO Nº 24/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025) |
Dados da Coordenação
Coordenador: MARIA SILVIA CRISTOFOLI
Email Contato: formacao.gestores.escolares@uffs.edu.br
Telefone Contato: (54) 3321-7058
Data Início Mandato: 15/04/2025
Data Fim Mandato: 30/12/2025
Dados Básicos do Vice-Coordenador
Vice-Coordenador: CLEUSA INES ZIESMANN
Email Contato: formacao.gestores.escolares@uffs.edu.br
Telefone Contato: (54) 3321-7058
Data Início Mandato: 15/04/2025
Data Fim Mandato: 30/12/2025
Secretários do Curso
Nome |
Início |
Ramal |
CRISTIANA PAULA GIROTTO (cristiana.girotto) |
01/04/2025 |
|
Objetivos e Importância do Curso
Justificativa e Objetivo: Os Anos Finais do Ensino Fundamental apresentam duas grandes oportunidades. A primeira diz respeito ao momento singular de desenvolvimento humano que os(as) adolescentes vivenciam e que, se bem aproveitado, pode favorecer significativamente o aprendizado e o desenvolvimento integral. A segunda envolve a criação de políticas públicas específicas que tornem a escola relevante e engajadora para essa faixa etária, contribuindo para a trajetória educacional na educação regular dos(as) estudantes. Essa etapa de quatro anos compreende o período da adolescência e suas especificidades, potencialidades, principais características e transformações, sendo este o ponto de partida para a construção da Política Nacional Escola das Adolescências. Nesse sentido, quatro questões-chave se apresentam aos(às) Diretores(as) escolares: I. Quem são os(as) estudantes dos Anos Finais? II. Quais são os desafios e potencialidades vivenciados durante as adolescências? III. Qual é o papel estratégico dos(as) Diretores(as) Escolares e sua equipe gestora para garantir os princípios norteadores da educação com equidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental? IV. Quais são as dimensões que devem ser estruturadas para a implementação, monitoramento e avaliação da política? As respostas a essas perguntas envolvem reflexões de naturezas muito distintas e que vão desde entender as adolescências, escutar os(as) adolescentes, saber mais sobre este momento único do desenvolvimento humano, passando por compreender os desafios da educação pública brasileira - cuja responsabilidade política da gestão das escolas nessa etapa está dividida entre estados e municípios.
Portanto, abordar tais questionamentos demanda a articulação de muitos atores na busca por uma Escola das Adolescências e, muitas vezes, a colaboração entre os entes federados. Neste sentido, os(as) Diretores(as) desempenham um papel estratégico e fundamental enquanto lideranças educacionais promotoras da equidade. Portanto, este curso propõe estudos, reflexões, recomendações, ferramentas e estratégias para apoiar essas lideranças em suas ações
Local do Curso:
Dados do Processo Seletivo
Forma de Seleção: Outra
Forma de Avaliação: Trabalhos Finais de Disciplinas Conceito Mínimo Aprovação: C
Corpo Docente do Curso
SIAPE / Matrícula |
Nome |
Titulação |
Vínculo |
Instituição |
1991860 |
CLEUSA INES ZIESMANN |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
3392588 |
MARCIO LUIS MARANGON |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
1352293 |
MARIA SILVIA CRISTOFOLI |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
1761995 |
SOLANGE MARIA ALVES |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
ACA0057 O ENSINO FUNDAMENTAL E AS ADOLESCÊNCIAS - MÓDULO 60 h
Ementa:
Educação como prática social. Educação escolar contemporânea. Adolescências. Anos finais do ensino fundamental. Trabalho educativo e gestão escolar para as adolescências.
Bibliografia:
ANJOS, Ricardo Eleutério dos. DUARTE, Newton. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In.: MARTINS, Liga Marcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas (SP): Autores e Associados, 2016. CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de história? In.: História & Ensino
Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853 Escola das
Adolescências – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-das-adolescencias) Escola em Tempo Integral – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempo-integral) FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. In.: Cadernos Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004. Disponível em : http://www.cedes.unicamp.br/ FONSECA, Debora Cristina. OZELLA, Sergio. As concepções de adolesc~encia construídas por profissionais da Estratégia de Saude da Familia (ESF). In.: Revista Interface: comunicação saude e educação,v.14, n.33, p.411-24, abr./jun. 2010. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7ZjgqcPZY8qRHR8qK3zKVYH/?
format=pdf&lang=pt MARINA. José Antonio. Ética para náufragos. Trad. Antonio Fernando Borges. Rio de Janeiro: Guarda-chuva, 2009. PINO, Angel. As marcas do humano : às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski / Angel Pino. - São Paulo : Cortez, 2005. VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. Tomo IV. Visor: Madrid, 2006.
Docente(s):
SOLANGE MARIA ALVES |
60 h |
ACA0060 MARCOS DE REFERÊNCIA PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E ESCOLAR - MÓDULO |
50 h |
Ementa:
Planejamento educacional: aspectos teóricos e práticos, políticos e técnicos. Diagnóstico da realidade educacional e social. Planejamento e uso dos indicadores educacionais. PNE e planos subnacionais de educação como balizadores do planejamento. Noções gerais do financiamento da educação.
Acompanhamento e Controle Social dos recursos.
Bibliografia:
AMARAL, Nelson Cardoso. Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2012. CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007 GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010.HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el Método PES : entrevista a Carlos Matus. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Fundación CiGob, 2016. NASCIMENTO, Iracema Santos do. Gestão da educação: a coordenação do trabalho coletivo da escola. São Paulo: Contexto, 2024 PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015 RAPHAEL, Hélia Sonia.Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p. 33– 44, 1995. DOI: 10.18222/eae01219952299. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2299 SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela
Maria (Orgs.). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 TEIXEIRA Brandalise, Mary Ângela. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, vol. 13, núm. 2, 2010, pp. 315-330 Docente(s):
MARIA SILVIA CRISTOFOLI 50 h
ACA0062 OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - MÓDULO 60 h
Ementa:
Gestão Educacional e Escolar. Projeto político pedagógico. Organização do trabalho pedagógico para o desenvolvimento integral das adolescências. Educação integral e Escola de Tempo integral. A gestão do trabalho pedagógico. Gestão de conflitos
Bibliografia:
ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. 251 p. BORDENAVE, Juan E. D. O que é participação. 8. ed.
São Paulo: Brasiliense, 1994. FERREIRA, Naura Syria C. Formação humana e gestão democrática da educação na atualidade. Curitiba: Appris, 2017. FREITAS, Luís Carlos, et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo. Atlas, 2007. MOLL, J. O PNE e a educação integral: Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Retratos da Escola, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 369–381, 2015. DOI: 10.22420/rde.v8i15.447. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/447. Acesso em: 14 fev. 2025. NASCIMENTO, Eunice Maria e SAYED, Kassen Mohamed El. Administração de Conflitos. In, Faculdades Bom Jesus. Capital humano. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002.
Retirado de < https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Gest%C3%A3o-do-Capital-Humano.pdf >. Acessado em 17 de Fevereiro de 2025. VEIGA,
Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.) As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. São Paulo: Papirus, 2001. ZIESMANN, Cleusa Inês;
BATISTA, Jeize de Fátima. ; GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira. A inclusão como temática de abordagem nos cursos de formação docente. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 169-182, 2023.
Docente(s):
MARCIO LUIS MARANGON |
20 h |
CLEUSA INES ZIESMANN |
40 h |
ACA0063 CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO - ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA - MÓDULO |
10 h |
Ementa:
Plano de Gestão. Seminário de Socialização
Bibliografia:
BORDENAVE, Juan E. D. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007 ESCOLA das Adolescências – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-dasadolescencias) ESCOLA em Tempo Integral – Link (https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral) FERREIRA, Naura Syria C. Formação humana e gestão democrática da educação na atualidade. Curitiba: Appris, 2017. FONSECA, Debora Cristina. OZELLA, Sergio. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saude da Familia (ESF). In.: Revista Interface: comunicação saude e educação,v.14, n.33, p.411-24, abr./jun. 2010. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7ZjgqcPZY8qRHR8qK3zKVYH/?format=pdf&lang=pt GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo. Atlas, 2007. HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el Método PES : entrevista a Carlos Matus. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Fundación CiGob, 2016. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARTINS, Liga Marcia. ABRANTES,
Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas (SP): Autores e Associados, 2016. MOLL, J. O PNE e a educação integral: Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Retratos da Escola, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 369–381, 2015. DOI: 10.22420/rde.v8i15.447. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/447. Acesso em: 14 fev. 2025. NASCIMENTO, Eunice Maria e SAYED, Kassen Mohamed El. Administração de Conflitos. In, Faculdades Bom Jesus. Capital humano. Curitiba:
Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002. Retirado de < https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Gest%C3%A3o-do-CapitalHumano.pdf >. Acessado em 17 de Fevereiro de 2025. NASCIMENTO, Iracema Santos do. Gestão da educação: a coordenação do trabalho coletivo da escola.
São Paulo: Contexto, 2024 PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015 PINO, Angel. As marcas do humano : às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski / Angel Pino. - São Paulo : Cortez, 2005. RAPHAEL, Hélia Sonia.Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p. 33–44, 1995. DOI: 10.18222/eae01219952299. Disponível em:
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2299 SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (Orgs.). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 TEIXEIRA Brandalise, Mary Ângela. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, vol. 13, núm. 2, 2010, pp. 315-330 VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.) As dimensões do projeto políticopedagógico: novos desafios para a escola. São Paulo: Papirus, 2001. VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. Tomo IV. Visor: Madrid, 2006. ZIESMANN, Cleusa Inês; BATISTA, Jeize de Fátima. ; GONÇALVES, Ana Cecília Teixeira. A inclusão como temática de abordagem nos cursos de formação docente. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 169-182, 2023.
Docente(s):
MARCIO LUIS MARANGON |
10 h |
LAT0001 TRABALHO FINAL DE CURSO - ATIVIDADE |
0 h |
Ementa:
TRABALHO FINAL DE CURSO
Bibliografia:
TRABALHO FINAL DE CURSO
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Data do ato: Chapecó-SC, 19 de maio de 2025.
Data de publicação: 21 de maio de 2025.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura