ATA Nº 8/CG NTRB RE/UFFS/2024

8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO (BACHARELADO) DO CAMPUS REALEZA (EMEC 5000410) (SIGLA ANTERIOR CCN-RE)

Aos vinte dias do mês de setembro, do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e trinta minutos, na sala 308, Bloco A - Campus Realeza, realiza-se a oitava reunião ordinária do ano de dois mil e vinte e quatro, do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição - Bacharelado, sob a presidência da Coordenadora do Curso, a professora Flávia Pascoal Ramos e secretariada por mim, Dyidra Nayane Guimarães. Fizeram-se presentes à reunião: Hyrana Gabriela Lucas Guadagnini Candido, Márcia Fernandes Nishiyama, Vanessa Silva Retuci, Eliani Frizon, Camila Elizandra Rossi, Jusiene Denise Lauermann, Eloá Angélica Koehnlein e Laura Gobato. Não compareceu e justificou a ausência: Dalila Moter Benvegnú. EXPEDIENTE: 1. Aprovada a ata 07/2024. Prof. Eloá e Camila se abstém, pois não estavam presentes. Informes: 1 A presidente inicia realizando a leitura do e-mail recebido da professora Vanessa Viera, da UFGC, dispondo sobre pedido de redistribuição. Considerando que o quadro está completo, a presidente orientou-a como se candidatar via processo. 2. A seguir, apresenta o EDITAL Nº 31/PROGRAD/UFFS/2024 - Processo Seletivo de concessão de auxílio a estudantes dos cursos de Graduação da UFFS, para apoio aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), no qual não houve alunos do curso inscritos. 3. Lembra que a Mostra acadêmica será realizada com o SEPE. 4. A professora Flávia apresenta retorno da DOP quanto à solicitação de tratamento diferenciado para o estágio de Nutrição Clínica, visto que os créditos atribuídos aos professores pelo regulamento do novo PPC não atendem ao tempo dedicado para as orientações. Sendo que a análise cabe à Coordenação Acadêmica, o pedido é considerado aprovado. 5. Comunica que o Regulamento de graduação está sendo revisado, sugestões serão recebidas até o dia 29/08. 6. A professora Eloá informa que nos dias 16 e 17/10 será realizado o II Simpósio estadual em comemoração ao dia mundial da alimentação. O evento é online. Resumos simples podem ser submetidos até o dia 4/10. ORDEM DO DIA: 1. Orientadores de TCC I: A lista contendo os orientadores é projetada e apresentada, sendo aprovada por todos. 2. Co-orientação de TCC III: a professora Márcia apresenta a coorientadora da discente Shaianne, a nutricionista responsável técnica da clínica escola - Larissa da Cunha Feio Costa, todos cientes e de acordo. 3. Lista de CCRs obrigatórios equivalentes: Após publicada a Resolução 4/24 notou-se a necessidade de inclusão de CCRs, que foram analisados pelo NDE e são apresentados como Resolução complementar. Casos excepcionais, de alunos da estrutura curricular do PPC 2010, serão realizados via ofício. Documento aprovado por unanimidade. 4. Avaliação do Nutriday: A presidente projeta a apresentação com resultados do questionário de avaliação do evento, respondido por 34 alunos, sendo no geral bem avaliado. No dia 31 (confraternização com os egressos) houve menor participação e consequentemente menos respostas avaliativas. A maioria dos discentes e docentes concordam em manter esse formato de dois dias, seguido de confraternização. 5. Viagem para aprofundamento de estudos: a presidente comunica que a Coordenação Acadêmica solicitou que o planejamento das viagens fosse encaminhado até o dia 30/08. Dessa forma, foi apresentada proposta para visita ao Assentamento Conquista na fronteira - Dionísio Cerqueira, no dia 28/09/24, pelos profs. Camila Elizandra Rossi, Flávia Pascoal Ramos e Eduardo Henrique Szpak Gaievski. A professora reforça que ainda há saldo remanescente de outros cursos que podem ser utilizados. 6. Uso do recurso do curso 2024: A presidente projeta o valor total já utilizado com diárias e transporte/passagens e o saldo disponível. Da mesma forma, o planejamento para utilização deve ser encaminhado até o dia 30/08. Tendo em vista a viagem de estudo proposta para 28/09/24, a presidente consulta sobre a concessão de meia diária para as docentes participantes, aprovado por todos. 7. Financiamento de compra de alimentos para ações extensionistas: A coordenação sugere o encaminhamento de ofício à Pró-reitoria registrando a importância de orçamento para a compra de alimentos para essas ações do curso. A minuta do documento é lida e aprovada. 8. Autorização para cursar CCR em outra IES: dando sequência, a presidente reapresenta a situação da discente Hélida Gomes, sendo o pedido aprovado pelo Colegiado. Após cursar com aprovação o CCR na outra IES a discente poderá solicitar no SIGAA o aproveitamento de estudos, anexando cópia da ata em que consta a autorização. 9. Ações de divulgação do curso: as ações encontram-se paradas devido a indisponibilidade de alunos e ao horário das aulas conflitarem com as aulas do curso. Será realizado um novo levantamento de alunos voluntários e bolsistas. A presidente relata que alguns alunos se voluntariam a fazer as ações em suas cidades (que inicialmente não seriam abrangidas pela distância). O colegiado sugere a elaboração de carta de apresentação e manifesta-se favorável. 10. Formatação de computadores do lab 407 - softwares de cálculos nutricionais: a professora Eloá relata que o software de cálculos nutricionais contratado pela UFFS (contratação vitalícia) está há aproximadamente 2 anos sem atualização, devido a falência da empresa. Dessa forma, a atualização/formatação dos computadores do laboratório 407 é impossibilitada, pois implica na perda do software, visto que a empresa do software não atua mais. A docente também cita que as versões demonstrativas de uso gratuito disponíveis requerem que os estudantes tenham computadores de uso pessoal. Debate-se a hipótese de utilização da versão demonstrativa do webdiet (limite de 20 pacientes para estudantes). Será consultada a possibilidade da UFFS adquirir novos softwares, bem como dirimir as dúvidas sobre uso dos software livres (limitação por I.P.). Após esclarecimento o assunto será discutido novamente. 11. Data jornada 2025 + evento de final de ano: A discente Laura traz a solicitação do Centro Acadêmico para que a Jornada Acadêmica seja realizada no segundo semestre, considerando o tempo para organização e encerramento do mandato (que será alterado pelo grupo de forma que coincida com o semestre letivo). Após discussões, o Colegiado delibera por deixar encaminhado o planejamento do evento e manter a data. Não havendo mais nada a tratar, a presidente Flávia Pascoal Ramos encerra a reunião, e eu, Dyidra Nayane Guimarães, lavro a presente ata que, depois de apresentada aos membros do Colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela presidente.

 

Data do ato: Realeza-PR, 20 de setembro de 2024.
Data de publicação: 02 de abril de 2025.

Flávia Pascoal Ramos
Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição do Campus Realeza