ATA Nº 10/CG NTRB RE/UFFS/2024
Aos vinte e dois dias do mês de novembro, do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e trinta minutos, na sala 308, Bloco A – Campus Realeza, realiza-se a décima reunião ordinária do ano de dois mil e vinte e quatro, do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição – Bacharelado, sob a presidência da Coordenadora do Curso, a professora Flávia Pascoal Ramos e secretariada por mim, Merce Paula Muller. Fizeram-se presentes à reunião: os Professores Jucieli Weber, Vanessa Silva Retuci, Emerson Martins, Camila Elizandra Rossi, Eliani Frizon, Eloá Angélica Koehnlein, a representante dos técnicos administrativos em educação Jusiene Denise Lauermann e a representante discente Maria Luiza Costa Saraiva. Também esteve presente como convidado: o Diretor Marcos Antonio Beal por videoconferência, o Coordenador Acadêmico Everton Artuso, a monitora do curso Larissa de Mattos Vivian e a representante do Centro Acadêmico de Nutrição Fernanda Gabriela Koester. Não compareceu e justificou a ausência: as Professoras Dalila Moter Benvegnú e Márcia Fernandes Nishiyama, o representante dos técnicos administrativos em educação Maikon Fabio Weber e as representantes discentes Hyrana Gabriela Lucas Guadagnini Candido e a Laura Gobato. Iniciada a sessão, a presidente saudou a todos e iniciou a pauta: EXPEDIENTE: 1. Aprovação da ata: foi apreciada e aprovada a Ata 09/2024. As Professoras Vanessa e Camila se abstiveram, pois não estavam presentes na reunião anterior. Informes: 1 A Presidente informou que finalizou o prazo para envio de ajustes nos horários das aulas 2025.1 e que os últimos ajustes solicitados estão sendo atendidos. 2. A seguir falou sobre os alunos formandos do curso em 2024. 2 e foi verificado que sete alunos vão colar grau em março de 2025. Disse também, que foi comunicada pela Assessoria de Gestão de Pessoas que a professora Denise que ministra a disciplina Fisiologia Humana apresentou atestado médico. O CCR está sendo ministrado pelos professores Denise Mello e Felipe Beijamini, mas o professor Felipe não consegue ministrar as aulas na sexta-feira e já está sendo verificado junto à Coordenação Acadêmica o período de atestado médico e a finalização da disciplina. 2. A seguir, cita sobre o retorno do ofício para compra de alimentos para extensão que foi realizado uma reunião com os servidores da PROEC que orientaram que existe um recurso do projeto integrador e que esse pode ser utilizado para compra. Disse também, que em conversa com a servidora Catiane o setor de compras e que foi organizado um fluxo para compra de alimentos para as atividades de extensão do curso, curricularizadas ou não. A coordenação organizou e enviou aos docentes uma proposta de planilha de compras, em que cada docente pode inserir os alimentos e /ou produtos necessários até 15 de fevereiro de 2025. 3. Informa que o Calendário de eventos para 2025.1 ficou previsto a Jornada de 22 a 25/04, o Nutriday de 29 a 30/08/25. A Mostra Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso será realizada juntamente com a data definida para apresentação dos trabalhos no SEPE. Por fim, a professora Camila disse que no período que esteve à frente da Coordenação do Curso participou de uma reunião da Coordenação de Estágios do Curso Professora Eliane Frizon e as nutricionistas da prefeitura municipal de Realeza. Disse também, que foi uma reunião muito proveitosa, pois os profissionais da prefeitura relataram suas demandas e solicitaram algumas providências relacionadas à postura dos estagiários como jalecos e calçados sujos e roupas inadequadas para os ambientes públicos de estágio. O Colegiado após o informe solicitou a inclusão como ponto de pauta, pois diante dos relatos é necessário realizar alguns encaminhamentos. ORDEM DO DIA: 1. Análise de solicitação de quebras de pré-requisito para estágio: a Coordenadora disse que recebeu de mais quatro discentes os requerimentos de quebra de pré-requisito, sendo: duas de técnica dietética aplicada (Izadora Giordani da Silva e Gabrielen T. Steinke Mallmann) e duas de microbiologia de alimentos (Marivana Aparecida Israel e Sarah Medeiros dos Santos). Após consulta aos docentes responsáveis pelos CCRs e apresentação dos pareceres de não ser favorável em se matricular no estágio, sem ter cursado os componentes curriculares, deliberou por indeferir os requerimentos ad referendum. O Colegiado aprovou por unanimidade o ad referendum. 2. Proposta de especialização para Nutrição: a Coordenadora falou que em conversa realizada com o diretor do Campus Marcos Antonio Beal sobre a elaboração de uma proposta de um curso de aprimoramento latu sensu na área de Nutrição. Disse também, que é um curso com maior percentual de carga horária prática, sendo poucas disciplinas teóricas e para os alunos são disponibilizadas bolsas. Na sequência, o diretor Marcos Beal falou que gostaria que o curso iniciasse a elaboração de uma proposta, pois foi encontrado um erro na matriz de desconcentração de recursos da universidade e com isso o campus vai receber um valor aproximado de vinte sete mil reais. O recurso ainda precisa ser aprovado na reunião de dezembro do Consuni e se vier ainda não tem definição no campus sobre seu destino. Falou também, da possibilidade de utilizar o recurso numa especialização com aprimoramento se o Colegiado entender como adequado. Solicitou ao Colegiado para elaboração de uma proposta, pois não há muito tempo. Os membros dialogaram sobre a especialização, carga horária, definição de áreas, bolsas e aprovou a criação de um grupo de trabalho para discutir as áreas. Se colocaram à disposição para compor o GT as Professoras Camila e Eliani e definiu-se por consultar as professoras Elis e Sthefane para compor o grupo. 3. Demanda da profissional RT para CLEN: a Presidente disse que foi enviado um novo ofício solicitando o código de vaga RT, mas que ainda não teve resposta da Direção do Campus. O Diretor Marcos disse que ainda não foi respondido o ofício, mas que antecipa que a universidade não possui código de vagas sobrando e as que foram disponibilizadas pelo MEC novos códigos de vaga para técnicos administrativos em educação e que não está incluso código de vaga para Nutricionista deixando de mãos amarradas para solicitação de um novo profissional. Ele pede auxílio do Colegiado para propor uma solução para essa demanda de RT na clínica, pois sem códigos de vagas disponíveis não há muito o que ser feito. Falou também que o campus possui duas profissionais, uma com carga horária de trinta horas e outra com quarenta horas e que por demanda da própria coordenação da clínica foi realizada a troca das servidoras. O Colegiado dialoga e encaminha que seja verificado o período de Pleduca de uma das servidoras e a troca das profissionais, sendo que aquela que possui maior carga horária atenda a demanda da clínica. 4. Exclusão do CCR GEX008 Informática Básica do rol de optativos incluído pela Resolução nº5/CCN-RE/UFFS/2024: a Professora Flávia falou que é necessário solicitar a exclusão da disciplina do rol de optativos da matriz 2010, pois é um componente específico e também como optativo que ele está validando duas vezes para alguns alunos que vieram até a Coordenação do Curso relatar. Disse também, que em consulta a DRA foi solicitado que o curso aprove através de uma resolução essa exclusão. O Colegiado aprovou a exclusão e a coordenação vai preparar e encaminhar a minuta da resolução para a DOP. 5. CCR Bioquímica básica: a Coordenadora falou sobre a alteração na atribuição do CCR Bioquímica Básica que através de troca de e-mails da Coordenação do Curso de Medicina Veterinária foi informada que a professora Dalila iria assumir um componente curricular no outro curso e que a professora Luciana Pereira Machado iria assumir o componente curricular do curso de Nutrição. O Coordenador Everton falou sobre a solicitação da professora Dalila em equilibrar a sua carga horária nos semestres e que a mudança seria salutar tanto para ela, quanto para a professora Luciana e nenhum curso ficaria descoberto, sem professor. Disse também, que essa troca de docentes não é definitiva, que no de 2025 será realizada essa troca e no próximo ano será revisto. O professor Everton falou em criar uma comissão institucional para analisar o impacto dos novos projetos pedagógicos dos cursos e a carga horária de cada docente nos semestres para não ficar sobrecarregado em um semestre e no outro com menos carga horária. O Colegiado aprovou, com a condição que no próximo ano seja revisto e que os demais cursos tenham um cuidado que o curso de Nutrição teve em não acumular a carga horária docente em um semestre. 6. Avaliação da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso, associada ao SEPE: a mostra dos trabalhos do curso em 2024 ocorreu junto com a apresentação dos trabalhos no SEPE. A coordenadora disse que os alunos avaliaram de forma positiva e referem que desta forma, gerou bem menos trabalho na organização. Os docentes também avaliaram que foi produtivo que todos os trabalhos do curso ficaram concentrados nas salas da Nutrição. Para o próximo ano o planejamento é que ocorra nos mesmos moldes deste ano. 7. Mostra de trabalhos de TCC III: A Professora Eliani falou que ela juntamente com a Professora Jucieli que são professoras dos TCC III e I, respectivamente, que uma aluna egressa convidou para assistir seu vídeo de cento e oitenta segundos com uma apresentação de sua pesquisa de doutorado e curtir. Disse também, que em conversa com a Professora Jucieli acharam interessante e pensaram numa maneira de trazer a ideia para apresentação das pesquisas de TCC com informações de qualidade sobre o curso e suas pesquisas. Na sequência apresentou um escopo das regras para participar: o aluno após quarenta e oito horas depois de ter defendido o seu TCC precisa enviar um vídeo no formato definido nas regras de duzentos e dez a duzentos e quarenta segundos abordando os principais pontos da sua pesquisa de TCC. A partir do dia seis de dezembro os vídeos seriam publicados pela monitora do curso por ordem de envio e ficariam expostos por sete dias no instagram do curso de Nutrição e cada aluno teria que fazer uma campanha para conseguir mais curtidas e o vídeo com mais curtidas iria ganhar uma premiação ou certificação. Os membros dialogaram e definiram que cada aluno que participar vai receber uma declaração de participação e o vídeo com mais curtidas ganhará um mimo. 8. Manual de Estágios: a Presidente disse que diante das demandas apresentadas pelas supervisoras de estágio no município é necessário incluir no manual de estágios sobre o uso das vestimentas adequadas e de roupas e calçados limpos nos locais de estágio. A Professora Eliani ficou de incluir as alterações no manual de estágio e apresentar na próxima reunião para aprovação. O Colegiado aprovou que nas fichas de avaliação cada área pode incluir nos critérios de avaliação do estágio. 9. Cronograma da Jornada: a Coordenadora apresentou a organização do cronograma da jornada que será realizada de vinte e dois a vinte cinco de abril. Foram sugeridas algumas alterações no cronograma nos horários e dias das palestras e minicursos. O Colegiado aprovou o cronograma das atividades da jornada. 10. Licença para capacitação: a professora Camila falou que pretende no mês de março do próximo ano solicitar a última parcela da licença para capacitação. Disse também, que como já vai ter iniciado as aulas que vai repor no retorno da licença utilizando os horários vagos da turma e na disciplina que divide com a professora Júlia Oliveira Penteado vai propor que ela inicie a parte dela e na sequência irá ministrar a sua parte. O Colegiado aprovou a organização para que possa usufruir da licença capacitação. Não havendo mais nada a tratar, a presidente Flávia Pascoal Ramos encerra a reunião, e eu, Merce Paula Muller, redijo a presente ata que, depois de apresentada aos membros do Colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela presidente.
Data do ato: Realeza-PR, 22 de novembro de 2024.
Data de publicação: 02 de abril de 2025.
Flávia Pascoal Ramos
Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição do Campus Realeza