ATA Nº 5/CG NTRB RE/UFFS/2025

QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO – BACHARELADO

Aos nove dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e cinco, às dez horas, na sala 231, Bloco dos servidores – Campus Realeza, realizou -se a Quinta reunião ordinária do ano de dois mil e vinte e cinco, do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição – Bacharelado, sob a presidência da Coordenadora do Curso, professora Camila Elizandra Rossi e secretariada por mim, Dyidra Nayane Guimarães. Fizeram-se presentes à reunião: Eloá Angélica Koehnlein, Eliani Frizon, Rozane Marcia Triches, Jucieli Weber, Dalila Moter Benvegnú, a representante Técnica Administrativa em Educação Jusiene Denise Lauermann, os representantes discentes Hyrana Gabriela Lucas Guadagnini Candido e Paulo César do Valle. Não compareceu e justificou ausência: Elis Carolina de Souza Fatel. Também estiveram presentes a monitora Larissa Mattos, o coordenador acadêmico Ademir Freddo, o diretor Marcos Beal e os representantes do centro acadêmico Juliana Forcellini e Emanuele Berkenbrock (que também é suplente do discente Paulo). Iniciada a sessão, a presidente saudou a todos e iniciou a pauta: EXPEDIENTE: 1. Apreciação de Ata: a ata nº 04/2025 foi apreciada e aprovada. Rozane e Hyrana se abstiveram de votar devido à ausência na última reunião. Informes: 1. Orientação sobre procedimentos de avaliação para estudantes com TDAH: a presidente informou o recebimento de e-mail com recomendações a serem seguidas quanto a aplicação de provas individualizadas. O coordenador recomendou que sejam realizadas conversas individuais entre o docente e o aluno, bem como ajustes na metodologia. Ressaltou-se que não haverá mais aplicação de avaliações em salas exclusivas. 2. Mudança na sala das aulas para 1º nível: devido a limitação física temporária de uma discente, as aulas serão transferidas provisoriamente para o auditório do Bloco A. 3. Aprovação das propostas de monitorias: todas as propostas foram aprovadas, estando na etapa de seleção dos monitores. 4 . Trabalhos da comissão eleitoral para renovação do mandato do colegiado do curso: a presidente informou que as atividades ainda não foram iniciadas. 5. Substituta para vagas profa. Flávia: comunicou que as disciplinas sob responsabilidade da professora Flávia foram adiantadas. A substituta, professora Marilene, está disponível para contratação, que deve acontecer no próximo semestre. 6. Pós-doutorado Camila: a professora Camila informou que encaminhou a documentação para sua saída, com início previsto para setembro. 7. Situação Humberto: em conversa com a psicóloga, o discente informou que prefere ser chamado pelo próprio nome e que o pronome pode ser o masculino. Em seguida passou-se à 1 ORDEM DO DIA: 1. Destinação de vaga docente - curso de Física: participação da Direção do campus /coordenação acadêmica: a presidente iniciou comunicando que a vaga é pleiteada por 4 cursos: Nutrição, Administração Pública, Medicina Veterinária e Ciências da Computação (em fase de estudo). Após conversa com a Direção e Coordenação Acadêmica e com base na análise do Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD-RE) - que dispõe que o curso de Nutrição é o que apresenta maior defasagem - a presidente projetou e apresentou os resultados do parecer. A seguir foi apresentado também o parecer da Coordenação Acadêmica, elaborado de comum acordo com a Direção, que recomenda que o curso fique com docente substituto até a resolução definitiva da vaga da professora Sthepane e que a vaga definitiva volte a ser discutida daqui um ano. O diretor citou que, em junho de 2026, se a professora Stephane não estiver com o curso de Nutrição, será pleiteado que a vaga fique em definitivo com o curso de Nutrição, independente do cenário, devido o curso ter prerrogativa. A decisão será apreciada na reunião do Conselho de Campus, a ser realizada amanhã. A presidente lembrou que apresentará na referida reunião planilhas com a carga horária e demandas docentes. O grupo deliberou por deixar explícita a necessidade de pleitear a vaga de professor definitivo, abrangendo toda a problemática atual, contudo, considerando a questão do Campus, aceitar emergencialmente a proposta institucional. 2. Inserção, no Manual de estágios, sobre divulgação de atividades do curso em redes sociais: o ponto referente a divulgação das atividades de estágio acrescentado pela professora Eliane foi lido e apreciado, sendo considerado aprovado. Sendo quinze horas e quarenta minutos a professora Eliani precisou se retirar. 3. Encaminhamentos do NDE - Avaliação da jornada 2025 e TCC egressos: diante da baixa participação, o NDE sugeriu que a autoavaliação seja enviada a todos os membros da comunidade acadêmica, proposta que foi aprovada pelo Colegiado. O grupo também discutiu a possibilidade de realizar a Jornada em um período mais curto, de dois dias, além de permitir a participação de forma online. Quanto às avaliações socioeconômicas, a psicóloga destacou que, além da limitação de haver apenas um funcionário responsável pela análise, os solicitantes frequentemente entregam a documentação de forma incompleta e demoram para fornecer os documentos pendentes. Por fim, o questionário referente ao TCC elaborado pela monitora foi projetado e aprovado. 4. Permissão para estudante Roberta permanecer com matrícula ativa (ad referendum): a professora Camila repassou o pedido da discente que ingressou por meio do processo seletivo mas não compareceu nas aulas, e, considerando que são apenas 28 alunos ingressantes e que o Regulamento da Graduação admite a manutenção da matrícula por decisão institucional, a presidente aprovou a solicitação da discente. Sendo dezesseis horas, a professora Rozane precisou sair. 5. CCrs 2025.2: a presidente projetou as planilhas com as duas matrizes e realizou a leitura das disciplinas que serão ofertadas em 2025.2. Aprovado por todos. 6. Horários 2025.2: da mesma forma os horários foram projetados e discutidos, sendo considerados aprovados. 7. PSS para vaga da profa. Márcia e profa. Camila: foi deliberado por aproveitar os pontos definidos em reunião anterior para vaga da professora Stephane. Referente à vaga da professora Camila, haverá discussão na próxima reunião. Foi definida a banca, composta pelas docentes Camila, Rozane e Elis e como suplentes Julia e Dalila. 8. Mudança na orientação de TCC: Larissa Mattos, Bárbara Custódio, Sarah Medeiros: a presidente comunicou que as orientações das discentes Larissa e Barbara, atribuídas a professora Flávia, passaram para ela, bem como que a orientação da aluna Sara passou da professora Stephane para professora Eliani. Aprovado por todos. Sendo dezesseis horas e vinte minutos, e não havendo mais nada a tratar, a presidente Camila Elizandra Rossi encerrou a reunião, da qual eu, Dyidra Nayane Guimarães, lavrei a presente ata que, depois de apresentada aos membros do Colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela presidente

Data do ato: Realeza-PR, 09 de junho de 2025.
Data de publicação: 04 de setembro de 2025.

Flávia Pascoal Ramos
Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição (Bacharelado) do Campus Realeza (emec 5000410)