ATA Nº 9/CG NTRB RE/UFFS/2025

ATA DE COLEGIADO Nº 9 / 2025 - CCN - RE (10.40.07.15)

NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO – BACHARELADO 

 

Aos quinze dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e trinta minutos, na sala 308, Bloco A – Campus Realeza, realizou-se a Nona reunião ordinária do ano de dois mil e vinte e cinco, do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição – Bacharelado, sob a presidência da Coordenadora do Curso, professora Eliani Frizon e secretariada por mim, Dyidra Nayane Guimarães. Fizeram-se presentes à reunião: Elis Carolina de Souza Fatel, Rozane Marcia Triches, Vanessa Silva Retuci, Eloá Angélica Koehnlein, Daniele Gonçalves Vieira, a representante Técnica Administrativa em Educação Larissa da Cunha Feio Costa, os representantes discentes Theony Alfredo Carvalho e Emanueli Franz Berkenbrock. Não compareceu e justificou a ausência: Dalila Moter Benvegnú. Também esteve presente a monitora Larissa de Mattos Vivian. Iniciada a sessão, a professora saudou a todos e iniciou a pauta: EXPEDIENTE: 1. Apreciação de Ata: a ata nº 08/2025 foi apreciada e aprovada. Houve abstenção das professoras Vanessa Silva Retuci e Rozane Marcia Triches, por estarem ausentes na reunião. Informes: 1. Desligamento professora Jucieli: a presidente iniciou a reunião informando que a professora Jucieli solicitou desligamento da coordenação adjunta de extensão e do NDE. A professora Jaciara foi indicada para ocupar a vaga no Colegiado. O NDE não terá reposição. 2. Assembleia sobre Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Clínica Hospitalar: a presidente anunciou que no dia 16/10, às 19:00h, ocorrerá uma assembleia para discutir o estágio curricular supervisionado em Nutrição Clínica Hospitalar. A discussão será aberta a todos. A professora Eliani participará com a finalidade de prestar esclarecimentos. A direção também se fará presente. 3. Apresentação do folder do curso corrigido: a presidente projetou o folder após as correções. Impressões devem ser solicitadas à SECOM, de acordo com a necessidade de cada evento. 4. Indefinição quanto a forma de comemoração dos 15 anos do curso: em relação à comemoração dos 15 anos do curso, houve dificuldades para organizar as fotos devido às demandas acadêmicas, o que resultou no adiamento do evento. 5. Portas abertas: dando sequência, informou que o curso realizará atividades com a exposição de vídeo sobre o curso (aproximadamente 2 minutos) em todas as atividades: visita à clínica escola, visita ao laboratório de avaliação nutricional, ao laboratório de bioquímica, tinder da rotulagem e verdades ou mitos sobre boas práticas de manipulação. 6. Consulta sobre nova data para reunião do NDE: ficou agendada reunião no dia 05/11, às 13:30. 7. Representação discente colegiado: a presidente informou que, em relação à recomposição do Colegiado, não será mais possível a designação de membros para suplência ou titularidade, exceto nos casos de vaga total da chapa. Assim, a discente Emanueli ocupará a vaga como titular, sem suplência, até o término de seu mandato. 8. Edital transferências e retornos: por fim, comunicou a homologação da proposta recebida pelo Departamento de Ingresso da Graduação, sendo 12 vagas para transferência interna e retorno de aluno-abandono, 14 vagas para transferência externa e 14 vagas para retorno de graduado. 9. Regimento interno da clínica escola: a professora Eloá comunicou a publicação do Regimento. O próximo passo será a instituição do órgão colegiado. 10. Laboratório multiusuário: da mesma forma comunicou que a Clínica Escola foi aprovada para ser incluída como laboratório multiusuário, com a publicação da portaria correspondente. 11. Atividades de extensão: a professora Daniele pediu orientações sobre como proceder quando as atividades de extensão são realizadas fora do horário do curso, em relação aos estudantes que trabalham. Foi citada a elaboração de declaração de participação para o empregador. A coordenação acadêmica será consultada referente a atribuição de faltas aos que não puderem se ausentar do trabalho.  12. Comissão de Avaliação Docente (CAD): a professora Vanessa comunicou que foi publicada a portaria que designa os membros da CAD, tendo como membros fixos os professores Jucieli e Marcelo, e representando o curso as professoras Elis e Eliani. 13. Comitê Assessor de Pesquisa (CAP): informou que foi publicado edital com o resultado provisório para recomposição do comitê. A designação acontecerá a partir de 17/10. Foi solicitada a inclusão do ponto de pauta referente à “Aprovação Planos de Ensino”. Aprovado por todos. Em seguida passou-se à 1 ORDEM DO DIA: 1. Indicação da professora Jaciara para coordenação da extensão: considerando o pedido de desligamento da professora Jucieli, a presidente apresenta a indicação da professora Jaciara para assumir a coordenação de extensão. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes. 2. Pedido da discente Dariele Kozikosk: a presidente apresentou o pedido da discente para cursar as disciplinas de Bioquímica Aplicada e Farmacologia na modalidade online, em outra instituição, concomitantemente aos estágios em 2026. A professora Dalila avaliou os planos de ensino como compatíveis e com carga horária superior. Considerando que os CCRs serão ofertados em 2026, o grupo deliberou por não aprovar o pedido. 3. Pedido do discente Noan: da mesma forma, apresentou o pedido do discente Noan para cursar Cálculo e Análise de Cardápios (CAC) de forma isolada ou online em outra instituição, além de cursar Educação Alimentar e Nutricional (EAN) online em 2026, também concomitantemente aos estágios. Considerando a extinção da matriz curricular atual e o fato de que o CCR  de CAC não será mais ofertado, o grupo deliberou pela oferta concentrada do CCR no 1º semestre de 2026, sendo ministrado pelas professoras substitutas (atualmente três docentes), com a atribuição de 01 crédito para cada uma. Como a disciplina de EAN também será ofertada no 1º semestre de 2026, a solicitação foi negada para esse componente. 4. Pedido da discente Georgia: por fim, falou sobre a solicitação para cursar Prática Profissional II de forma descondensada (espaçada) para conseguir cursar concomitante aos estágios. Como justificativa a aluna alega não ter cursado em anos anteriores devido a atestado de acompanhamento médico (2022 a 2024 - CID-10: F41.2). Aprovado. 5. Aprovação Planos de Ensino: a professora Eliani expôs a planilha com os planos de ensino que tinham pendências, após a solicitação de ajustes enviada aos docentes via e-mail. Foram apresentadas as alterações, por níveis, sendo considerados aprovados os planos que foram corrigidos conforme indicação do colegiado. Planos de Curso que mesmo após solicitação de ajustes não foram corrigidos, serão novamente enviados pela coordenadora do curso aos respectivos docentes para as devidas correções. Não havendo mais nada a tratar, a presidente Eliani Frizon encerrou a reunião, da qual eu, Dyidra Nayane Guimarães, lavrei a presente ata que, depois de apresentada aos membros do Colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 15 de outubro de 2025.
Data de publicação: 02 de dezembro de 2025.

Eliani Frizon
Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição (Bacharelado) do Campus Realeza (emec 5000410)