ATA Nº 1/COL CG CBLL LS/UFFS/2025
Aos vinte e quatro dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e cinco, às nove horas, na Sala de Convivência do Bloco Docente/Administrativo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, reuniram-se os integrantes do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura para a primeira reunião ordinária, presidida pela coordenadora do curso, Silvia Romão. Fizeram-se presentes os docentes Claudia Giongo (participou por videoconferência), Gian Machado de Castro, Ricardo Key Yamazaki, bem como a discente Alcione Cordeiro de Andrade e a representante dos técnicos administrativos em educação Daniele Guerra da Silva. Iniciada a reunião, passou-se, de imediato, aos informes. 1. Informes: 1.1 Ingresso: a coordenadora informou que no semestre 2025.1, 45 estudantes ingressaram no curso, sendo 40 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Processo Seletivo Simplificado (PSS), 2 pelo Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) e 3 pelo Edital de Transferências e Retornos. Ela explicou que já ocorreu a fase inicial de desistências. Porém, o curso possuía lista de espera e, dessa forma, foram chamados os próximos classificados para o ingresso, o que totalizou os números citados. Foi comentado sobre o número de alunos indígenas que ingressaram no curso, bem como sobre o ingresso de alunos que trabalham no período diurno. A coordenadora comentou que será encaminhado aos alunos ingressantes um formulário, para que manifestem se trabalham ou não, assim como identifiquem os motivos que fizeram escolher o curso, a fim de avaliar se a alteração de turno para noturno contribuiu com o ingresso. 1.2 Judicialização da vaga: a coordenadora informou que o segundo colocado no processo seletivo para a contratação de professor efetivo para a área de Ciências Biológicas foi nomeado, porém, devido ao currículo estar em desacordo com o edital, não conseguiu tomar posse. Considerando isso, o candidato judicializou a vaga, com o intuito de tentar, por via judicial, tomar posse da vaga. A presidente comentou sobre a defesa encaminhada ao processo e sobre outros processos judiciais relacionados à contratação de professores efetivos e substitutos em que já participou. Os membros do colegiado comentaram amplamente sobre o tema. 1.3 PPC DOP: a coordenadora informou que o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aguarda a análise da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP). Será solicitado se há previsão de retorno da análise. Na sequência, passou-se à Ordem do Dia. 2 Ordem do dia: 2.1 Aprovação da ATA Nº 10/CCCBL-LS/UFFS/2024: Em apreciação, a ata nº 10/CCCBL-LS/UFFS/2024, da 7ª Reunião Ordinária de 2024, foi aprovada pelos membros do colegiado, sem objeções e por unanimidade. 2.2 Oferta de turmas 2025.1: foi aprovada ad referendum pela Coordenação do Curso a oferta de turmas do semestre 2025.1. A coordenadora apresentou a oferta e explicou sobre as alterações devido ao novo PPC, bem como falou sobre a transição gradual das aulas para o turno noturno. O colegiado analisou e aprovou a oferta de turmas, conforme segue: a) primeira fase: GCB338 Biologia celular, GCB337 Invertebrados I, GEX212 Matemática B, GCB339 Morfologia vegetal e GEX204 Química geral. O componente GEX600 Química experimental será oferta no segundo semestre; b) terceira fase: GCB421 Algas e fungos, GEX805 Física I, GCH290 Iniciação à prática científica, GCB448 Microbiologia básica, GCH1268 Práticas como componente curricular I, GCH1209 Psicologia da educação e teorias da aprendizagem, GCH1010 Seminário: direitos humanos e GCB422 Vertebrados; c) quinta fase: GCB426 Anatomia e fisiologia humana, GCH794 Didática geral, GCB425 Ecologia de populações, GCB427 Genética geral, GCH1211 Política educacional e legislação do ensino no Brasil, GCH1270 Práticas como componente curricular III e GCB432 Parasitologia; d) sétima fase: GCB450 Ecologia de comunidades e ecossistemas, GCH1273 Estágio curricular II, GCB433 Evolução, GCH291 Introdução ao pensamento social, GCS238 Meio ambiente, economia e sociedade, GCH1274 Práticas como componente curricular V e GCH1272 Trabalho de conclusão de curso I; e) oitava fase: GCH1276 Estágio curricular III, GCH1277 Práticas como componente curricular VI e GCH1275 Trabalho de conclusão de curso II; f) optativas: GCA618 Agrotoxicologia, GEX209 Computação básica, GCS085 Responsabilidade socioambiental, GCB055 Biotecnologia aplicada à aquicultura e GCB054 Biotecnologia. Também foi comentado sobre o novo site da universidade. 2.3 Decisões Ad referendum: quebras de pré-requisitos: a coordenadora apresentou as solicitações de flexibilização de pré-requisitos encaminhadas pelos estudantes no semestre 2025.1. Para avaliação, foram consideradas situações de prováveis formandos do ano, bem como consulta a docentes das disciplinas. Foram aprovados ad referendum pela Coordenação do Curso os seguintes requerimentos: a) Práticas como componente curricular VI para os estudantes Alcione Cordeiro de Andrade, Emilly Trento e Suelen Regina Cristofel; b) Práticas como componente curricular V para os estudantes Luter dos Santos Reinehr e Nilton de Oliveira dos Santos. Após análise, o colegiado aprovou a decisão ad referendum e as flexibilizações. 2.4 Solicitação de desligamento de Membro Docente do Colegiado: a coordenadora informou que o professor Carlos José Raupp Ramos solicitou o desligamento do colegiado. A sua suplente, professora Ceyça Lia Palerosi Borges, já indicou que não tem condições de participar das reuniões como titular. Considerando isso, a coordenadora propôs que seja realizada assembleia para substituição da chapa. Em análise, os membros do colegiado aprovaram a saída do professor Carlos e a realização de assembleia para substituição da composição do colegiado. Também foi comentado sobre a possibilidade de indicação de suplente para as Coordenações de Estágio e Extensão e Cultura, assim como sobre a possibilidade de participação de professores substitutos no colegiado. 2.5 Substituição de Membro Discente do Colegiado: a coordenadora informou que é necessário realizar a substituição de discente no colegiado, considerando a formatura da representante Isabelle Pilar Turco. Ficou definido que a aluna Alcione Cordeiro de Andrade irá conversar com os estudantes sobre o interesse de participação no colegiado e organização para a substituição da cadeira. 2.6 Indicação Coordenador de Extensão do Curso: considerando a redistribuição da professora Vivian Machado de Menezes, a professora Claudia Giongo foi indicada para assumir a Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura do curso. Em apreciação, o colegiado aprovou a indicação, sem objeções e por unanimidade. 2.7 Planos de Curso 2025.1: organização comissão de avaliação: a coordenadora comentou que encerrou no dia 21 de março o prazo para entrega dos planos de curso do semestre 2025.1 pelos professores. A próxima etapa consiste em realizar a verificação de todos os documentos. Silvia lembrou que no semestre de 2024.2 foi criada comissão com membros do colegiado para avaliação e conferência dos planos de curso e, dessa forma, sugeriu a criação de comissão para avaliação neste semestre. Os membros concordaram com a sugestão. Foram indicados para participar da comissão os docentes Gian Machado de Castro, Ricardo Key Yamazaki e Yasmine Miguel Serafini Micheletto, assim como a coordenadora do curso, Silvia Romão. O colegiado aprovou a comissão e autorizou que, após a avaliação, os planos de curso do semestre 2025.1 sejam aprovados ad referendum pela Coordenação do Curso. 2.8 Exposição do Curso no evento ExpoAgro: a coordenadora informou que o curso está se organizando para participar da ExpoAgro 2025, que acontecerá de 28 a 30 de março, no Centro de Eventos de Laranjeiras do Sul. O curso irá participar da feira na sexta-feira (28) no período da manhã, com os alunos do PIBID e no sábado (29), o dia todo. Além da participação dos estudantes, a coordenadora solicitou auxílio dos professores. A universidade terá uma tenda para apresentação de materiais de programas e projetos e outra tenda para exposição dos cursos. Os membros do colegiado comentaram sobre a organização do evento e fizeram distribuição de horários para participação. A coordenação também irá conversar com outros professores do curso para auxiliarem na atividade. 2.9 Calendário de reuniões: foi definido que as reuniões do semestre serão realizadas nas segundas-feiras, nos períodos da manhã ou tarde, quando não houver reuniões do Conselho de Campus e/ou Conselho Universitário. Será feita a verificação das datas e encaminhamento aos membros. Não havendo mais nada a tratar, às onze horas e vinte e dois minutos, foi encerrada a reunião, e eu, Diana Baldin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei essa Ata que, após aprovada, será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pela Coordenadora de Curso, Silvia Romão, na condição de presidente.
Diana Baldin
Silvia Romão
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 24 de março de 2025.
Data de publicação: 09 de junho de 2025.
Silvia Romão
Presidente do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul