ATA Nº 2/COL CG CSCB LS/UFFS/2020

2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503885) (SIGLA ANTERIOR CCLCS-LS) | CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503886) (SIGLA ANTERIOR CCBCS-LS)

Ao vigésimo oitavo dia do mês de abril de dois mil e vinte, às nove horas e cinquenta minutos, via webex, foi realizada a 2ª Reunião ordinária do Colegiado do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, presidida pelo Coordenador do Curso, Felipe Mattos Monteiro. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros (as): Cristiano Augusto Durat, Fernanda Marcon, Joaquim Gonçalves da Costa, Maria Eloá Gehlen, e a técnica administrativa Gabriela Ribeiro Cardoso. Justificativa, não compareceram à sessão por motivos justificados os (as) membros (as): A professora Liria Ângela Andrioli, por motivos de saúde. O coordenador solicitou para acrescentar como ponto de pauta a questão da curricularização e organização dos PPC’s. Os membros do colegiado concordaram com esta inclusão 1. INFORMES: 1.1. Revisão da planilha de gastos dos recursos dos cursos; o coordenador informou que, na reunião do fórum de coordenadores foi discutido a análise dos recursos financeiros dos cursos e solicitado se os cursos teriam uma previsão de alteração da planilha de gastos dos recursos. O coordenador relatou que seu posicionamento foi que não é possível rever os gastos dos recursos, porque têm previsões de gastos como a participação em congressos, os quais não foram cancelados apenas adiados devido a situação de pandemia. Comentou que essa discussão ficou para ser definida na reunião do fórum do dia 29/05. Expôs que duas propostas foram apresentadas caso os recursos
dos cursos não sejam executados: 1ª usar o recurso para verba de custeio e 2ª passar para os laboratórios. A professora Fernanda comentou que entendeu que, se for decido que os cursos não terem condições de executar os recursos, a proposta é encaminhar esses recursos para as compras de materiais de consumo do campus, que inclui o laboratório ou utilizar os recursos para investir em obras como os tanques da Eng. de Aquicultura. Comentou que considera o dia 29/05 cedo para tomar esta decisão. O coordenador comentou que concorda que é cedo para tomar esta decisão e que esse recurso poderia ser usado para compra de Softwares. O professor Joaquim sugeriu indicar que essa decisão fique para ser tomada no mês de setembro, bem como sugeriu verificar na agenda de compras dos laboratórios se têm itens que atendam as demandas do curso de ciências sociais. 1.2 Institucionalização de projetos; o coordenador relatou que se preocupa com o fluxo de institucionalização dos projetos de extensão e que é importante que os projetos sejam institucionalizados para ter maior visibilidade dos trabalhos desenvolvidos no curso. 1.3 Aprovação dos planos de ensino; o coordenador expôs que a coordenação acadêmica sugeriu esperar a definição da questão das atividades semipresenciais para a aprovação dos plano de ensino. 1.4. Curricularização da extensão; o coordenador abordou que seguindo o que estabelece a resolução nacional nº 7, sobre a inclusão de carga horária de extensão, foi elaborado uma proposta de minuta para colocar a extensão no currículo, a qual o NDE vai trabalhar e depois trazer para aprovação do Colegiado. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Edital de Seleção de Projetos de Monitorias (EDITAL Nº 15/PROGRAD/UFFS/2020); o coordenador comentou que são 3 modalidades de monitoria: Por curso, por público-alvo e por componente curricular específico. Expôs sobre pensar no colegiado em propostas de monitoria por áreas. Sugeriu colocar por curso a proposta de monitoria para produção textual acadêmica, que atenda os estudantes do curso de ciências sociais e dos outros cursos. A professora Fernanda se disponibilizou a fazer esta proposta que será encaminhada para coordenação acadêmica. O professor Cristiano comentou que é importante oferecer um projeto monitoria do curso que contempla uma bolsa para o curso. Relatou que está escrevendo um projeto monitoria para atender o público indígena por meio da comissão do PIN, o qual oferecerá uma bolsa. Informou que dentro dessa modalidade de público-alvo terá também um projeto para atender os haitianos e outro projeto voltado para a acessibilidade. Abordou também que o bolsista do projeto de monitoria voltado para o público indígena pertença aos cursos de ciências sociais, pois é uma prerrogativa ter participado do Componente Curricular de Introdução à Antropologia, o qual auxilia no trabalho com os indígenas. A professora Fernanda comentou que considera importante que todos os cursos inscrevam projetos monitoria e que assumiu um projeto no curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Sociais e humanas, no edital passado de monitoria, o qual será assumido por outro professor. O professor Cristiano informou que o edital de monitoria oferece para o Campus Laranjeiras do Sul: 20 bolsas, na modalidade por curso, 3 bolsas na modalidade público-alvo e 2 bolsas para componente curricular. 2.2 Atividades Semipresenciais (Resolução Nº 3/CONSUNI/UFFS/2020); o coordenador comentou que discutiu-se no fórum dos coordenadores que a Resolução nº 3/CONSUNI/UFFS/2020 gerou um problema de comunicação com os alunos. Relatou que criou um grupo no WhatsApp com os professores que ministram aula em 2020.1, os quais entenderam que neste momento a atividade semipresencial era complicada por alguns motivos, como a pesquisa que foi apresentada no CONSUNI, na qual apenas 50% dos alunos teriam ferramentas para participar das atividades semipresenciais. Comentou que, o grupo também discutiu que será feita a retomada da discussão sobre a aplicação de atividades semipresenciais se for verificado um grande prejuízo para os alunos. Os membros do Colegiado concordam com a decisão do grupo dos professores realizada pelo WhatsApp e confirmada posteriormente por e-mail, que neste momento a atividade semipresencial é inviável, mas essa decisão pode ser revista conforme contexto, mantendo a possibilidade de reabrir o debate no futuro. 2.3 I Ciclo de Debates dos Cursos de Ciências Sociais; O coordenador expôs sobre a preocupação com a permanência dos alunos, expôs que teve uma desistência de uma aluna, a qual foi para outra instituição. Comentou que a proposta do clico de debates é uma estratégia de aproximação com os alunos, sendo um projeto específico do curso. Abordou que a ideia é fazer um ciclo de debates do curso de ciências sociais por web conferência, por enquanto pensou em dois ciclos, para aproximar os estudantes com o campo de trabalho e apresentar o que os professores vêm trabalhando nas suas pesquisas. Relatou que serão elaborados vídeos que serão disponibilizados no youtube e depois será aberto um chat para discussão. No primeiro 1ª ciclo apresentará uma palestra sobre a produção social e política dos homicídios, a técnica Gabriela apresentará alguns dados da sua pesquisa e a professora Fernanda fará uma palestra sobre antropologia. No 2ª ciclo o professor Cristiano abordará sobre o que apresentou na tese “Terras de aldeamento em disputa”, comentando sobre a pesquisa e a metodologia utilizada, para que os alunos possam entender sobre o campo de atuação do pesquisador. A professora Fernanda comentou que junto com a Gabriela estão fazendo o projeto dos Ciclos de debates para protocolar, serão 3 dias, o professor grava a palestra, o aluno assiste o vídeo na hora programada, entra em um chat e marca a presença para gerar certificado. Ainda, terá um momento de perguntas ao vivo, para manter o contado com os alunos, mas não será aula e não será uma atividade avaliativa. O professor Cristiano questionou se os vídeos serão disponibilizados para os alunos depois do dia que ocorrer as palestras. A técnica Gabriela expôs que a princípio o registro de presença para gerar certificado seria no momento da transmissão do vídeo, a pessoa entra e registra o acesso comentando seu nome, mas depois o vídeo será disponibilizado para os alunos assistirem em outro momento. O coordenador abordou que as palestras serão de 30 a 40 minutos e se disponibilizou a ajudar os professores com a edição dos vídeos. O evento pode ocorrer no final de maio ou início de junho. O professor Cristiano expôs que o ciclo de debate será como um laboratório para medir a participação dos alunos e ver uma possível adesão se tiver que discutir a questão das atividades semipresenciais. A professora Fernanda comentou que pretende que as palestras virem textos (artigos) para montar se possível um e-book. O coordenador expôs que mais próximo do evento encaminhará o convite dos Ciclos de palestras para os alunos e professores por e-mail e dependendo da adesão pode fazer outros ciclos, que servirão como ACC’s. 2.4. Composição e mandato do colegiado interino - RESOLUÇÃO Nº 07/CONSC-LS/UFFS/2020.: O Coordenador expôs que no conselho de campus foi aprovado a RESOLUÇÃO Nº 07/CONSC-LS/UFFS/2020, que estabelece a prorrogação da composição dos colegiados dos cursos até agosto de 2022, não tendo eleição. O professor Cristiano relatou que ficou com dúvida se este ano é possível fazer eleição, porque no colegiado falta membros como a representação discente e da comunidade regional. O professor Joaquim sugeriu pensar em uma minuta de regulamento do colegiado a partir do regimento de graduação e depois verificar a possibilidade de eleição. A técnica Gabriela expôs que considera que a prorrogação de um colegiado interino é um problema, ainda mais sem representação discente. Definiu-se que será elaborado uma minuta de Regimento do Colegiado e a partir disso será visto a possibilidade de haver uma eleição do colegiado no segundo semestre de 2020. 2.5 curricularização da extensão e organização das alterações dos PPCs: O coordenador expôs que no NDE foi sugerido pedir a prorrogação do prazo de alteração dos PPC’s, para que as alterações sejam trabalhadas em conjunto com a curricularização da extensão e assim evitar retrabalho. O professor Joaquim informou que o prazo da curricularização da extensão é até dezembro de 2021. Os membros do colegiado aprovarem a sugestão do NDE. Não havendo nada mais a tratar, a reunião foi encerrada às 11h35min, e eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos componentes do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente do Colegiado:
Felipe Mattos Monteiro
Marize Helena da Rosa Vendler

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 28 de abril de 2020.
Data de publicação: 23 de maio de 2025.

Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) do Campus Laranjeiras do Sul