ATA Nº 1/COL CG CSCL LS/UFFS/2021
Ao quarto dia do mês de março de dois mil e vinte e um, às quatorze horas e trinta e cinco minutos, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a primeira reunião anual ordinária do Colegiado do Curso de Ciências Sociais - Bacharelado, que aconteceu concomitante com a primeira reunião ordinária do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura, presidida pelo Coordenador do Curso, Felipe Mattos Monteiro. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros (as): Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Cristiano Augusto Durat, Siomara Aparecida Marques, a técnica em Assuntos Educacionais Gabriela Ribeiro Cardoso, os representantes discentes: Bruno Matheus dos Santos Nessa, Ticiana Carla Southier Mesquita e secretariando, a Assistente em Administração: Ana Paula Pit Michelin; Justificaram a ausência os membros: Liria Ângela Andrioli justificou sua ausência por estar em aulas do mestrado no mesmo horário, a professora Maria Eloá Gehlen justificou sua ausência por não estar se sentindo bem de saúde. Pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); 1.2. Aprovação das atas da 1ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura); 2. Ordem do dia: 2.1. Oferta de turmas para 2021.1 - 07/06/21 a 23/10/2021 (Bacharelado e Licenciatura); 2.2. Processos de seleção para transferência interna, transferência externa, retorno de aluno-abandono e retorno de graduado para 2021.1 (Bacharelado e Licenciatura); 2.3. Planos de ensino pendentes para aprovação - semestre 2020.2 (Bacharelado e Licenciatura). Após a leitura da pauta, e considerada aprovada a pauta, o Colegiado passou a tratar: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); o Coordenador deu boas vindas aos novos membros do Colegiado e informando que o novo PPC da Licenciatura foi aprovado e homologado pela Câmara de Graduação e Assuntos estudantis no dia 23 de fevereiro em trabalho elogiado pelo parecerista, relata que houve apenas dificuldades por não ter colocado a proposta de curricularização da extensão e que isso não foi feito pois a Universidade ainda não tem regulamentada a inserção curricular da extensão e por isso o PPC foi aprovado sem nenhuma correção, registra agradecimentos aos membros do Colegiado pelo trabalho realizado pela equipe. O PPC do Bacharelado não foi homologado embora estivesse como ponto de pauta, por que o parecerista esqueceu de fazer o parecer. Informa que sobre o Processo Seletivo de transferência e retorno de aluno/abandono houveram três pedidos deferidos para o curso de Licenciatura sendo a Rebecca Ramos Dias do curso de Agronomia, Samara Rosa do curso de Ciências Biológicas e Victor Lopes da Silva da Pedagogia, e cinco pedidos de transferência para o Bacharelado, sendo um retorno de graduado e quatro de transferência interna tendo sido indeferidos os pedidos de Brunna Moura de Oliveira e Tales Neres Ornelas por ser vedada a transferência no semestre de ingresso, foram deferidos os pedidos dos alunos João Vanderlei Negrelli do Ledoc, Pedro Claudecir de Souza Leal como retorno de aluno abandono da Ciências Econômicas e Bruno Patrick de Sousa Brito do curso de Administração do Centro Universitário de Ribeirão Preto. O Coordenador apresenta para os membros o quantitativo de alunos para o semestre 2020.2, sendo que vinte e cinco alunos estão matriculados na Licenciatura, sendo 17% de vagas ociosas, enquanto que no Bacharelado há dezesseis alunos com matrícula ativa, estando com 47% de vagas ociosas. Comenta sobre o e-mail recebido no dia 1 de março referente ao processo de compra aberto e manifesta que quem tenha interesse em fazer alguma solicitação para compra de software, material de consumo etc, lembra que tem o prazo até 10 de março. Informa sobre a distribuição definitiva de horários que neste semestre está o curso está ofertando 5 componentes curriculares, Antropologia I ministrada pela professora Fernanda na segunda-feira, História da Fronteira Sul ministrada pelo professor Fábio Pontarolo na terça-feira, Teoria Política I ministrada pela professora Siomara na quarta-feira, na quinta-feira Economia Política está aguardando a chegada do professor substituto, Informa que antes de começar o semestre a Coordenação fez uma reunião com os estudantes no dia 11 de fevereiro para explicar como será o semestre e justificar a impossibilidade de realizar aulas presenciais em razão da situação pandêmica, e que no dia 17 de fevereiro realizou também uma reunião com os professores para organizar o próximo semestre e analisar as maiores dificuldades dos professores. Informa e requer que os membros do Colegiado anotem que nos dias 07,08,09 e 10 de abril será realizada a 1º Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais em formato remoto, cuja organização está tendo uma participação efetiva dos(as) estudantes e quando tiverem maiores informações. Informa que o Curso foi sorteado para participar do ENAD Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e esclarece que o curso irá receber maiores orientações de como será realizado o processo mas segundo informações a prova irá ocorrer no segundo semestre. Informa ainda que houve a aprovação da Resolução nº5 que trata da alteração da composição do Colegiado com a chegada da professora Siomara como titular e oficialização da representação discente. Informa que recebeu uma demanda da Coordenação Acadêmica sobre a previsão de vagas para o Programa de Entrada de Estudantes haitianos na Universidade, que previu 2 vagas para a Licenciatura e 2 para o Bacharelado e requer o posicionamento dos membros do Colegiado, os membros entendem que a questão não precisa ser aprovada pelo Colegiado, que essa é uma decisão da própria Coordenação. Informa que saiu o ofício circular nº1 colocando o Campus na condição vermelha de controle da Pandemia e que alguém precise ter acesso ao Campus precisa informar a Direção. É informado que foi publicado o Edital nº 35 para ações de extensão e cultura e divulgado aos membros que eventualmente tenham interesse de submeter projeto ou programa de Extensão e Cultura pode submeter a este Edital e que os aprovados nesse edital poderão pleitear bolsas no próximo edital a ser divulgado para este fim. 1.2. Aprovação das atas da 6ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura): as atas do Bacharelado e da Licenciatura foram aprovadas considerando que alguns ajustes na redação serão encaminhadas posteriormente pelo Coordenador; 2. Ordem do dia: 2.1. Orçamento dos cursos de CSO (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador apresenta a tabela orçamentária cujos R$ 96.262,00 (noventa e seis mil e duzentos e sessenta e dois Reais) é orçamento disponível para todos os cursos do Campus, para fazer a distribuição do valor para os cursos foram utilizados os mesmos critérios que a Reitoria utiliza para fazer a distribuição dos recursos para os Campi, sendo: número de alunos formados, número de alunos ativos, peso do grupo em que se insere sendo que o curso integral tem peso maior que o curso noturno, calculo AgE. Comparativamente aos recursos repassados ao Campus no ano de 2020, comenta que, houve uma queda de 31 %. Explica que todos os cursos tiveram quedas no repasse de recursos com exceção de Agronomia, que obteve 5% de aumento. Cita que o curso de Ciências Sociais apresenta o menor orçamento disponível com 72% de perda, ficando com o orçamento de R$ 1.907,56 e ressalta que a diferença do valor para outros cursos é muito grande. Relembra que o orçamento de R$ 6879,61 de 2020 foi realocado para construção da cantina. A servidora Gabriela pede para registrar que o critério de distribuição considerando o peso dos formandos prejudica os cursos em formação e sugere que essa questão seja levada ao Conselho de Campus. O Coordenador apresenta a planilha de sugestão de distribuição do orçamento no curso, após discussões o curso delibera que a distribuição de recursos fica definida da seguinte forma: R$ 1.407.56 para apoio aos docentes para a participação em eventos científicos (taxas de inscrição), e R$ 500,00 para apoio aos estudantes para participação em eventos academicamente relevantes (taxas de inscrição) e estabelece que para acessar os recursos, os docentes e alunos interessados deverão cumprir os seguintes critérios: apresentação de trabalho (pôster, resumo ou comunicação oral) em eventos de relevância nacional e internacional. 2.2. Aprovação ad referendum - Quebra Geral de Pré-Requisitos para os Cursos de Ciências Sociais -Ofício Nº 2/2021 - CCLCS - LS (Bacharelado e Licenciatura); o Coordenador explica que no PPC do curso, os CCRs Introdução à Sociologia, Introdução à Antropologia e Introdução à Ciência Política são pré-requisitos para Sociologia I , Antropologia I e Teoria política I. Portanto considerando as dificuldades dos alunos em se adaptarem as aulas remotas e a quantidade de alunos que não conseguiriam se matricular nas disciplinas do segundo semestre, elaborou um ofício solicitando a quebra geral de pré-requisitos. O Colegiado homologa o ad referendum. 2.3. Aprovação dos planos de ensino - semestre 2020.2 (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador informa que fez a leitura dos planos de ensino relatando que são 5 CCRs, destes, 4 já foram inseridos no SGA para aprovação do Coordenador, Economia Política porém não tem docente no momento, ficará aprovado para ajuste em momento futuro. A professora Liria questiona se as aulas síncronas podem ser gravadas para atender eventuais alunos que trabalham no horário da aula ou apresentem outra justificativa plausível que o impossibilite assistir a aula síncrona, a fim de registrar presença em aula do aluno que realize a atividade pertinente no moodle. O Coordenador observa que a gravação das aulas não é obrigatória, mas que é permitido considerando eventual necessidade de estudo do aluno. Após demais discussões sobre a aplicabilidade dos Planos de Ensino nas aulas remotas, o Colegiado delibera orientar os docentes de que possuem liberdade de gravar suas aulas para atender os alunos que eventualmente se encontrem impossibilitados de assistir a aula síncrona. Com o registro do Coordenador de que a aula síncrona tem que garantir interação entre aluno e professor, o Colegiado aprova todos os planos de ensino. 2.4. Calendário de Reuniões (Bacharelado e Licenciatura). O Colegiado aprova as datas para reuniões ordinárias: * 04/03/2021 - 14:00 às 16:00 (em andamento); * 06/04/2021 - 14:00 às 16:00; * 28/04/2021 - 14:00 às 16:00; * 20/05/2021 - 14:00 às 16:00. Nada mais havendo tratar, as dezesseis horas e vinte e um minutos, a reunião foi encerrada e, eu, Ana Paula Pit Michelin, lavrei a presente Ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador interino do Curso, Felipe Mattos Monteiro, na condição de presidente do colegiado. Laranjeiras do Sul, 04 de março de 2021.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 04 de março de 2021.
Data de publicação: 28 de maio de 2025.
Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais do Campus Laranjeiras do Sul