ATA Nº 5/COL CG CSCL LS/UFFS/2021

5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503885) (SIGLA ANTERIOR CCLCS-LS) | CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503886) (SIGLA ANTERIOR CCBCS-LS)

Aos vinte e quatro dias do mês de agosto de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a quinta reunião anual ordinária do Colegiado dos cursos de Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, presidida pelo coordenador, Felipe Mattos Monteiro. Fizeram-se presentes à sessão Fernanda Marcon, Joaquim Gonçalves da Costa, Líria Angela Andrioli, Gabriela Ribeiro Cardoso, Jéssica Vitória Costa Canola, e secretariando, o Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos Willian Nathanael Cartelli de Paula; justificaram a ausência Maria Eloá Gehlen, que estava em uma reunião de trabalho, Siomara Marques que estava em uma banca de seleção de mestrado, e Cristiano Durat, que estava em uma banca de concurso na UFSC. O coordenador apresentou a seguinte pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); 1.2. Aprovação das atas 03 e 04. 2. Ordem do Dia: 2.1. Oferta de turmas para o semestre 2021.2 (bacharelado e licenciatura); 2.2. Alteração da representação discente de licenciatura (licenciatura); 2.3. Recursos dos cursos de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura); 2.4. Comissão COVID-19 - Programação de Retorno de Atividades. Após a leitura da pauta, o secretário solicitou que o item 1.2, aprovação das atas, fosse adiado, e considerada aprovada a pauta com essa alteração, o Colegiado passou a tratar: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura): O coordenador iniciou informando que os cursos de Ciências Sociais foram selecionados para realizar o ENADE em 2021 e explicou a importância do exame para a qualificação dos cursos e o caráter obrigatório do exame; foi esclarecido também que os ingressantes não fazem prova, apenas devem ser cadastrados e inscritos no exame pela coordenação do curso. Em seguida, o professor Felipe informou que haverá o Ciclo de Debates em Ciências Sociais: aproximando mundos, e que já há uma programação estruturada, sendo que no dia 27 de agosto haverá a apresentação das pesquisas dos docentes e técnicos envolvidos com os cursos e que já está confirmada para o dia 08/09 uma palestra com o professor Thiago R. Oliveira, sobre o papel da pesquisa nas Ciências Sociais; as atividades serão substitutivas das aulas; a professora Fernanda parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância do diálogo com professores de fora, destacando a participação da discente Vitória, como bolsista, e da técnica Gabriela. O coordenador informou que, conforme aprovado na reunião anterior, os representantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Fórum de Licenciaturas são os docentes da UFFS Fernanda Marcon (Titular) e Felipe Mattos Monteiro (Suplente), os discentes Rebecca Ramos Dias (titular) e Vitor Bueno de Queiroz (Suplente) e da comunidade externa os docentes da Educação Básica Monica Lacoski (Titular) e Marcos Augusto Frandoloso (Suplente). O professor Felipe informou que foi solicitado, no fórum de coordenadores, que toda a comunidade universitária se atente ao momento das matrículas na graduação, fazendo uma força tarefa no intuito de auxiliar os candidatos nesse processo que, tendo se tornado online, ficou mais fácil. O coordenador informou que o processo de Transferências e Retornos foi encaminhado conforme a normativa da UFFS pelo técnico Willian, sendo que o servidor informou que havia 11 vagas ociosas no curso de Licenciatura, e, dessas, 4 foram destinadas para Transferência Interna e Retorno de Aluno Abandono, 4 para Transferência Externa e 3 para Retorno de Graduado; no curso de Bacharelado havia 18 vagas ociosas, sendo 7 destinadas para Transferência Interna e Retorno de Aluno Abandono, 6 para Transferência Externa e 5 para Retorno de Graduado. Por fim, o coordenador passou a palavra para a professora Líria para dar o informe relativo à sua participação no GT do Mestrado em Educação, então a professora Líria informou que foi preenchido um formulário exigido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, onde foram colocadas informações sobre publicações dos docentes e a justificativa para a criação do GT, e indicação do presidente, professor Fabio Zeneratti e como coordenadores os professores Cristiano Durat e Joaquim Gonçalves da Costa; o GT tem feito reuniões e estão em fase de decidir se o mestrado será acadêmico ou profissional, e já foi definido que o mestrado será em Educação. As próximas atividades serão: ouvir algumas experiências internas, ouvir o mestrado em Educação do campus Chapecó e Profissional em Educação de Erechim, bem como experiências externas, dos coordenadores dos programas da Unijuí e da Unicentro, bem como o professor Gaudêncio Frigotto; em seguida, o GT deverá realizar um levantamento das pesquisas que são realizadas pelos docentes do campus para então estruturar linhas de pesquisa, em seguida, um levantamento regional para identificar os diferenciais dos programas já existentes na região, em Cascavel, Guarapuava e Francisco Beltrão; a professora Líria ressaltou que para que o programa seja efetivamente proposto à CAPES é necessário que haja chamada de APCN aberta, e no momento não há. O professor Joaquim informou que é importante observar as pesquisas dos professores do campus e intensificar as publicações na área da Educação; a professora Líria ressaltou a importância de observar o perfil dos professores do campus, de aproximar as pesquisas da área da educação informal; ainda, falou a respeito do Qualis-Capes, e do estudo para publicação de um novo instrumento que classifica as revistas com um conceito único, o que facilita essa avaliação. O professor Felipe falou da importância da construção de linhas de pesquisa que contemplem a possibilidade de continuidade das pesquisas dos egressos dos cursos. 2. Ordem do Dia: 2.1. Oferta de turmas para o semestre 2021.2 (bacharelado e licenciatura): O coordenador apresentou a planilha de oferta de turmas, informando que serão ofertadas as mesmas disciplinas para os cursos de Bacharelado e Licenciatura, e conforme a planilha apresentada são: 2ª fase - Antropologia I, professora Fernanda Marcon, Economia Política, professora Daiane Carnelos (substituta), História da Fronteira Sul, professor Fabio Pontarolo (CCR compartilhado com o curso de Educação do Campo: Ciências da Natureza), Sociologia I, professor Felipe Monteiro e Teoria Política I, professora Siomara Marques; 4ª fase - Antropologia III, professora Fernanda Marcon, Direitos e Cidadania, professor Rafael Malhão (substituto), Estatística Básica, professor Diego dos Santos, Sociologia III, professor Felipe Monteiro e Teoria Política III, professora Daiane Carnelos. A professora Fernanda ressaltou que a professora Marciane se disponibilizou a assumir a disciplina de Estágio no próximo semestre, mas que pode haver dificuldade em ofertar a disciplina de Psicologia, já que não houve reposição dos professores da área da educação que saíram. A professora Líria informou que a princípio haverá o concurso em setembro, mas que há muitos candidatos, o que impossibilita a realização do processo de forma online; após essas considerações a oferta de turmas foi aprovada pelo colegiado. 2.2. Alteração da representação discente de licenciatura (licenciatura): o coordenador informou que a discente Ticiane solicitou desligamento do colegiado e os discentes indicaram o estudante Everton Muquem de Carvalho como suplente da aluna Beatriz. Everton se apresentou e a indicação foi aprovada pelo colegiado. 2.3. Recursos dos cursos de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura): o professor Felipe informou que foi destinado um recurso de R$ 1907,00, dos quais estavam destinados R$ 1407,00 para reembolso de taxa de inscrição e R$ 500,00 para auxílio aos discente. Desses valores sobrou um montante de R$ 1200,00, e a proposta da Coordenação Administrativa do campus é a destinação desse valor para obras, mas o professor Felipe identificou uma lacuna de livros para o curso na biblioteca; em conversa com a bibliotecária, verificou que existe essa possibilidade de destinar o recurso para a compra de material bibliográfico e aguarda novas orientações; o professor Joaquim ressaltou que cada curso tem suas especificidades e, mesmo que a solicitação de compra de livros não seja atendida, é importante a demarcação da demanda. 2.4. Comissão COVID-19 - Programação de Retorno de Atividades: o coordenador informou que a professora Fernanda participa da referida comissão e que pode auxiliar com informações; há uma proposta de manter o semestre 2021.2, que será de 08/11/2021 a 14/04/2022, de forma remota, em virtude das dificuldades dos alunos de retornar em novembro e ter recesso logo em seguida, além das questões sanitárias; a estudante Beatriz, que também participa da comissão, afirmou que a maioria dos estudantes recusaram a proposta de iniciar o semestre de forma remota e mudar para presencial após o recesso em fevereiro; a professora Fernanda informou que a reunião foi longa e que deve ser considerada a existência de componentes práticos para pensar em um retorno presencial, e a comissão trabalha com essa possibilidade desde que se mantenha um Nível de Segurança Operacional - NSO 3, mas que se houver um retorno das atividades será sem funcionamento do RU, sem funcionamento da cantina e provavelmente sem transporte coletivo até o campus, dessa forma, a Direção de Campus quer um levantamento quantitativo de estudantes que retornarão com atividades práticas para verificar a questão do transporte coletivo junto à prefeitura; o professor Joaquim comentou que deve-se levar em conta que a maior parte das pessoas recebeu somente a 1ª dose da vacina COVID-19, que a segunda dose será aplicada provavelmente em novembro ou dezembro no estado do Paraná, sendo assim, em fevereiro é necessário verificar as condições de limpeza e distanciamento propostas pela gestão do campus para então analisar a possibilidade de retorno presencial; o professor Felipe manifestou que tem receio de receber 50 alunos em sala de aula e acontecer uma contaminação, dessa forma sugere que as atividades se mantenham remotas e que o retorno presencial permaneça em constante avaliação; a Técnica Gabriela comentou que existem ainda questões estruturais que perpassam esse assunto e que nada deve ser feito de forma repentina, que se a gestão está solicitando informações dos colegiados, é necessário considerar qual o papel e qual a responsabilidade desses órgãos além de obter melhores informações a respeito dos fluxos e procedimentos para um retorno presencial; a professora Fernanda informou que a comissão deve avaliar as demandas dos colegiados para verificar o que seria necessário para um possível retorno em novembro de aulas práticas e apresentará as informações em formato de relatório para o Conselho de Campus, mas acredita que sem ônibus, sem RU e sem cantina todos os alunos matriculados no CCR a anuência dos alunos deverá ser unânime para que ocorra o retorno presencial; após todas as considerações, o coordenador propôs que se responda que nos cursos de Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado, se dará prioridade à oferta de CCRs de forma exclusivamente remota, sendo que se fará constante avaliação do NSO e outras normativas e determinações da gestão, sendo que a proposta foi aprovada e a secretaria encaminhará e-mail à Coordenação Acadêmica informando a decisão do colegiado. Nada mais havendo a tratar, às quinze horas e quarenta e quatro minutos a reunião foi encerrada e eu, Willian Nathanael Cartelli de Paula, lavrei a presente Ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será inserida no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) da UFFS e assinada digitalmente por mim e pelo Coordenador do Curso, Felipe Mattos Monteiro, na condição de presidente do colegiado. Laranjeiras do Sul, 24 de agosto de 2021.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 24 de agosto de 2021.
Data de publicação: 28 de maio de 2025.

Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais do Campus Laranjeiras do Sul