ATA Nº 8/COL CG CSCL LS/UFFS/2021

8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503885) (SIGLA ANTERIOR CCLCS-LS) | CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503886) (SIGLA ANTERIOR CCBCS-LS)

Aos dezesseis dias do mês de outubro de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a oitava reunião anual ordinária do Colegiado dos Cursos de Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, presidida pela Coordenadora dos cursos, Siomara Aparecida Marques. Fizeram-se presentes os docentes Cristiano Augusto Durat, Fabio Pontarolo, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Diego dos Santos o representante dos TAES, Ronaldo Cesar Darós e as representantes discentes Jéssica Vitoria Costa Canola e Beatriz Geovana Braiti Ainda, justificaram a ausência Gabriela Ribeiro Cardoso, que está em licença maternidade, Marciane Maria Mendes, que está em reunião institucional do PIBID, ambas foram substituídas pelos suplentes. Pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); 1.2. XI JIC/SEPE de 22 a 29/11; 1.3. Prêmio Capes Teses- Professor Diego dos Santos. 2. Ordem do Dia: 2.1. Análise de Processos de Redistribuição; 2.2. Cancelamento Administrativo de CCRs; 2.3 Homologação do ad referendum para quebra de pré-requisitos dos CCrs: Antropologia I, Sociologia I, Teoria Política I, Antropologia, Sociologia III, Teoria Política III; 2.4. Processo de transição para o presencial; 2.5. Levantamento de discentes vacinados; 2.6. Semestre 2021/2: planos de ensino, caráter das disciplinas (híbrido e/ou remoto); 2.7 Formação do NDE. Após a leitura e aprovação da pauta, o Colegiado passou a tratar: 1. Expediente: 1.1. Informes: A professora Fernanda informou que o projeto de Lei que permite o pagamento das bolsas atrasadas do PIBID já está em fase final de tramitação, pendente apenas de sanção presidencial; a UFFS havia lançado um edital de auxílio socioeconômico e que ao ver o avanço da tramitação do projeto de lei suspendeu esse edital; a professora informou ainda que, em virtude do atraso das bolsas as atividades dos alunos bolsistas estão suspensas. O Professor Felipe informou que, considerando o histórico do curso, o PIBID sempre foi um projeto importante para as estudantes da licenciatura, que o não pagamento de bolsas pode aumentar a evasão no curso, já que os estudantes enfrentam dificuldades de se sustentar; a coordenação do PIBID espera um posicionamento por parte da direção do campus, solicitando que o colegiado possa transmitir essa solicitação de posicionamento por meio do fórum de coordenadores e conselho de campus; o professor ainda convidou para a mesa "O papel da sociologia na educação básica: perspectivas e desafios" que será ministrada pelas professoras Ma. Suelen Cristine Fruneaux e Drª Daiane Carnelos Resende Laibida no dia 24/11/21 com início às 19:00 horas, de forma remota. A professora Siomara informou que o Conselho de Campus assinou uma carta pressionando sobre as bolsas do PIBID e que retomará, em nome do colegiado, o assunto no conselho de campus e no fórum de coordenadores. Cristiano falou sobre monitoria para publico alvo, sendo que o estudante Robson continua como bolsista;. 1.2. XI JIC/SEPE de 22 a 29/11: A professora Siomara informou que a participação no evento é importante e substitutiva das aulas. A professora Fernanda questionou se é obrigatório liberar os alunos para o evento ou se é possível ministrar aulas, sendo que a professora Siomara informou que não há informações por parte da gestão, sendo assim, fica a critério de cada professor. O professor Cristiano relembrou que a Coordenação Acadêmica enviou um e-mail solicitando a participação dos alunos e incentivo a isso por parte dos professores. 1.3. Prêmio Capes Teses - Professor Diego dos Santos: O professor Diego informou institucionalizou o projeto de Pós-Doutorado, em virtude do Prêmio Capes recebido, mas que não é possível se licenciar para realizar o projeto, solicitou ao colegiado que possam organizar as disciplinas de forma concentrada ou remota, o que será discutido em momento oportuno antes do início do próximo semestre. O Professor Felipe comentou que a concepção do CCR de Estatística é de uma disciplina de metodologia de pesquisa, especialmente no curso de bacharelado, que a qualidade do CCR precisa ser garantida. O Professor Diego comentou que a partir de abril de 2022 não é mais possível dar aulas remotas, mas que poderá organizar junto aos cursos a melhor forma de fazer isso acontecer. Iniciou-se então o ponto de pauta 2. Ordem do Dia: 2.1. Análise de Processos de Redistribuição: A coordenadora informou que existe o processo da Professora Gisele Rodrigues Ribeiro, área de Letras: e sugeriu que o parecer para a solicitação da professora seja favorável, o que foi aprovado pelo colegiado. 2.2. Cancelamento Administrativo de CCRs: O professor Cristiano informou que os discentes apresentarem um pedido de validação de CCR, o pedido foi analisado e aprovado, porém, os alunos solicitaram o cancelamento fora do prazo por um problema de comunicação, dessa forma, constou reprovação no Histórico Escolar e agora é necessário aprovar o cancelamento administrativo no colegiado, dessa forma, com colaboração do professor Felipe, que era o coordenador à época, nos esclarecimentos, o colegiado aprovou todas as solicitações que serão encaminhadas pela secretaria. 2.3 Homologação do ad referendum para quebra de pré-requisitos dos CCrs: Antropologia I, Sociologia I, Teoria Política I, Antropologia, Sociologia III, Teoria Política III: A professora Siomara apresentou os processos e informou que deferiu as quebras em virtude do período de ensino remoto de forma extraordinária; o professor Cristiano ressaltou que essa ação foi específica para esse período e que o fizeram para evitar que os alunos acabassem sem poder se matrícular em CCRs; o professor Felipe informou que concorda com a ação, mas solicitou que seja compartilhado o nome dos alunos que solicitaram a quebra, e o professor Cristiano explicou que é um ato da coordenação, não solicitações individuais de alunos, o que foi homologado pelo colegiado. 2.4. Processo de transição para o presencial, 2.5. Levantamento de discentes vacinados e 2.6. Semestre 2021/2: planos de ensino, caráter das disciplinas (híbrido e/ou remoto), conforme as discussões foram sendo feitas, os pontos foram juntados: A coordenadora informou que para um retorno presencial é necessário que seja viabilizada a cantina, RU e transporte, e que antes de abril isso não será possível, fazendo com que o trabalho seja mantido de forma híbrida; os professores serão convidados para treinamentos de aulas em salas híbridas, mas de toda forma a comissão que analisa as condições sanitárias, tudo se mantém incerto, mas já está iniciado o processo de transição entre ensino remoto e presencial, sendo que a partir de fevereiro de 2022 já será possível ministrar CCRs de forma híbrida. A professora ressaltou que quis fazer uma primeira conversa sobre esse ponto, que isso deverá ser aprofundado no NDE e abriu a palavra. A Professora Fernanda perguntou a respeito de algumas definições a respeito de número de alunos para trabalho híbrido, e a professora Siomara informou que não há nenhuma definição por parte da comissão; a professora Fernanda ressaltou a importância de se começar a definir datas, quantitativo de alunos entre outras questões para um possível retorno. O professor Cristiano comentou que concorda com o que foi dito pela professora Fernanda, ressaltando que é necessário que a discussão seja encampada pela Coordenação Acadêmica e Direção do Campus, considerando que alguns colegiados estão decidindo sozinhos o que fazer a partir de 2022. Beatriz fez a colocação de que acha importante que haja um planejamento de retorno de atividades presenciais. O professor Felipe colocou que a universidade precisa manter uma estrutura para retorno, que não houve nenhuma reunião geral convocada pela gestão para informação a todos; no retorno dos TAES houve queda de energia elétrica e outros problemas, ainda, que não há cantina e RU funcionando; o professor colocou que é necessário garantir estrutura a ser oferecida aos docentes, TAES e estudantes. A professora Siomara comentou que percebeu que existem entendimentos diversos vindo de cada instância da universidade, de forma que nada fica muito claro, que não há uma metodologia de planejamento. Ronaldo comentou que, com o retorno da Pedagogia está se planejando o retorno das atividades do RU e da cantina, que a coordenação acadêmica informou que o mais complicado seria o transporte; sobre o retorno dos TAES às atividades presenciais, foi motivada por ações do Ministério Público e a universidade encontrou essa solução de meio expediente presencial e meio expediente remoto, mas ressaltou que não entende o motivo do retorno, que não tem infraestrutura de trabalho e que só atende presencialmente demandas pontuais, e ainda, que também gostaria de uma reunião entre servidores e gestão para aprofundar as discussões sobre o retorno. Professor Fabio Pontarolo ressaltou a importância de que a universidade garanta estrutura para o retorno, RU e transporte coletivo. A professora Fernanda colocou que é importante que a Direção tome as rédeas do processo, defina datas para isso, pois os colegiados não tem condições de definir questões relacionadas a RU e Transporte Coletivo, sugerindo que o colegiado faça uma moção ao conselho de campus. Professor Diego colocou que existe a questão do retorno em fevereiro para alunos que são formandos, já que alguns terão que pagar aluguel por dois ou três meses; informou que pensa que a questão de prováveis formandos deve ser levada em consideração ao se pensar em um retorno no meio do semestre de forma obrigatória. Siomara vai levar as questões para a próxima reunião do conselho de campus. A professora Siomara informou que foi solicitado levantamento de discentes vacinados, e a procuradoria deu parecer que é facultativa a vacinação e que não se pode cobrar comprovante das pessoas da universidade, então os coordenadores de curso deverão fazer o levantamento e aparentemente a posição do Conselho de Campus é de que todos devem estar vacinados para o retorno. O TAE Ronaldo comentou que a procuradoria costuma dizer em pareceres aquilo que é do interesse da reitoria, mas vai pedir comprovante de vacinação para realizar atendimentos presenciais, tendo em vista que não toma vacina apenas quem não quer nesse momento; o Professor Fabio Pontarolo falou que pensa ser importante a vacinação de todos e que nisso os alunos tem papel fundamental, já que, em geral, são eles que ficarão bastante tempo juntos nas salas de aula. 2.7 Formação do NDE: Precisa ser conforme o regulamento do NDE, sendo que a composição deve ser 5 professores do domínio específico, 1 do domínio comum e um do domínio específico, assim, foram indicados os seguintes docentes: do domínio específico Siomara Aparecida Marques (presidenta), Felipe, Fernanda, Cristiano, Fabio Pontarolo. Para o domínio comum e conexo a coordenação fará consulta aos docentes que fazem parte do colegiado e isso será encaminhado na próxima reunião. Não havendo nada mais a tratar, às 16h35min a reunião foi encerrada e eu, Willian Nathanael Cartelli de Paula, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei esta ata, que após aprovada será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pela Coordenadora dos cursos Siomara Aparecida Marques, na condição de Presidenta do Colegiado. Laranjeiras do Sul, 16 de outubro de 2021.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 16 de outubro de 2021.
Data de publicação: 28 de maio de 2025.

Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais do Campus Laranjeiras do Sul