ATA Nº 2/COL CG CSCL LS/UFFS/2022
Aos quinze dias do mês de março de dois mil e vinte e dois, às catorze horas, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a segunda reunião ordinária do Colegiado dos Cursos de Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura, presidida pela Coordenadora dos cursos, Siomara Aparecida Marques. Fizeram-se presentes os membros: Betina Muelbert, Cristiano Augusto Durat, Fabio Pontarolo, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Silvia Carla Conceição Massagli, Everton Muquem de Carvalho e Ronaldo Cesar Daros, assim como, o técnico administrativo Luiz Felipe da Paz que secretariou a reunião. Justificaram ausência os(as) membros Gabriela R. Cardoso. Cumprimentando o grupo e agradecendo a presença de todos(as), professora Siomara apresentou a seguinte sugestão de pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura; 1.2. Encaminhamentos do Fórum de Coordenadores (09/03/2022); 1.3. Matrícula dos Calouros (transformado em ponto de pauta) 2. Ordem do dia: 2.1. Aprovação da Ata da 1ª reunião ordinária no ano de 2022 (ponto suprimido); 2.2. Participação da reunião com a PROEC (ponto suprimido); 2.3. Discussão/aprovação do orçamento do curso para 2022; 2.4. Cancelamento da matrícula da discente BEATRIZ GEOVANA BRAITI; 2.5. Matrícula dos Calouros (transformado em ponto de pauta por sugestão da presidente do colegiado); 2.6. Ofício 02/2022/PROGRAD – GT de reformulação dos PPC’s da graduação; Após a leitura e aprovação, com a supressão de dois pontos da pauta (2.1. Aprovação da Ata da 1ª reunião ordinária no ano de 2022, por não estar finalizada; e 2.2. Participação da reunião com a PROEC, a pedido do professor Cristiano que foi o representante do grupo na referida reunião); Além da inclusão de outros dois pontos na ordem do dia (2.5. Matrícula dos Calouros; e 2.6. Ofício 02/2022/PROGRAD – GT de reformulação dos PPC’s da graduação;) o Colegiado deu início às tratativas referentes a pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes: Não havendo solicitações de apresentação de informes pelos membros presentes, professora Siomara apenas expôs ao grupo que as sugestões de alteração na pauta enviada anteriormente junto a convocação foram necessárias para atender a demandas mais recentes, bem como, estabelecer uma abordagem com mais detalhes em alguns pontos avaliados como mais importantes. 2. Ordem do dia: 2.3 Discussão /aprovação do orçamento do curso para 2022: Projetando aos presentes uma planilha que trata da posição orçamentária do curso para o ano de 2022, professora Siomara solicitou o auxílio dos professores Felipe Monteiro e Fernada Marcon, que foram os coordenadores do curso na gestão anterior para encaminhar o ponto de pauta. Assumindo a palavra, professor Felipe contribuiu com o ponto comentando sobre a clara redução nos valores totais de orçamento com o passar dos anos, e sugeriu que a coordenação do curso apresente uma proposta de orçamento, apontando a divisão de recursos, e que o colegiado avalie se a sugestão é pertinente com as demandas observadas. Além disso, Felipe destacou a importância da participação de docentes em eventos científicos, bem como, comentou sobre a existência de planejamento para viagem de estudos em alguma disciplina do curso. Na sequência, Fernanda Marcon comentou que, com a rubrica atual prevista para viagem de estudos ( 500 reais), não seria possível atender ao planejamento de algumas viagens, citando como exemplo uma visita ao Museu de Arqueologia e Etimologia de Paranaguá, no formato de um dia, sem pernoite, onde apenas o transporte já ultrapassaria esse limite. Fernanda apontou também que, em relação ao apoio aos docentes para participação em eventos científicos (item que não possui previsão de recursos na planilha atual) seria necessário no mínimo um valor próximo a 400 reais, que corresponde, em alguns casos, a uma inscrição. Na sequência, Siomara comentou que a decisão de aprovação do orçamento deve ser tomada pelo Colegiado, onde a coordenação do curso é apenas membro. Além disso, pontuou que, mesmo sem a expectativa de trazer algum palestrante para os eventos acadêmicos, como a semana acadêmica, considerando a possibilidade de evento online, a coordenação dos cursos avalia a necessidade de reservar uma parcela significativa do orçamento para promover um coffee break, ou confraternização durante a semana acadêmica. Na sequência, professor Cristiano contribuiu com a discussão comentando sobre a intenção de uma viagem vinculada às suas disciplinas, com destino a ser confirmado entre Rio das Cobras ou Boa Vista (cerca de 50 km). Além disso, Cristiano registrou sua opinião de que, nesse momento, com recursos escassos, seria melhor não reservar nenhuma parcela do orçamento para auxílio aos docentes, direcionando apenas aos discentes as verbas disponíveis, seja para auxílio em viagens, participação em eventos, etc. Diante do exposto, professora Siomara propõe o seguinte encaminhamento: Solicitar aos professores que já tem, em seus planos de ensino, a previsão de viagens de estudos, apresentem os orçamentos de custos dessas viagens, para que a coordenação possa realizar o remanejamento das rubricas conforme necessidade sem excluir a possibilidade de apoio também aos docentes, conforme demanda levantada. Todos se manifestaram de acordo com a proposta. 2.4 Cancelamento da matrícula da discente BEATRIZ GEOVANA BRAITI: Professora Siomara apresentou ao grupo o e-mail recebido da acadêmica Beatriz, que solicita com a justificativa de problemas de saúde relacionados a gestação, o cancelamento da disciplina Sociologia III, para a qual não será possível atingir o desempenho esperado. O colegiado então, deferiu por unanimidade a solicitação da aluna, e a coordenação do curso realizará os encaminhamentos necessários para o atendimento da demanda. 2.5 Matrícula dos Calouros : Siomara fez a leitura de alguns pontos do Ofício Circular Nº 04/2022/PROGRAD que trata de três pontos fundamentais no âmbito da UFFS, sendo eles: O SISU, o Processo Seletivo Simplificado ( PSS) e as reformulações dos PPC’s e seus encaminhamentos, tendo também enviado o texto na íntegra aos membros anteriormente. Siomara destacou, em relação ao SISU, os trechos em que são apresentadas informações relacionadas aos possíveis fatores que afetaram drasticamente (redução média de 30 a 60%) os números de inscritos nos últimos processos, sendo eles, a Pandemia, a evasão de estudantes no ensino médio, taxas de inscrição, empobrecimento familiar, desemprego, entre outras. Nesse sentido, Siomara informou que todos os coordenadores de curso foram convocados para uma reunião nos próximos dias para tratar de como funcionará o Processo Seletivo Simplificado. Esse processo, que deverá ser amplamente divulgado pela comunidade acadêmica, poderá ser uma forma de amenizar a estatística atual no número de estudantes ingressantes. Além de compartilhar um link onde é possível visualizar dados estatísticos de ingresso na UFFS e comparar com outras instituições, assim como entre os cursos de diferentes campi, Siomara deixou aberta para discussões acerca desse tema, com a contribuição de docentes que atuam em outros cursos, e podem contribuir com a visão deles acerca, principalmente, da importância do PSS no processo de ingresso nesse momento. Betina então assumiu a palavra para comentar sobre a realidade observada no curso de graduação em Engenharia de Aquicultura, que segundo ela, já vem se reunindo no âmbito nacional com outros cursos da mesma área para acompanhar e discutir sobre ferramentas que possam amenizar e combater essa redução nos números de ingressantes. Na sequência, professora Siomara propôs um encaminhamento no sentido de entrar em contato com outros cursos de Ciências Sociais, da UFFS e de outras instituições para também identificar possíveis formas de unificar forças em prol da manutenção e divulgação dos cursos. Além disso, a coordenação do curso se compromete de manter o grupo informado sobre atualizações a respeito do processo simplificado assim que chegarem mais informações a respeito. Quanto ao terceiro ponto do ofício que trata da reformulação dos PPC’s da graduação, pouca coisa foi mencionada no documento, além da necessidade de formação de Grupos de Trabalho (GT’s) nos cursos para acompanhamento e realização das atividades relacionadas ao processo. 2.6. Ofício 02/2022/PROGRAD – GT de reformulação dos PPC’s da graduação: Conforme já mencionado no item anterior, o documento trata exclusivamente da necessidade de indicar um grupo de trabalho dentro do curso para acompanhar o processo de reformulação dos PPC’s. Como sugestão, professor Fábio Pontarolo apontou que o próprio NDE poderia ser indicado como GT responsável por tal demanda, a exemplo de outros cursos. Siomara propõe então o encaminhamento de que o NDE, seja indicado, mesmo que entre os membros, existam alguns que não conseguirão contribuir diretamente por acumularem outras responsabilidades e demandas no período, a indicação do Núcleo garantirá que alguns dos docentes já ambientados com as discussões relativas ao curso de Ciências Sociais estejam a frente do processo. Professor Felipe Monteiro se manifestou como contrário à proposta de indicar o NDE como um todo, indicando que também (assim como a professora Fernanda Marcon) não conseguiria acompanhar as atividades devido a outras demandas e que não vê necessidade de que o grupo todo receba essa atribuição. Apesar da manifestação, o restante do grupo aceitou a proposta, e sendo maioria, ficou definido que os membros do NDE que tiverem disponibilidade acompanharão o processo de reformulação do PPC dos cursos de Ciências Sociais, sendo o GT formado pelo próprio NDE. Nada mais havendo a tratar, às 15h05min a reunião foi encerrada e eu, Luiz Felipe da Paz, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente ata, que após aprovada será inserida no SIPAC e assinada digitalmente por mim e pela Coordenadora dos cursos Siomara Aparecida Marques, na condição de Presidente dos respectivos Colegiados. Laranjeiras do Sul, 15 de março de 2021.
Luiz Felipe da Paz
Siomara Aparecida Marques
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 15 de março de 2022.
Data de publicação: 29 de maio de 2025.
Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais do Campus Laranjeiras do Sul