ATA Nº 6/CONSC CH/UFFS/2025

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO CONSELHO DE CAMPUS CHAPECÓ

Aos dez dias do mês de abril de dois mil e vinte e cinco, às catorze horas e treze minutos, no auditório do bloco dos professores, realizou-se a 3ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus de 2025, presidida pela Diretora do Campus Chapecó, prof.a Adriana Remião Luzardo. Participaram da sessão os conselheiros: Cladis Lutinski (Coordenação Administrativa), Crhis Netto de Brum (Coordenação Acadêmica); Péricles Luiz Brustolin, Marco Aurelio Tramontin Da Silva, Braulio Adriano De Mello, Rubi Garcia Vieira, Denise Consuelo Moser Aguiar, Roberto Carlos Pavan, Nedilso Lauro Brugnera, Cristina Otsuchi, Antônio Luiz Miranda, Antonio Marcos Correa Neri, Joao Victor Garcia de Souza e sua suplente Patrícia Haas, Andréa Simões Rivero (coordenadores/adjuntos de graduação); Paulo Rafael Bosing, Valdir Prigol, Clóvis Brondani, Adriana Maria Andreis (coordenadores/adjuntos de pós-graduação); Ângela Luzia Garay Flain, Katia Aparecida Seganfredo, Delcio Marquetti, Humberto Tonani Tosta, Charles Albino Schultz, Ana Victoria Gomes da Silva, Jean Carlo Rodio, Rodrigo Celso Gheno e/ou o(a) adjunto(a) Cláudia Felisbino Souza, Elisângela Ribas dos Santos, Rozilene Bellaver, Christopher Araujo Venet (representantes eleitos). Justificaram ausência: Cláudia Finger e/ou o(a) adjunto(a) Cristiane Horst, Vilmar Roque Pereira e suplente, Antonio Marcos Myskiw e/ou o(a) adjunto(a) Marlon Brandt. Não justificaram ausência: Fabiano Geremia e/ou o(a) adjunto(a) Angelo Briao Zanela, Claudecir Dos Santos e/ou o(a) adjunto(a) Ana Maria De Oliveira Pereira, Sarah Maciel e/ou o(a) adjunto(a) Andreia Cardoso, Jeferson Santos Araújo e/ou o(a) adjunto(a) Vander Monteiro da Conceição, Locenir de Moura Selivan e/ou o(a) adjunto(a) André Felipe Nunes da Silva. Na sequência, passou-se à parte do Expediente, começando pelo item 1.1 - Apreciação da ata da 2ª Sessão Ordinária de 2025. Em regime de votação, a ata foi aprovada. Avançou-se, então, ao item 1.2 - Comunicados: Adriana Luzardo informou que será feita sessão extraordinária para tratar especificamente da falta de professores. Também repassou ao conselho que as obras da cobertura entre os blocos já começou, no qual o trajeto até o Restaurante Universitário sofrerá, temporariamente, um desvio, pelo estacionamento central. Celebrou ainda que o Campus Chapecó recebeu 63 computadores advindos de emenda parlamentar da Deputada Federal Ana Paula Lima, o que permitirá a renovação, em um primeiro momento, do laboratório de informática. A conselheira Elisângela Ribas dos Santos repassou aos conselheiros que ela, juntamente com o servidor Luiz Sordi, enquanto representantes do Conselho da Comunidade, foram chamados para desenvolver algumas atividades no presídio, no qual foram feitas reuniões com o respectivo responsável daquele local para tentar mapear o que poderia ser trabalhado. Estendeu o convite aos interessados em contribuir com os trabalhos. A conselheira ainda procedeu com a leitura de um comunicado, em nome dos técnico-administrativos, para os membros do Campus Chapecó, o qual será transcrito ipsis litteris a seguir: ?Considerando o quantitativo de TAEs hoje lotados no Campus Chapecó, que se traduz em 1 técnico para cada 45 estudantes, quando o MEC orienta 1 para 15 estudantes; Considerando que em comparação com os demais campi somos o pior na relação Estudante x TAE; Considerando a não previsão de novas vagas de TAEs para a instituição e, das poucas vagas anunciadas, a UFFS não têm priorizado o campus com maior defasagem de técnicos; Considerando as sistemáticas interações com a reitoria da UFFS no último ano, denunciando por ofícios e ações políticas a situação precária em que se encontra o segmento técnico-administrativo no campus; Considerando a falta de retorno efetivo da alta gestão da Universidade; Nós, TAEs do Campus Chapecó, em assembleia ocorrida na data de hoje informamos ao Conselho de Campus que aprovamos o Estado de Greve da categoria. A aprovação do Estado de Greve desencadeará uma série de ações frente ao descaso com a precariedade do quantitativo de nossa força de trabalho. Como uma das medidas para minimizar ainda mais problemas gerados pela já atual carência de técnicos no Campus, informamos que aprovamos posicionamento coletivo contrário à criação de novos cursos. Em geral, estes processos tendem a ignorar a situação precária de quantitativo de TAEs no Campus. O excesso de trabalho já prejudica, atualmente, a excelência que pretendemos ter na execução de nossos trabalhos. Isso certamente terá um agravamento intenso caso haja a criação de novos cursos. Por fim, pedimos encarecidamente a este Conselho, compreensão e sensibilidade para com a demanda apresentada - que, aliás, é histórica, desde a criação deste Campus - e, na medida do possível, que todos possam somar forças a este movimento que é do Campus e é da UFFS, uma vez que sem TAE ou com poucos TAEs não se faz uma universidade de excelência?. Adiante, foi solicitada a retirada do item 2.6 Participação docente em Programa de Pós-graduação da UNEMAT (processo 23205.001734/2025-71) para melhor análise da CPADM. Em votação, os conselheiros acataram a retirada do item da pauta. Adentrando nos demais itens da Ordem do Dia, discutiu-se o item 2.1 Redistribuição servidor docente (processo 23205.004903/2025-25). Em regime de votação, foi aprovada a redistribuição do docente Maurício Fernando Bozatski. A respeito do item 2.2 Redistribuição servidor docente (processo 23205.004763/2025-95), em regime de votação, os conselheiros aprovaram a redistribuição da servidora Valdete Boni. No que se refere ao ponto de pauta 2.3 Indicação Comissão Eleitoral Local - CONSUNI (Ofício-Circular Nº 1/2025 - SECOC), os membros do conselho aprovaram a indicação dos nomes das alunas Emanuele Fenner Dalpiaz e Carla Simone Alves, bem como do docente Claunir Pavan. Pactuou-se, ainda, que a Direção do Campus fara nova consulta e indicará diretamente os nomes dos novos interessados para compor a referida comissão. Sobre o item 2.4 Indicação de representantes na Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (OFÍCIO Nº 7 / 2025 - CRG - UFFS), os membros do conselho aprovaram a indicação dos nomes dos docentes Claiton Márcio da Silva e Leoni Terezinha Zenevicz. Pactuou-se, ainda, que a Direção do Campus fara nova consulta e indicará diretamente os nomes dos novos interessados para compor a referida comissão. Por fim, no tocante ao item de pauta 2.5 Plano de Oferta de Cursos, Adriana versou que está ocorrendo na UFFS a discussão da necessidade de haver um Plano de Oferta de Cursos, onde, o para o âmbito do Campus Chapecó, achou-se prudente trazer esta primeira discussão para o Conselho de Campus Chapecó, sendo algo que ainda terá mais desdobramentos e diálogos posteriormente. Desta maneira foi exposto aos conselheiros um rol de cursos propostos futuramente para o Campus Chapecó, a saber: Bacharelado Interdisciplinar, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações, além da duplicação do ingresso de Medicina e Enfermagem. Neste sentido, Adriana Luzardo repassou que os cursos elencados são resultantes de demanda advinda da comunidade regional, onde alguns destes cursos já estão em uma fase mais avançada de discussão junto às câmaras e conselhos da Instituição. Frisou que, no caso da Medicina, já está sendo elaborado um plano de duplicação. O processo de duplicação da Enfermagem, bem como a proposição de criação dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, ocorre por conta de um pedido do Ministério da Educação, o qual aponta para uma carência de profissionais destas áreas. Adriana complementou ao dizer que estes dois últimos cursos também foram um pedido, via Moção, da Câmara de Vereadores de Chapecó, além de repassar aos conselheiros que os cursos da área da saúde normalmente são solicitados quando houver um Hospital Universitário. Ponderou ainda que os demais cursos supracitados advém de solicitação de órgãos de classe e/ou de uma demanda regional pelos profissionais das áreas citadas. Sobre a proposição do Bacharelado Interdisciplinar, a conselheira Crhis argumentou que há um Grupo de Trabalho atuando para o andamento desta proposta, aos moldes do que já existe em outras instituições. Também repassou que a Coordenação Acadêmica não impede a criação de Grupos de Trabalho para implantação de cursos de pós-graduação, mas que, primeiramente, a viabilidade de criação de tais grupos são analisados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. A conselheira Rubi, por sua vez, alertou aos conselheiros da importância de que existam quesitos para que as decisões de criação de cursos sejam tomadas, além de que é fundamental que a universidade tenha formação em cursos da área de artes, a exemplo de Artes Cênicas. Em outra contribuição, o conselheiro Humberto Tosta questionou como se dará a metodologia para a elaboração do respectivo plano, especialmente as etapas de priorização e filtragem de possíveis novos cursos. Lembrou que, em 2014, a Instituição passou por este mesmo processo de discussão para a expansão, tanto de cursos, quanto de novos campi, mas que naquele momento havia uma metodologia na qual foram levantados alguns cursos no qual, posteriormente, se fez uma votação junto à comunidade acadêmica e regional, frisando que este processo resultou em um documento público que provavelmente está no site da universidade (MEM 72/DIR - CH/UFFS/2014). Ressaltou que deve-se pensar de maneira global, fortalecendo as áreas já existentes dentro da universidade, evitando-se criar cursos isolados que, em dado momento, possam ficar com uma baixa procura. Humberto também levantou a possibilidade de que sejam feitas parcerias para a oferta de cursos, exemplificando o caso do curso de Música do Campus Erechim no qual será realizada parceria com um instituto de música local, sem demanda de contratação de professores por parte da universidade. O conselheiro Péricles argumentou que os cursos de Ciências Contábeis e Direito aparentemente teriam demanda junto à comunidade. Já o membro Valdir Prigol mencionou a importância de se ter cursos como Cinema, Publicidade, Artes, Letras - Português e Inglês. O professor Mauro Menegotto, coordenador do futuro curso de Eng. Civil, relatou sobre os cursos priorizados no Plano de Expansão feito em 2016 (MEM 20/DIR - CH/UFFS/2016), no qual julgou importante que os mesmos também sejam retomados na atual discussão proposta. Neste sentido, o conselheiro Humberto Tosta achou válido considerar o curso de Relações Internacionais. Por sua vez, o membro Antônio Miranda recordou que, salvo melhor juízo, existia um grupo de trabalho para a criação do curso de Ciências Biológicas e outro para Comunicação Social. A conselheira Cláudia Felisbino sugeriu a criação do curso de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Valdir Prigol alertou de se averiguar se houve faculdades próximas que fecharam algum dos cursos citados por falta de demanda. Destacou também a importância de constar o curso de Jornalismo. A presidente do conselho concordou que é preciso estipular um método de escolha e análise, bem como saber o impacto que os novos cursos teriam na região, além de que sejam consideradas as Unidades Acadêmicas neste processo. Como encaminhamento, Adriana Luzardo sugeriu que todos os cursos citados aqui sejam inseridos no Plano a ser elaborado, dando espaço para manifestações antes de entregar a versão final para a reitoria, lembrando de apontar a necessidade de criação de estrutura e de mais pessoal para a oferta dos novos cursos. Por fim, Luzardo também pontuou ser interessante fazer esta discussão junto à Câmara de Vereadores de Chapecó. Em votação, o conselho aprovou o encaminhamento sugerido, ficando para um próximo momento a definição da metodologia e discussão de como fazer esta análise. Nada mais havendo a tratar, as quinze horas e cinquenta e dois minutos, com a conclusão da pauta, a presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretária(o) da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 08 de maio de 2025.
Data de publicação: 26 de maio de 2025.

Adriana Remiao Luzardo
Presidente do Conselho de Campus Chapecó