ATA Nº 5/CONSC RE/UFFS/2025
Aos dez dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e quarenta e sete minutos, no Auditório do Bloco dos Professores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária de 2025 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador Acadêmico, Ademir Roberto Freddo. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Adalgiza Pinto Neto (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico), Antonio Valmor de Campos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direitos Humanos), Camila Elizandra Rossi (Coordenadora do Curso de Nutrição), Dennis Fernandes Alves Bessada (Coordenador do Curso de Graduação em Física), Edson Antônio Santolin (Coordenador Administrativo), Felipe Beijamini (Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas), Márcia Adriana Dia Kraemer (Coordenadora do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol), Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia), Tatiana Champion (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Vanessa dos Santos Moura (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública); representantes docentes: Andréia Cristina de Souza, Berta Lúcia Pereira Villagra, Emerson Martins, Everton Artuso, Jackson Luís Martins Cacciamani, Marcelo Zanetti; representantes técnico-administrativo: Catiane Maria Dalcortivo, Samuel Aires Lourenço; representante discente: Marcelo Karol Galvão de Meira; representantes da comunidade regional: Saudi Mensor. Participou da sessão a seguinte conselheira suplente, no exercício da titularidade: Dalila Moter Benvegnu (Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul) (a partir das 14h37min). Acompanhou a sessão na condição de suplente: Aloísio João Scandolara (comunidade regional), Eloá Angélica Koehnlein (docente), Gilza Maria de Souza Franco (Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direitos Humanos), Jonatas Cattelam (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Tiago da Costa (docente). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Clóvis Piovezan (Coordenador Adjunto do Curso de Química), Marcos Antônio Beal (Diretor do Campus), Mayara Priscila Borsa (suplente comunidade regional), Neveraldo Oliboni (titular comunidade regional). Não compareceram à sessão sem apresentar justificativa: Cláudia Almeida Fioresi (Coordenadora do Curso de Química), (Liliana da Silva Butzge (suplente discente), Rafael Faller Deola (titular discente). Após conferência de quórum, o presidente passou ao Expediente. 1.1 Aprovação das atas das sessões anteriores. As Atas da 1ª Sessão Ordinária de 2025, 2ª Sessão Ordinária de 2025 e 3ª Sessão Ordinária de 2025 foram aprovadas sem ressalvas. Abstiveram-se das votações os conselheiros Marcelo Zanetti e Camila Elizandra Rossi, por não terem participado das referidas sessões. 1.2 Informes. A conselheira Tatiana Champion informou que de 1º a 3 de setembro, o Campus Realeza sediará o IV SIMPÓS-SUL 2025, com transmissão online pelo Youtube. O conselheiro Saudi Mensor informou que a AMSOP, ACAMSOP, Itaipu e demais entidades parceiras promoverão o evento “Sudoeste em Ação”, dia 13 de junho, a partir das 14h, na sede da AMSOP. O conselheiro Tiago da Costa informou que a Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Administração Pública ocorrerá entre os dias 30 de junho e 5 de julho. O conselheiro Felipe Beijamini informou que entre os dias 2 e 6 de junho foi ralizada a Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Química, que contou com mais de 100 (cem) inscritos, participantes da comunidade regional, professores, especialmente do ensino básico. A primeira noite teve uma palestra com o professor Guilherme Brockington, do Instituto Idor, com o transporte do palestrante financiado pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, que não mediu esforços para angariar recurso e permitir a realização do evento. Além disso, na sexta-feira, 6 de junho, foi realizada uma roda de conversa sobre pesquisa e inovação a partir de uma perspectiva sustentável, com participação da da Doutoranda MSc. Alini de Almeida, egressa do Campus Realeza e que hoje é coordenadora de PDI em uma empresa multinacional em São Paulo, que também teve o seu transporte custeado pelo Centro Acadêmico. O conselheiro Edson Antonio Santolin informou que, com relação ao orçamento, o Campus passou a atuar com 1/12, correspondente a 8,3% do orçamento, mesmo assim é um orçamento bem curto considerando todos os contratos que a instituição tem e materiais a serem pagos, obras e afins. Porém, salientou que demandas importantes, inadiáveis e emergenciais, devem ser comunicadas à equipe diretiva, para buscar a viabilização com a Reitoria. Com relação às sete vagas docentes incluídas no último concurso, informou que seis já foram nomeadas e uma vaga, da área do Direito, não teve aprovados. O conselheiro informou também que, conforme Instrução Normativa Nº 5/2023, todos os servidores precisam agendar suas férias até o último dia de março do exercício de 2025. Com relação às obras, o conselheiro informou que foi iniciado o processo licitatório para construção do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos, com sessão prevista para o dia 25 de junho. Destacou que esta é uma obra de, aproximadamente, R$ 9 milhões, realizada com verba oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Sobre a conclusão das obras do Galpão das Áreas Experimentais e da Cantina, o certame foi publicado no dia 21 de dezembro de 2024, mas devido a um problema no sistema do Governo, foi necessário cancelar os itens e não houve tempo hábil para uma republicação naquele ano. Diante deste contexto, foi com o Reitor e a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) de que, independente do cenário financeiro, as obras serão concluídas esse ano. Os valores corrigidos para a conclusão da obra da Cantina é de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) e do Galpão das Áreas Experimentais de R$ 565.000,00 (quinhentos e sessenta e cinco mil reais). A expectativa é que entre julho e agosto seja publicada nova licitação. O conselheiro Antonio Valmor de Campos informou que estão abertas as inscrições, até 20 de junho, para o Programa de Pós-Graduação Profissional em Direitos Humanos, com oferta de 20 vagas e ingresso no segundo semestre de 2025. Por fim, o conselheiro reforçou o convite para a Festa Junina dos servidores do Campus, prevista para dia 25 de junho, a partir das 15h, no saguão do Bloco dos Professores. A conselheira Vanessa dos Santos Moura informou que ela e um grupo de alunas do Curso de Graduação em Administração Pública participarão da Operação Rondon Paraná 2025, de 9 a 22 de julho, no município de Nova América da Colina, localizado no norte pioneiro do Paraná. Até o momento, seis estudantes se inscreveram para participar do projeto, havendo ainda 4 vagas disponíveis para o Campus Realeza, caso algum servidor ou discente tenha interesse. A operação é financiada e organizada pelo Ministério da Defesa. O conselheiro Jackson Luis Martins Cacciamani informou que foi publicada uma coletânea de livros de educação estética e educação estético-ambiental, a partir de uma parceria com o grupo de pesquisa Eco-estética, da Universidade Federal de Pelotas, da qual o conselheiro participa e que também tem a participação do professor cubano Pablo René Estévez Rodríguez. Encerrado o Expediente, o presidente passou à leitura da Ordem do Dia: 2.1 Política de Prevenção e Enfrentamento de Assédios, Discriminações e Violências no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 2.2 Processo Nº 23205.012586/2025-11: Minuta do Regimento Interno da Unidade Clínica Escola de Graduação. 2.3 Processo Nº 23205.013986/2025-43: Constituição de comissão responsável pela proposta de implantação do Domínio Formativo Curricular das Ciências Exatas. 2.4 Processo Nº 23205.014365/2025-87: Criação do Jardim Botânico. 2.5 Processo Nº 23205.011414/2025-20: Comissão de implantação do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos do Campus Realeza. 2.6 Processo Nº 23205.004228/2025-34: Solicitação de alocação de vaga docente, Campus Realeza, proveniente de vacância, referente ao código de vaga 0335227. O Pleno aprovou a pauta sem alterações. Passou-se ao item 2.1 Política de Prevenção e Enfrentamento de Assédios, Discriminações e Violências no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O presidente solicitou ao Pleno direito a voz ao servidor Fernando Perobelli Ferreira, membro do Grupo de Trabalho (GT) responsável para enfrentamento aos assédios no âmbito da UFFS, constituído pela Portaria Nº 3175/GR/UFFS/2023, sendo a solicitação acolhida pelos conselheiros. O servidor Fernando Perobelli Ferreira passou à apresentação da minuta Política de Prevenção e Enfrentamento de Assédios, Discriminações e Violências no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Na sequência, passou à discussão sobre o tema. Destacou a importância de se falar sobre assédio e discriminação no âmbito institucional, pois são situações que ocorrem e acabam violando a dignidade e integridade das pessoas. Dentro do ambiente de trabalho, isso acaba gerando muita tensão e deixando o ambiente insalubre, podendo, em alguns casos, alterar a saúde física e mental das pessoas e, consequentemente, impactando a produtividade dos envolvidos. Salientou que a administração pública deve se guiar pelo princípio da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da valorização social do trabalho, da proibição de todas as formas de discriminação, do direito à saúde e da segurança no trabalho. Disse que essas questões de assédio moral, sexual e discriminação acabam ameaçando o direito dos trabalhadores da administração pública a ter um ambiente livre de violências e violam o princípio, a dignidade da pessoa humana e a moralidade no serviço público. Comprometendo, por fim, a integridade pública na organização que o servidor trabalha. De uma forma geral, atinge principalmente mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, mulheres transexuais e transvestis, pessoas atravessadas pela discriminação etária, especialmente as mulheres. Dados indicam que 47% das mulheres já foram assediadas no mercado de trabalho, mas que só 5% delas acaba denunciando o assédio sofrido para a empresa que trabalha. São uma em cada seis, ao final das contas, que são vítimas de assédio sexual principalmente e acabam pedindo demissão do trabalho por conta do assédio sofrido. Os dados mostram também que 35% das mulheres afirmam viver sobre medo constante no ambiente de trabalho por causa das questões de assédio e 30% sentem falta de confiança em si, mas principalmente nos colegas e nos outros que estão ao seu redor. Dados da Ouvidoria Geral da União, que foram retirados diretamente da plataforma Fala Brasil, que a Ovidoria utiliza para recebimento principalmente de denúncias, mas de outras manifestações também, mostram que 37% das vítimas de assédio sexual são do gênero feminino e 95% dos denunciados são do gênero masculino. Com relação a pessoas LGBTQIA+, 24% alegam que já sofreram discriminação, assédio e intimidação no ambiente de trabalho, enquanto que esse percentual acaba sendo de 12% entre pessoas hétero. Pessoas com deficiência, dados do Ministério Público de Trabalho de 2020 demonstram que aproximadamente 70% das pessoas com deficiência sofrem discriminação, assédio moral, sexual e violência física no trabalho. E quando se fala em profissionais negros, o dado do Instituto Ethos demonstra que 53,5% dos profissionais negros no Brasil já sofreram algum tipo de preconceito racial no ambiente do trabalho, apenas 29% ocupam cargos gerenciais, apesar de serem 56% da população negra, ficando os restantes, 69% mais ou menos, de cargos ocupados por pessoas brancas. Com relação aos números da própria UFFS, a Ouvidoria Institucional recebe uma média anual de, aproximadamente, 200 manifestações. Em 2024, foram recebidas 193, sendo 125 denúncias, identificadas ou anônimas. Das manifestações recebidas no referido ano, 36 foram manifestações sobre assédio moral, 8 de assédio sexual e 6 sobre discriminação. Com relação especificamente às denúncias identificadas, os prováveis casos de assédio moral figuraram em 47%, o assédio sexual 9% e casos de discriminação, ou prováveis discriminações dentro da instituição em torno de 7%. Explicou que em 2024, a UFFS e, aproximadamente, 63 universidades federais foram auditadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No início de 2025, o TCU encaminhou uma série de questionamentos para a instituição, além de fazer visita in loco a 10 universidades federais, na qual fizeram análise do conteúdo das respostas, toda revisão documental, revisão legal sobre o tema, fizeram uma análise individualizada de cada instituição e publicaram uma matriz de achados num relatório. Esse relatório apresentou algumas informações relevantes, como a ausência de política de prevenção de combate e assédio em aproximadamente 61% das instituições das universidades públicas federais. Isso não significa, necessariamente, que não tenha sido feito nada quando as situações ocorrem e chegam ao conhecimento da administração pública, os assuntos estão sendo encaminhados. Mas o que tem sido alegado pelo TCU, pela Corregedoria Geral da União (CGU) e pela Ouvidoria Geral da União é que a política institucionalizada é um instrumento que facilita, norteia e orienta como que devem ser as ações a partir do momento que as denúncias são recebidas. Além disso, prevê outras coisas como, por exemplo, a criação dos núcleos de acolhimento, de comissões que vão tratar especificamente do assunto, além de ações de capacitação e sensibilização. Os principais objetivos da política são promover o ambiente profissional acadêmico livre de comportamentos inadequados, fomentar a gestão humanizada dos espaços institucionais, desenvolver ações de prevenção, criar ambientes seguros e dignos, definir estruturar instâncias institucionais de acolhimento e orientação, assegurar sigilo aos denunciantes, assegurar a não-revitimização, a linguagem inclusiva e a utilização também da comunicação não violenta quando tratar desses temas. O servidor destacou, também, que com o encaminhamento e a aprovação da política, foi remetida ao Gabinete do Reitor a proposta de alteração estrutural da Ouvidoria, cuja principal modificação trata da designação de ouvidores nos campi também, a fim da Ouvidoria se fazer presente e poder atuar de forma mais incisiva na parte do acolhimento e recebimento de denúncias, principalmente nos campi da Instituição. Por fim, salientou que é um esforço muito grande, então que o GT tem feito em nome da instituição para demonstrar o compromisso da Instituições Federais de Ensino com ambientes livres da discriminação da violência, o compromisso com enfrentamentos, situações de assédio e para ressaltar a importância da adesão da comunidade acadêmica para o sucesso das políticas. O presidente agradeceu ao servidor Fernando Perobelli Ferreira pela apresentação da matéria e propôs que a minuta seja encaminhada à comunidade acadêmica, estipulando o prazo de 15 dias para remetimento de destaques à minuta para o GT. O Pleno aprovou por consenso o encaminhamento proposto pelo presidente. 2.2 Processo Nº 23205.012586/2025-11: Minuta do Regimento Interno da Unidade Clínica Escola de Graduação. A conselheira Camila Elizandra Rossi apresentou a matéria. Esclareceu que a Unidade Clínica Escola de Nutrição já possui em regulamento próprio, mas agora é necessária a readequação deste dispositivo com base no Regimento Interno do Campus, aprovado em agosto de 2024 pelo Consuni. Diante do exposto, a Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição encaminhou uma minuta substitutiva para deliberação do Conselho do Campus. Na sequência, o presidente propôs dois encaminhamentos: designar a Comissão Permanente de Legislação e Normas (CPLN) ou uma relatoria ad hoc para analisar a matéria. Submetidos os encaminhamento à votação, o Pleno aprovou a designação da CPLN por 19 votos favoráveis e 1 abstenção. O conselheiro Felipe Beijamini justificou que absteve-se da votação por não ter acompanhado toda a discussão da matéria. O Pleno definiu o prazo de 60 (sessenta) dias para a comissão apresentar o parecer. 2.3 Processo Nº 23205.013986/2025-43: Constituição de comissão responsável pela proposta de implantação do Domínio Formativo Curricular das Ciências Exatas. O conselheiro Everton Artuso apresentou o Ofício Nº 21/2025 – ACAD-RE, que solicita a constituição de comissão responsável pela proposta de implantação do Domínio Formativo Curricular das Ciências Exatas no Campus Realeza, composta pelos seguintes membros: a) Docentes da área da Matemática: Everton Artuso e Marcos Lendro Ohse; b) Docentes da área da Física: Dennis Fernandes Alves Bessada e Viviane Scheibel de Almeida; c) Docentes da área da Química: Letíére Cabreira Soares e Fernanda Oliveira Lima. O presidente submeteu a composição à votação, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Ficou definido o prazo de 90 (noventa) dias para a comissão apresentar a proposta ao Conselho do Campus. 2.4 Processo Nº 23205.014365/2025-87: Criação do Jardim Botânico. A conselheira Berta Lucia Pereira Villagra apresentou um breve histórico da implantação do Jardim Botânico no Campus Realeza. Na sequência, o conselheiro Edson Antônio Santolin apresentou o Ofício Nº 68/2025 – CRE, que solicita a oficialização da criação do Jardim Botânico do Campus Realeza, e a minuta de Resolução que institui o Jardim Botânico Universitário do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e dispõe sobre sua organização, missão, gestão e competências. O presidente submeteu a minuta à votação, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. 2.5 Processo Nº 23205.011414/2025-20: Comissão de implantação do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos do Campus Realeza. O conselheiro Edson Antonio Santolin apresentou o Ofício Nº 70/2025 – CRE, que solicita a criação da Comissão de Implantação do Centro de Referência de Controle de Qualidade de Alimentos (CRCQA) do Campus Realeza. Disse que a solicitação se dá pela iminência da contratação e início da execução da obra do Centro de Referência. Além de atuar junto com a equipe de gestão e fiscalização do contrato da obra, que contará com vários servidores, a comissão também poderá propor diretrizes de melhorias para o funcionamento do Centro de Referência. Na sequência, o conselheiro apresentou a minuta de Resolução que recomenda a constituição da Comissão de Implantação do Centro de Referência de Controle de Qualidade de Alimentos do Campus Realeza. Esclareceu que, conforme disposto na minuta, a constituição da comissão e designação dos membros será feita pelo Diretor do Campus, por meio de Portaria. O presidente submeteu à aprovação a recomendação da constituição da comissão, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. 2.6 Processo Nº 23205.004228/2025-34: Solicitação de alocação de vaga docente, Campus Realeza, proveniente de vacância, referente ao código de vaga 0335227. O conselheiro Everton Artuso apresentou o Parecer Nº 1/ACAD-RE/UFFS/2025, com a seguinte análise: “Com base na fundamentação do item II, a Coordenação Acadêmica vem, para apreciação e deliberação do Conselho de Campus, emitir este parecer. Após análise detalhada das cargas horárias, os membros do NPPD-RE constataram que o curso de Nutrição, o qual apresenta carga horária média de 376,06 horas/ano de ensino após a saída da professora Sthefane Janaina de Moura Escobar, via processo judicial, foi o curso que apresentou maior defasagem na carga horária docente. Todavia, o processo de remoção permanente, que não gera possibilidade de contratação de docente substituto, para acompanhamento de cônjuge para UFSC da docente Sthefane Janaina de Moura Escobar ainda está em fase de liminar concedida pela justiça, de modo que a decisão final sobre a destinação do código de vaga ocupado pela docente em questão ainda se encontra em aberto. Com base nesse fato, a Coordenação Acadêmica recomenda que a destinação do código de vaga nº 0335227 seja postergado em um ano, ou seja, volte a ser discutido em junho de 2026, ou quando o processo citado tenha decisão definitiva da justiça, o que ocorrer primeiro, e que o docente substituto associado a esta vaga seja disponibilizado, por este período de tempo, para o curso de Nutrição do Campus Realeza, mitigando assim, temporariamente, os prejuízos da saída da professora Sthefane Janaina de Moura Escobar da Instituição. Este é o Parecer para apreciação e deliberação do Conselho do Campus”. A conselheira Camila Elizandra Rossi explicou que, com a remoção da docente Sthefane Janaina de Moura Escobar, o CCR que ela ministrava e o orientação de estágios ficariam descobertos esse semestre, o que ocasionaria um prejuízo muito relevante para os estudantes que estão para se formar no final deste ano. Disse que só foi possível ajustar os estágios para mitigar esse problema porque outros substitutos deram apoio, mas de outras áreas, inclusive, e que às vezes acabam não conseguindo aprofundar nos conteúdos específicos dessa área. Na sequência, a conselheira solicitou ao Pleno direito a voz à representante do Centro Acadêmico de Nutrição, Juliana Forcelini, sendo acolhido pelos conselheiros. A discente Juliana Forcelini fez a leitura da manifestação do Centro Acadêmico (CA) sobre a situação do Curso de Graduação em Nutrição. No documento, o CA manifesta sua preocupação com a situação emergencial que o Curso enfrenta atualmente. Destaca que o curso opera hoje com apenas oito professores nutricionistas, número insuficiente para garantir o funcionamento adequado do curso e a continuidade de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O documento traz uma comparação com o Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó, que possui a mesma carga horária que o Curso de Nutrição, mas conta com mais de 20 professores enfermeiros. Salienta que essa discrepância gera uma sobrecarga nos professores e compromete a qualidade da formação acadêmica, além de colocar em risco a continuidade do próprio curso. Atualmente, professores estão sendo obrigados a assumir disciplinas que não são de sua área de formação, inevitavelmente a perdas significativas na qualidade de ensino, comprometendo o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes, causando insegurança, desmotivação e frustração nos mesmos. Ademais, vários projetos de extensão precisaram ser suspensos ou estão em risco, afetando diretamente os alunos, especialmente aqueles que dependem das bolsas para garantir sua permanência na universidade, além de prejudicar aqueles que buscam adquirir experiência na área. Alunos estão sem aula desde o início do semestre em disciplinas obrigatórias, como Nutrição dos Estágios da Vida II, Avaliação Nutricional e no Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Clínica Ambulatorial. Este último compromete o funcionamento da Clínica Escola de Nutrição, que atende gratuitamente a população de Realeza e região, e sem a qual não é possível cumprir parte importante da formação dos alunos e os atendimentos serão suspensos. O documento ressaltsa, ainda, que antes de decidir pela criação de novos cursos, o Campus precisa consolidar e estruturar os cursos que já existem, garantindo docentes em número adequado, condições de ensino, pesquisa e extensão e, sobretudo, respeito à comunidade acadêmica que depende disso para sua formação e futuro profissional. O CA, enquanto representantes dos discentes do Curso de Graduação em Nutrição, pede que a vaga docente disponível neste momento seja destinada imediatamente ao curso, como medida emergencial e indispensável para garantir sua continuidade. A conselheira Eloá Angélica Koehnlein disse que encaminhamento apresentato no Parecer da Coordenação Acadêmica auxilia o Curso de Nutrição de modo emergencial, com relação às aulas, a não ter mais cancelamentos de CCRs, mas não contempla o Curso com relação a todas as demais atividades, a parte relativa aos projetos de pesquisa, projetos de extensão e as coordenações diversas. Ressaltou que o Curso tem operado com metade do corpo docente composto por nutricionistas efetivos e metade por substitutos, que é uma situação desumana e que é necessário analisar até onde os docentes efetivos vão conseguir carregar todas as coordenações, os projetos, sem adoecer. A conselheira Gilza Maria de Souza Franco destacou que a UFFS possui uma distribuição muito desigual de cargas horárias em todos os campi, que o Campus Realeza é um dos que possui maior carga horária docente, enquanto em outros campi há docente que não chegam a 8 horas. Salientou que mostra que tem um problema sério e crônico na universidade que precisa ser resolvido de alguma forma. Disse que se a UFFS conseguisse fazer esse redimensionamento, possivelmente sobraria alguns códigos de vagas e que poderiam suprir esse tipo de emergência exposta pelo Curso de Nutrição. Disse que o parecer apresentado pela Coordenação Acadêmica não resolve o problema do Curso de Nutrição, mas traz um solução temporária, tentando fazer um equilíbrio entre os diferentes cursos do Campus. A conselheira Camila Elizandra Rossi disse que o Campus Realeza se mostra muito organizado frente a outros campi, mas que e fosse levar em conta o estudo de professores e técnicos que foi feito, o Campus precisaria muitas vagas. Concordou que o encaminhamento proposto parece conciliador, parcimônico, ainda que atenda temporária, parcialmente e emergencialmente o Curso de Nutrição. Porém, a conselheira deixou manifestado que, caso não haja o retorno da docente Sthefane Janaina de Moura Escobar para o Campus, o Curso brigará c por uma vaga para suprir a demanda, pois é inviável para o Curso ficar ad eternum com professores substitutos. O presidente submeteu à votação o parecer da Coordenação Acadêmica, sendo aprovados por unanimidade pelos conselheiros. Esgotadas as pautas do dia, às quinze horas e cinquenta e oito minutos, o presidente deu por encerrada a sessão, da qual eu, Suellen Karoliny Sergel de Oliveira, Chefe da Secretaria da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.
ADEMIR ROBERTO FREDDO Presidente do Conselho do Campus em exercício |
SUELLEN KAROLINY SERGEL DE OLIVERA Chefe da Secretaria da Direção e Órgãos Colegiados |
Data do ato: Realeza-PR, 10 de junho de 2025.
Data de publicação: 11 de setembro de 2025.
Ademir Roberto Freddo
Presidente do Conselho de Campus - Realeza em exercício
Suellen Karoliny Sergel
Chefe da Secretaria de Direção e Órgãos Colegiados - Realeza