DECISÃO Nº 9/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025

Aprova relatório do curso de pós-graduação lato sensu Aperfeiçoamento Escola da Terra, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 
O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, faz saber que a CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), considerando:
a. o Processo nº 23205.033429/2024-68; e
b. as deliberações ocorridas na 1ª Sessão Ordinária de 2025,


DECIDE:

Art. 1º Aprovar o relatório do curso de pós-graduação lato sensu Aperfeiçoamento Escola da Terra, da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O curso, com carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, foi ofertado pelo Campus Laranjeiras do Sul-PR, no período de novembro de 2023 a agosto de 2024.
 
Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 1ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 24 de fevereiro de 2025.

 

JOÃO ALFREDO BRAIDA
Presidente do Conselho Universitário

JOVILES VIToRIO TREVISOL

Presidente em exercício da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
 
 
ANEXO I
DA DECISÃO Nº 9/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
 

RELATÓRIO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA, OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

  1. Dados de identificação do curso

Nome do curso: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA

Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES):  Educação CÓDIGO DO CNPq  7.08.00.00-6

Forma de oferta: Presencial - Alternância

Proponente:

(   )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação 

Especificar:

( X ) Grupo de Pesquisa

Especificar:

(   ) Pró-Reitoria(as)

Especificar: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA)

Campus de oferta: Campus – UFFS – Laranjeiras do Sul

Documento de aprovação da oferta do curso: Portaria ou Decisão nº Nº 23/2023 - CONSUNI - CPPGEC 

 

  1. Dados do coordenador do curso

Nome completo: Ana Cristina Hammel

Titulação acadêmica: doutora

Portaria de designação:  Nº 1061/GR/UFFS/2023, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2023 

E-mail: ana.hammel@uffs.edu.br

Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902013686022606 

 

  1. Caracterização do curso

Data de início: 23 de novembro de 2023

Data de término: 16 de agosto de 2024

Carga horária total: 180 horas

 

Alteração no cronograma:

A previsão de início era setembro de 2023, porém não conseguimos encaminhar os processos internos no prazo e houve atraso nas inscrições e matrículas, sendo possível iniciar somente em novembro, no período de dezembro a fevereiro os professores tiveram férias docentes. A previsão do término era junho de 2024, porém devido ao atraso inicial acertamos que a última etapa seria em julho com a apresentação do TCC, ocorre que também não foi possível, pois tivemos a greve na universidade e várias paralisações no estado em função do fechamento das escolas, sendo que alguns professores do curso foram diretamente afetados. Assim sendo em consenso com o órgão financiador e com a secretaria de estado fizemos a última etapa na segunda semana de agosto.

Em função da greve dos docentes muitos trabalhos e orientações foram paralisados, sendo possível somente agora finalizar o relatório e encaminhar para análise. 

 

  1. Das vagas, Matrículas e Concluintes

Vagas ofertadas: 100 

 - 50 Vagas TURMA 01

 - 50 Vagas TURMA 02 

Inscritos: 87

- 46 Inscritos TURMA 01

- 41 Inscritos TURMA 02 

Matriculados: 87

- 46 matriculados TURMA 01

- 41 matriculados TURMA 02

Desistentes: 

Evasão: 17

- 8 referente TURMA 01

- 9 referente TURMA 02

*Que não formalizaram a desistência

Concluintes (Especialistas): 

Certificados de Aperfeiçoamento: 61

- 31 Certificados da TURMA 01

- 30 Certificados da TURMA 02

Declarações de Estudo: 9

- 7 Referente TURMA 01

- 2 Referente TURMA 02

 

  1. Público Alcançado

Professores das escolas situadas em área rural/ escolas do campo do estado do Paraná, sendo de mais de 30 cidades do estado. Proporcionou o debate sobre a Educação do Campo e os desafios enfrentados pelos professores e estudantes a partir dos avanços da política neoliberal adotada na SEED-PR, sobretudo com a junção de turmas e fechamento das escolas no campo paranaense. 

 

  1. Matriz Curricular e Docentes

Disciplina

Carga horária

Período de Oferta

Professor Responsável

(nome completo)

Titulação

O impacto das políticas neoliberais na educação 

10

Março 

Régis Clemente da Costa 

Doutor

Fundamentos da educação rural e educação do campo

10

Maio

Marcos Gehrke

Doutor

Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares 

10

Abril

Ionah Beatriz Beraldo Matheus 

Mestra 

Princípios e práticas agroecológicas na educação do campo

20

Junho

Roberto Finatto 

Doutor

A cooperação na escola e na comunidade 

20

Junho

Anelise Campos

Mestra

Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida

10

Maio

Ana Cristina Hammel

Doutora

Metodologia da Pesquisa

10

Maio

Ana Cristina Hammel

Doutora

A periodização do desenvolvimento humano

10

Março

Natacha Eugênia Janata

Doutora

Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas

20

Abril

Maria Isabel Farias

Doutora

Práticas pedagógicas na área de das linguagens

20

Abril

Marcos Gehrke

Doutor

Elaboração do trabalho de conclusão de curso – TCC 

20

Agosto

Ana Cristina Hammel

Doutora

Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática

20

Agosto

Vitor de Moraes

Doutor

6.1 Dados do Corpo docente substituto: 

Nome completo

Titulação:

Forma de contratação:

Experiência acadêmica e profissional:

Endereço Currículo Lattes

 

  1. Descrição dos pontos fortes do curso

A oferta em alternância foi um ponto forte do Curso, pois possibilitou a vinda para universidade, O fato de reunir vários estudantes de diferentes localidades foi uma riqueza para a turma.

 

  1. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso

1. Muitos professores tiveram problemas com o cronograma – embora não tivemos trocas alguns professores que assumiriam as disciplinas juntos acabaram desistindo;

2. Problemas na entrega do documento da matrícula, muitos não se organizaram e não trouxeram e acabaram não se matriculando, são muitas etapas e os estudantes acabam confundindo.

3. Falta de organização para confecção do TCC, dificuldade do contato com o orientador, falta de organização no tempo.

 

  1. Considerações finais

A turma teve baixa desistência e alguns problemas na finalização do TCC, o regime de alternância se configura como uma saída para os estudantes trabalhadores.

Consideramos também as condições de oferta com o pagamento de alojamento e alimentação que ajudaram na permanência, ademais as condições de estrutura da UFFS foram importante para esse resultado. 

 

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 28 de fevereiro de 2025.
Data de publicação: 06 de março de 2025.

Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura