DECISÃO Nº 9/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025
a. o Processo nº 23205.033429/2024-68; e
b. as deliberações ocorridas na 1ª Sessão Ordinária de 2025,
DECIDE:
JOVILES VIToRIO TREVISOL
RELATÓRIO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA, OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
- Dados de identificação do curso
Nome do curso: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA |
Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): Educação CÓDIGO DO CNPq 7.08.00.00-6 |
Forma de oferta: Presencial - Alternância |
Proponente: ( )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação Especificar: ( X ) Grupo de Pesquisa Especificar: ( ) Pró-Reitoria(as) Especificar: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA) |
Campus de oferta: Campus – UFFS – Laranjeiras do Sul |
Documento de aprovação da oferta do curso: Portaria ou Decisão nº Nº 23/2023 - CONSUNI - CPPGEC |
- Dados do coordenador do curso
Nome completo: Ana Cristina Hammel |
Titulação acadêmica: doutora |
Portaria de designação: Nº 1061/GR/UFFS/2023, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2023 |
E-mail: ana.hammel@uffs.edu.br |
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902013686022606 |
- Caracterização do curso
Data de início: 23 de novembro de 2023 |
Data de término: 16 de agosto de 2024 |
Carga horária total: 180 horas |
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Alteração no cronograma: A previsão de início era setembro de 2023, porém não conseguimos encaminhar os processos internos no prazo e houve atraso nas inscrições e matrículas, sendo possível iniciar somente em novembro, no período de dezembro a fevereiro os professores tiveram férias docentes. A previsão do término era junho de 2024, porém devido ao atraso inicial acertamos que a última etapa seria em julho com a apresentação do TCC, ocorre que também não foi possível, pois tivemos a greve na universidade e várias paralisações no estado em função do fechamento das escolas, sendo que alguns professores do curso foram diretamente afetados. Assim sendo em consenso com o órgão financiador e com a secretaria de estado fizemos a última etapa na segunda semana de agosto. Em função da greve dos docentes muitos trabalhos e orientações foram paralisados, sendo possível somente agora finalizar o relatório e encaminhar para análise. |
- Das vagas, Matrículas e Concluintes
Vagas ofertadas: 100 - 50 Vagas TURMA 01 - 50 Vagas TURMA 02 |
Inscritos: 87 - 46 Inscritos TURMA 01 - 41 Inscritos TURMA 02 |
Matriculados: 87 - 46 matriculados TURMA 01 - 41 matriculados TURMA 02 |
Desistentes: |
Evasão: 17 - 8 referente TURMA 01 - 9 referente TURMA 02 *Que não formalizaram a desistência |
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Concluintes (Especialistas): |
Certificados de Aperfeiçoamento: 61 - 31 Certificados da TURMA 01 - 30 Certificados da TURMA 02 |
Declarações de Estudo: 9 - 7 Referente TURMA 01 - 2 Referente TURMA 02 |
- Público Alcançado
Professores das escolas situadas em área rural/ escolas do campo do estado do Paraná, sendo de mais de 30 cidades do estado. Proporcionou o debate sobre a Educação do Campo e os desafios enfrentados pelos professores e estudantes a partir dos avanços da política neoliberal adotada na SEED-PR, sobretudo com a junção de turmas e fechamento das escolas no campo paranaense. |
- Matriz Curricular e Docentes
Disciplina |
Carga horária |
Período de Oferta |
Professor Responsável (nome completo) |
Titulação |
O impacto das políticas neoliberais na educação |
10 |
Março |
Régis Clemente da Costa |
Doutor |
Fundamentos da educação rural e educação do campo |
10 |
Maio |
Marcos Gehrke |
Doutor |
Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares |
10 |
Abril |
Ionah Beatriz Beraldo Matheus |
Mestra |
Princípios e práticas agroecológicas na educação do campo |
20 |
Junho |
Roberto Finatto |
Doutor |
A cooperação na escola e na comunidade |
20 |
Junho |
Anelise Campos |
Mestra |
Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida |
10 |
Maio |
Ana Cristina Hammel |
Doutora |
Metodologia da Pesquisa |
10 |
Maio |
Ana Cristina Hammel |
Doutora |
A periodização do desenvolvimento humano |
10 |
Março |
Natacha Eugênia Janata |
Doutora |
Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas |
20 |
Abril |
Maria Isabel Farias |
Doutora |
Práticas pedagógicas na área de das linguagens |
20 |
Abril |
Marcos Gehrke |
Doutor |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso – TCC |
20 |
Agosto |
Ana Cristina Hammel |
Doutora |
Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática |
20 |
Agosto |
Vitor de Moraes |
Doutor |
6.1 Dados do Corpo docente substituto:
Nome completo: |
Titulação: |
Forma de contratação: |
Experiência acadêmica e profissional: |
Endereço Currículo Lattes: |
- Descrição dos pontos fortes do curso
A oferta em alternância foi um ponto forte do Curso, pois possibilitou a vinda para universidade, O fato de reunir vários estudantes de diferentes localidades foi uma riqueza para a turma. |
- Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
1. Muitos professores tiveram problemas com o cronograma – embora não tivemos trocas alguns professores que assumiriam as disciplinas juntos acabaram desistindo; 2. Problemas na entrega do documento da matrícula, muitos não se organizaram e não trouxeram e acabaram não se matriculando, são muitas etapas e os estudantes acabam confundindo. 3. Falta de organização para confecção do TCC, dificuldade do contato com o orientador, falta de organização no tempo. |
- Considerações finais
A turma teve baixa desistência e alguns problemas na finalização do TCC, o regime de alternância se configura como uma saída para os estudantes trabalhadores. Consideramos também as condições de oferta com o pagamento de alojamento e alimentação que ajudaram na permanência, ademais as condições de estrutura da UFFS foram importante para esse resultado. |
Data do ato: Chapecó-SC, 28 de fevereiro de 2025.
Data de publicação: 06 de março de 2025.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura