DECISÃO Nº 9/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025
a. o Processo nº 23205.033429/2024-68; e
b. as deliberações ocorridas na 1ª Sessão Ordinária de 2025,
 DECIDE:
JOVILES VIToRIO TREVISOL
RELATÓRIO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA, OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
- Dados de identificação do curso
| Nome do curso: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ESCOLA DA TERRA | 
| Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): Educação CÓDIGO DO CNPq 7.08.00.00-6 | 
| Forma de oferta: Presencial - Alternância | 
| Proponente: ( )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação Especificar: ( X ) Grupo de Pesquisa Especificar: ( ) Pró-Reitoria(as) Especificar: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA) | 
| Campus de oferta: Campus – UFFS – Laranjeiras do Sul | 
| Documento de aprovação da oferta do curso: Portaria ou Decisão nº Nº 23/2023 - CONSUNI - CPPGEC | 
- Dados do coordenador do curso
| Nome completo: Ana Cristina Hammel | Titulação acadêmica: doutora | 
| Portaria de designação: Nº 1061/GR/UFFS/2023, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2023 | E-mail: ana.hammel@uffs.edu.br | 
| Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902013686022606 | |
- Caracterização do curso
| Data de início: 23 de novembro de 2023 | Data de término: 16 de agosto de 2024 | 
| Carga horária total: 180 horas | |
| Alteração no cronograma: A previsão de início era setembro de 2023, porém não conseguimos encaminhar os processos internos no prazo e houve atraso nas inscrições e matrículas, sendo possível iniciar somente em novembro, no período de dezembro a fevereiro os professores tiveram férias docentes. A previsão do término era junho de 2024, porém devido ao atraso inicial acertamos que a última etapa seria em julho com a apresentação do TCC, ocorre que também não foi possível, pois tivemos a greve na universidade e várias paralisações no estado em função do fechamento das escolas, sendo que alguns professores do curso foram diretamente afetados. Assim sendo em consenso com o órgão financiador e com a secretaria de estado fizemos a última etapa na segunda semana de agosto. Em função da greve dos docentes muitos trabalhos e orientações foram paralisados, sendo possível somente agora finalizar o relatório e encaminhar para análise. | |
- Das vagas, Matrículas e Concluintes
| Vagas ofertadas: 100 - 50 Vagas TURMA 01 - 50 Vagas TURMA 02 | Inscritos: 87 - 46 Inscritos TURMA 01 - 41 Inscritos TURMA 02 | Matriculados: 87 - 46 matriculados TURMA 01 - 41 matriculados TURMA 02 | 
| Desistentes: | Evasão: 17 - 8 referente TURMA 01 - 9 referente TURMA 02 *Que não formalizaram a desistência | |
| Concluintes (Especialistas): | Certificados de Aperfeiçoamento: 61 - 31 Certificados da TURMA 01 - 30 Certificados da TURMA 02 | Declarações de Estudo: 9 - 7 Referente TURMA 01 - 2 Referente TURMA 02 | 
- Público Alcançado
| Professores das escolas situadas em área rural/ escolas do campo do estado do Paraná, sendo de mais de 30 cidades do estado. Proporcionou o debate sobre a Educação do Campo e os desafios enfrentados pelos professores e estudantes a partir dos avanços da política neoliberal adotada na SEED-PR, sobretudo com a junção de turmas e fechamento das escolas no campo paranaense. | 
- Matriz Curricular e Docentes
| Disciplina | Carga horária | Período de Oferta | Professor Responsável (nome completo) | Titulação | 
| O impacto das políticas neoliberais na educação | 10 | Março | Régis Clemente da Costa | Doutor | 
| Fundamentos da educação rural e educação do campo | 10 | Maio | Marcos Gehrke | Doutor | 
| Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares | 10 | Abril | Ionah Beatriz Beraldo Matheus | Mestra | 
| Princípios e práticas agroecológicas na educação do campo | 20 | Junho | Roberto Finatto | Doutor | 
| A cooperação na escola e na comunidade | 20 | Junho | Anelise Campos | Mestra | 
| Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida | 10 | Maio | Ana Cristina Hammel | Doutora | 
| Metodologia da Pesquisa | 10 | Maio | Ana Cristina Hammel | Doutora | 
| A periodização do desenvolvimento humano | 10 | Março | Natacha Eugênia Janata | Doutora | 
| Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas | 20 | Abril | Maria Isabel Farias | Doutora | 
| Práticas pedagógicas na área de das linguagens | 20 | Abril | Marcos Gehrke | Doutor | 
| Elaboração do trabalho de conclusão de curso – TCC | 20 | Agosto | Ana Cristina Hammel | Doutora | 
| Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática | 20 | Agosto | Vitor de Moraes | Doutor | 
6.1 Dados do Corpo docente substituto:
| Nome completo: | 
| Titulação: | 
| Forma de contratação: | 
| Experiência acadêmica e profissional: | 
| Endereço Currículo Lattes: | 
- Descrição dos pontos fortes do curso
| A oferta em alternância foi um ponto forte do Curso, pois possibilitou a vinda para universidade, O fato de reunir vários estudantes de diferentes localidades foi uma riqueza para a turma. | 
- Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
| 1. Muitos professores tiveram problemas com o cronograma – embora não tivemos trocas alguns professores que assumiriam as disciplinas juntos acabaram desistindo; 2. Problemas na entrega do documento da matrícula, muitos não se organizaram e não trouxeram e acabaram não se matriculando, são muitas etapas e os estudantes acabam confundindo. 3. Falta de organização para confecção do TCC, dificuldade do contato com o orientador, falta de organização no tempo. | 
- Considerações finais
| A turma teve baixa desistência e alguns problemas na finalização do TCC, o regime de alternância se configura como uma saída para os estudantes trabalhadores. Consideramos também as condições de oferta com o pagamento de alojamento e alimentação que ajudaram na permanência, ademais as condições de estrutura da UFFS foram importante para esse resultado. | 
								Data do ato: Chapecó-SC, 28 de fevereiro de 2025.
								
								Data de publicação:  06 de março de 2025.
							
								Willian Simões
								
								Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
							
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