EDITAL Nº 2/CAPPG CL/UFFS/2025
A COORDENADORA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, Campus Cerro Largo/RS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a homologação das inscrições às vagas oferecidas para admissão de alunos, de forma isolada, em Componentes Curriculares (CCRs) eletivos dos Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS), Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), e Ensino de Ciências (PPGEC) - cursos stricto sensu ofertados no Campus Cerro Largo, mediante Processo Seletivo conforme edital Nº 1/ CAPPGCL/UFFS/2025, com validade para o ingresso no primeiro semestre letivo de 2025.
1 INSCRIÇÕES DEFERIDAS:
1.1 Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) - Curso de Mestrado:
| 
 Nº  | 
 Candidato  | 
 Componentes Curriculares  | 
| 
 1  | 
 Cristianne Meyre Saraiva Rabelo  | 
 1ª opção: TE: Sustentabilidade ambiental 2ª opção: TE: Redação Científica 
  | 
| 
 2  | 
 Eduardo Daniel Schneider  | 
 1ª opção: TE: Sustentabilidade ambiental 2ª opção: TE: Redação Científica 3ª opção: Métodos físicos de análises orgânica 
  | 
| 
 3  | 
 Faylo Tomas Ribeiro de Matos  | 
 1ª opção: TE: Sustentabilidade Ambiental 2ª opção: TE: Redação Científica 3ª opção: Métodos físicos de análise orgânica 
  | 
| 
 4  | 
 Felipe Kreuz Machado  | 
 1ª opção: Química Analítica Ambiental 2ª opção: Métodos físicos de análise orgânica 3ª opção: TE: Sustentabilidade Ambiental 
  | 
| 
 5  | 
 Gabrielle dos Santos Leite*  | 
 1ª opção: Química Analítica Ambiental 2ª opção: Métodos físicos de análise orgânica 3ª opção: TE: Sustentabilidade Ambiental 
  | 
| 
 6  | 
 Geovan Rodrigues da Silva Carvalho  | 
 1ª opção: Métodos físicos de análise orgânica 2ª opção: TE: Redação Científica 3ª opção: TE: Sustentabilidade Ambiental 
  | 
| 
 7  | 
 Valter Antônio Senger  | 
 1ª opção: TE: Sustentabilidade Ambiental 
  | 
*Candidato concorrente na reserva de vagas para pretos e pardos.
1.2 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Mestrado:
| 
 Nº  | 
 Candidato  | 
 Componentes Curriculares  | 
| 
 1  | 
 Aline Adriane Pinheiro Gierg  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 2  | 
 Carlos Augusto Prado Fraga  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 3  | 
 Clarice Teresa da Silva Tomaz*  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 4  | 
 Cléber Scheuer  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 5  | 
 Cristiane Turcato da Costa  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 6  | 
 Cristiane Perlin  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 7  | 
 Eliane Grutzmann Frank  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 8  | 
 Jeferson Luis Scherer  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 9  | 
 João Henrique Suliman  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 10  | 
 Joicelito Amaro Vieira  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 11  | 
 Márcia Rodrigues  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 12  | 
 Michelle Lopes Machado  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 13  | 
 Nicole Goi Krause  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 14  | 
 Paulo Francisco Alves  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 15  | 
 Rafael José Backes  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 16  | 
 Ronei Mayer de Lima  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 17  | 
 Tamara Caliandra Quadros Rabuske  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 18  | 
 Tassiana Borcheidt  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 19  | 
 Themis Helena Patias  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
| 
 20  | 
 Vanessa Nunes da Silva Mustafa  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 21  | 
 Vinícius Tiago Schmit  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 22  | 
 Wagner Lemes Teixeira  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
*Candidato concorrente na reserva de vagas para pretos e pardos.
1.3 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Doutorado:
| 
 Nº  | 
 Candidato  | 
 Componentes Curriculares  | 
| 
 1  | 
 André Luis Bonfada  | 
 1ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 2  | 
 Cláudia Jussara Harlos Heck  | 
 1ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 3  | 
 Darcione Spolaor  | 
 1ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 4  | 
 Douglas Schmidt  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 5  | 
 Eno Renato Geiss  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 6  | 
 Fabiana da Silva Sodre  | 
 1ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 2ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 7  | 
 Joici Antônia Ziegler  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 8  | 
 Kely Cristina Gambin  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 9  | 
 Laís Francine Weyh  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 2ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 10  | 
 Lauri Aloisio Heckler  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental 3ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento  | 
| 
 11  | 
 Luís Carlos Rossato  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação  | 
| 
 12  | 
 Tiago Griebeler da Silva  | 
 1ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento 2ª opção: Tecnologia Social e Políticas Públicas para o Desenvolvimento 3ª opção: Tópicos especiais - Sustentabilidade Ambiental  | 
| 
 13  | 
 Valter Antônio Senger  | 
 1ª opção: Cidades Educadoras, Novas Sociabilidades e Ecoformação 3ª opção: Métodos Qualitativos em Pesquisa sobre Desenvolvimento  | 
1.4 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado:
| 
 Nº  | 
 Candidato  | 
 Componentes Curriculares  | 
| 
 1  | 
 Ana Caroline Dorneles Wouters  | 
 1ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação do professor 2ª opção: Conhecimento e constituição do professor 3ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 2  | 
 Ana Paula Cassel Atz  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 3  | 
 Andreia Cristina Mix  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 4  | 
 Bianca da Silva Tabile  | 
 1ª opção:Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 5  | 
 Charles Eloi Fester  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor 3ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 6  | 
 Cristiane Bajerski  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 7  | 
 Diogo dos Santos Vieira  | 
 1ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 8  | 
 Fabiane Andréia Haas  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor  | 
| 
 9  | 
 Joana Castro Luziano dos Santos  | 
 1ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 2ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor 3ª opção:Currículos: história, políticas e pesquisas  | 
| 
 10  | 
 João Henrique Suliman  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 11  | 
 Marcia Veiga dos Santos  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 12  | 
 Michelle Camile Schuster  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor 3ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências  | 
| 
 13  | 
 Natalia Dall'Alba  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção : Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 14  | 
 Pâmela Julhano Oliveira  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 15  | 
 Roseli Andreia Sackvil  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 16  | 
 Ronaldo Arnold  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Currículos: história, políticas e pesquisas 3ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências  | 
| 
 17  | 
 Suelin Dewes Schudiken  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Temas transversais contemporâneos no Ensino de Ciências 3ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor  | 
| 
 18  | 
 Thais da silva Bourscheid  | 
 1ª opção: Conhecimento e constituição do professor 2ª opção: Conteúdos estruturantes de Ciências:reflexões na formação do professor 3ª opção  | 
2 INSCRIÇÕES INDEFERIDAS:
| 
 Candidato  | 
 Programa  | 
 Motivo  | 
| 
 Carlos Eduardo Aparecido Rezende  | 
 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - III, IV, V do edital  | 
| 
 Douglas Adenilson Goldschmidt  | 
 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Doutorado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - V do edital  | 
| 
 Jaqueline Steffler Leobett  | 
 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Doutorado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - III do edital  | 
| 
 Juliana da Silva Vieira  | 
 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - IV do edital  | 
| 
 Márcia Bullmann  | 
 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - I, III do edital  | 
| 
 Maria Elena Marin Pilarsk  | 
 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - I, I, III, IV, V do edital  | 
| 
 Margot Agathe Seifert  | 
 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Doutorado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - III do edital  | 
| 
 Rosa Maria Zorzan de Paula  | 
 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Doutorado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - V do edital  | 
| 
 Tatiane Teresinha Arenhart Cardoso  | 
 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - IV, V do edital  | 
| 
 Verônica Heinen  | 
 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) - Curso de Mestrado  | 
 Não atendeu ao item 3.3 - I, II, III, IV e V do edital  | 
								Data do ato: Cerro Largo-RS, 17 de fevereiro de 2025.
								
								Data de publicação:  17 de fevereiro de 2025.
							
								Juliani Borchardt da Silva
								
								Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Cerro Largo