EDITAL Nº 2/CPF/UFFS/2025

EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES EM EVENTOS CIENTÍFICOS

O Diretor do Campus Passo Fundo, no uso de suas atribuições legais, considerando a Resolução Nº 49/CONSUNI-CPPG/UFFS/2022, torna público o Apoio Institucional à Participação de Servidores em Eventos Científicos, no âmbito do Campus Passo Fundo, para o ano de 2025, mediante as condições estabelecidas neste Edital.

1 DO AUXÍLIO

1.1 O apoio institucional reembolsará as seguintes despesas:

I – pagamento da taxa de inscrição do evento realizado no país ou no exterior;

II – pagamento de passagens para eventos nacionais ou para eventos no exterior;

III – Hospedagem e Alimentação.

1.2 Serão reembolsadas despesas comprovadas de até R$ 2.000,00 (dois mil reais).

1.3 O reembolso de pagamentos em moeda estrangeira será calculado no câmbio do dia da efetivação do pagamento da taxa e deverá ser informada/comprovada a taxa de câmbio do dia.

1.4 O auxílio oferecido por este edital limita-se a apoiar um autor por trabalho a ser apresentado em um determinado evento.

1.5 Havendo duas solicitações para o mesmo trabalho será considerado apenas o primeiro pedido

1.6 Fica limitado uma (01) solicitação por servidor durante o ano em exercício.

 

2 DOS CRITÉRIOS E ELEGIBILIDADE

2.1 Para a solicitação os seguintes critérios devem ser atendidos:

I – Ser servidor, docente ou técnico administrativo em educação, em pleno exercício de suas funções.

II – O evento escolhido deve ser promovido por universidade, associação científica, centro de pesquisa ou agência de fomento nacional ou do exterior;

III – O trabalho apresentado deve estar ligado a projeto institucionalizado na UFFS, através do SISTEMA PRISMA, seja ele de ensino, pesquisa, extensão ou cultura.

IV – Possuir comprovante de apresentação do trabalho, certificado de apresentação ou documento similar, de igual teor, que comprove o cumprimento da atividade prevista;

V – Deve inexistir pendências no âmbito do SISTEMA PRISMA ou em relação a outros processos de solicitação de auxílio por parte do solicitante.

 

3 DOS PRAZOS

3.1 As solicitações serão recebidas em regime de fluxo contínuo a partir da data de publicação deste Edital até 14 de novembro de 2025.

 

4 DA SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO

4.1 A solicitação de auxílio deverá ser realizada mediante abertura de processo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos SIPAC da UFFS (fluxo do ANEXO I) em até 15 dias úteis, contados do fim do evento.

4.2 A seguinte documentação deverá ser obrigatoriamente incluída:

a) Formulário de reembolso (ANEXO II);

b) Comprovante de dados bancário;

c) Material de divulgação, em que conste a data, local de realização, instituição organizadora, bem como tabela dos valores das taxas de inscrição do referido evento.

d) Cópia do certificado de apresentação do trabalho ou documento similar, que ateste a apresentação do trabalho;

e) Cópia(s) do(s) comprovantes(s) de pagamento(s) referente(s) à(s) despesas(s) especificada(s) no item 1.1 (taxa de inscrição, passagens, hospedagem e alimentação).Todos os comprovantes de pagamento nacionais devem estar no nome do servidor que está solicitando o reembolso, acompanhado do número do cadastro de pessoa física (CPF). Na categoria de hospedagem e alimentação serão considerados apenas os comprovantes com a data concomitante com o período do evento.

 

5 DA CLASSIFICAÇÃO E DOS RECURSOS

5.1 Os reembolsos serão processados por ordem de chegada pela Comissão de Análise das Solicitações de Apoio Institucional à Participação de Servidores em Eventos Científicos do Campus Passo Fundo, até o limite orçamentário, em até 15 dias úteis do envio do processo para a fila da SUBCPPGEC-PF.

5.2 Mediante aprovação, a solicitação será remetida pela SUBCPPGEC-PF, segundo trâmites usuais da UFFS para o efetivo reembolso dos valores.

5.3 Em caso de indeferimento da solicitação de reembolso, o servidor tem até 48 (quarenta e oito) horas, contadas a partir da tomada de ciência do mesmo, para protocolizar via SIPAC o recurso dirigido à Comissão descrita no item 5.1 responsável pelo indeferimento (reenviar processo para a fila da SUBCPPGEC-PF).

5.4 Não cabem recursos a indeferimento motivado pela insuficiência orçamentária.

 

6 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A UFFS, Campus Passo Fundo, não se responsabiliza caso os gastos durante o período de realização da atividade ultrapasse o valor máximo estabelecido neste Edital.

6.2 Os casos omissos serão analisados pela Coordenação Acadêmica em conjunto com a Comissão de Avaliação.

6.3 Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail <subcppgec.pf@uffs.edu.br>.

 

 

 

ANEXO I

PROCEDIMENTOS PARA A FORMALIZAÇÃO DA SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO (EVENTOS CIENTÍFICOS SERVIDORES) NO SIPAC

 

  1. Acessar o SIPAC, com login e senha: https://sipac.uffs.edu.br/;

  2. Clique no botão "Mesa Virtual" localizado no canto superior direito;

  3. Clique em "Processos" > "Cadastrar Processo"

  4. Dados do Processo:

Tipo de processo: GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 051.3 Assunto detalhado: CPF005 (APOIO AOS SERVIDORES PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS)

Natureza do processo: OSTENSIVO

  1. Clique em “CONTINUAR”

  2. INFORMAR DOCUMENTO - Cadastrar os documentos constantes do processo conforme item 4.2 do Edital:

    1. Para cadastrar o Formulário de Reembolso

  • Tipo de documento: Formulário

  • Natureza do documento: Restrito - Hipótese legal: Informação Pessoal

  • Forma do documento: Anexar documento digital

  • Preencher as informações para anexar o documento e clicar em “adicionar” documento.

    1. Para cadastrar os demais documentos:

  • Tipo de documento: Peça documental

  • Natureza do documento: Restrito - Hipótese legal: Informação Pessoal

  • Assunto detalhado: <Nome do documento>

  • Forma do documento: Anexar documento digital

  • Preencher as informações para anexar o documento e clicar em “adicionar” documento.

  1. Assinatura:

Selecionar os documentos e clicar em “adicionar assinante” (solicitante).

Selecionar “Minha assinatura”. Selecionar “assinar” e selecionar função no botão verde “+”. Clicar em “confirmar”.

  1. Depois de todos os documentos assinados, clicar em “continuar”.

  2. Selecionar interessado (solicitante), sendo opcional enviar a informação para o e-mail do interessado ou não (principal forma de acompanhamento do andamento do processo).

  3. Clique em “continuar”. Na opção “setor de destino” selecionar “outra unidade”.

  4. Selecionar o setor de destino: SUBCOORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA - PASSO FUNDO (10.43.03.17);

  5. Clique em “continuar” e depois “confirmar”.

  6. Finalize o processo.

 

ANEXO II

FORMULÁRIO DE REEMBOLSO EVENTOS CIENTÍFICOS (SERVIDORES) DADOS DO SOLICITANTE

Nome:

CPF:

Matrícula:

E-mail:

Telefone: ( )

 

DADOS BANCÁRIOS

Banco:                                    Agência:                             Conta:

 

DADOS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

( ) PRISMA:

Título do projeto no Prisma:

 

DADOS SOBRE O EVENTO

Nome do evento:

Instituição promotora:

País:

Período de realização: / / a / /

Título do trabalho a ser apresentado: Modalidade: ( ) Poster ( ) Oral ( ) Outra:

Estado:

 

DESCRIÇÃO DO REEMBOLSO SOLICITADO

Finalidade Data do pagamento Valor (R$)

  1. – Taxa de inscrição no evento 

  1. – Passagens

  1. – Hospedagem e Alimentação 

Total

 

Ciência do COORDENADOR DO PROJETO INSTITUCIONALIZADO

sobre a apresentação do trabalho (caso não seja o solicitante):

(nome completo por extenso e assinatura)

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 21 de março de 2025.
Data de publicação: 21 de março de 2025.

Jaime Giolo
Diretor do Campus Passo Fundo

Documento Histórico

EDITAL Nº 2/CPF/UFFS/2025