EDITAL Nº 8/PPG FIL CH/UFFS/2025

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DOS PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA DO EDITAL Nº 4/PPG FIL/UFFS/2025 - PROCESSO SELETIVO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, e considerando a PORTARIA Nº 2690/GR/UFFS/2023 torna pública a Homologação do resultado dos Pré-projetos de Pesquisa do Edital nº 4/PPG FIL/UFFS/2025 - Processo Seletivo Regular do Programa de Pós-graduação em Filosofia.

1 PRÉ-PROJETOS ACEITOS 

TÍTULOS DOS PRÉ-PROJETOS

A HERMENÊUTICA DA AÇÃO COMO FUNDAMENTO ÉTICO-POLÍTICO DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL: A FILOSOFIA LEAN À LUZ DE PAUL RICOEUR E HANNAH ARENDT

A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E A EMERGÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE THOMAS KUHN E BASARAB NICOLESCU

A REPRESENTAÇÃO DAS IGREJAS E TEMPLOS CRISTÃOS, ENTRE O SAGRADO, O PRÁTICO E O ESTÉTICO: UMA COMPREENSÃO DA PERCEPÇÃO AS BASES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM E SEMIÓTICA DO SIGNIFICADO DESSES ÍCONES PARA OS FIÉIS E FREQUENTADORES

A RETOMADA DAS VIRTUDES CLÁSSICAS EM ALASDAIR MACINTYRE: ALTERNATIVAS À CRISE MORAL E POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

DIÁLOGOS HERMENÊUTICOS ENTRE JUSTIÇA, IDENTIDADE, TERRITÓRIO E SOLICITUDE NA FILOSOFIA DE PAUL RICOEUR EM O JUSTO

DO PRÁTICO -INERTE À SERIALIDADE: SOBRE O MODO E O ESTATUTO DA OPRESSÃO EM SARTRE

ENTRE EMÍLIO E O CONTRATO SOCIAL: A ANATOMIA DE UMA CRISE EM ROUSSEAU

LIBERDADE REPRODUTIVA E JUSTIÇA: UMA ANÁLISE FILOSÓFICO-NORMATIVA DO ABORTO À LUZ DA BIOÉTICA

O ASCETISMO COMO NEGAÇÃO DA VONTADE EM SCHOPENHAUER

O CONCEITO DE NATUREZA NA FILOSOFIA ORIGINÁRIA DE AILTON KRENAK

O ENFRAQUECIMENTO DO SENSO CRÍTICO DIANTE DA POLARIZAÇÃO POLÍTICA E DAS BOLHAS DE FILTRO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DO DISCURSO E DA MANIPULAÇÃO DE MASSA NO BRASIL

OS FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO EM JOHN LOCKE: UMA ANÁLISE DOS DIREITOS À VIDA, LIBERDADE E PROPRIEDADE

QUEM PODE SABER? INJUSTIÇA EPISTÊMICA, DESIGUALDADE E OS DESAFIOS DA EPISTEMOLOGIA SOCIAL

REID, HUSSERL E A ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA

TEORIA QUEER COMO ATITUDE EPISTEMOLÓGICA SUBVERSIVA: UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICO-POLÍTICA DAS NORMAS QUE REGULAM GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADE NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

 

2 PRÉ-PROJETOS NÃO ACEITOS

TÍTULOS DOS PRÉ-PROJETOS

A EDUCAÇÃO EM TOMÁS DE AQUINO: CAMINHO PARA A VIRTUDE E VERDADE

A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA FILOSOFIA POLÍTICA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E INTELECTUAL

A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS DE IMAGEM, PÓS-VERDADE E FAKE NEWS

A TEORIA DO SUBDESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE CELSO FURTADO E SUAS IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ASPECTOS FILOSÓFICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA. UM ESTUDO SOBRE SUA ORIGEM, CONCEITOS E IDEIAS SOB O ALICERCE DA FILOSOFIA MODERNA

DA POLIS A ATUALIDADE: A EVOLUÇÃO DA DEMOCRACIA E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

DEMOCRACIA E POPULISMO NO SÉCULO XXI: ENTRE ERNESTO LACLAU E PIERRE ROSANVALLON

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL

ENTRE A LIBERDADE E O AMBIENTE: UM ESTUDO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRE-ARBÍTRIO E A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS DOS INDIVÍDUOS

FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA CRÍTICA

LEI DE NATUREZA E LEI CIVIL EM HOBBES

MACHADO DE ASSIS E A SABEDORIA DA INCERTEZA: UMA LEITURA A PARTIR DE A ARTE DO ROMANCE, DE MILAN KUNDERA

NEUTRALIDADE DO CUIDADO INTEGRAL: REDISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTO E DOS SABERES TRADICIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

O BURRO DA SALA NÃO SE “CONCERTA”

O CONTRATO SOCIAL EM ROUSSEAU E HOBBES : UMA COMPARAÇÃO CRÍTICA DAS TEORIAS

O PODER DA RELIGIÃO ENQUANTO ESTADO: A IGREJA COMO PODER EXECUTIVO DO ESTADO NA ANTIGUIDADE ATÉ O APARECIMENTO DO ESTADO LAICO

O PODER ECONÔMICO À LUZ DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE UM ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

REFLEXÕES FILOSÓFICAS DA VIDA COTIDIANA E AS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, BASEADAS NA TEORIA DE DAVID HUME

 

3 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

3.1  Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.

Data do ato: Chapecó-SC, 24 de outubro de 2025.
Data de publicação: 24 de outubro de 2025.

Bruno Ramos Mendonca
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Campus Chapecó