RESOLUÇÃO Nº 11/CG EAQB LS/UFFS/2025

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Estrutura Curricular do PPC 2024 do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura - Bacharelado do Campus Laranjeiras do Sul

A Coordenação do Curso de Graduação em Engenha de Aquicultura - Bacharelado do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada na ATA de Nº 6 da 6ª Reunião Ordinária, 27 de Agosto de 2025,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componente(s) Curricular(es) no item 8.4.1 Rol de componentes optativos: do PPC 2024 do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura - Bacharelado, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Engenharia de Aquicultura – Bacharelado - Campus Laranjeiras do Sul/PR

Total de

Horas

Código

Componente Curricular

111

GCH291

Introdução ao Pensamento Social

60

112

GCH012

Fundamentos da Crítica Social

60

 

 

Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH291

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIAL

04

60

EMENTA

Cultura e processos sociais: senso comum e desnaturalização. Fundamentos do pensamento sociológico, antropológico e político clássico e contemporâneo.

OBJETIVO

Proporcionar aos estudantes o contato com as ferramentas conceituais e teóricas que lhes permitam interpretar e analisar científica e criticamente os fenômenos sociais, políticos e culturais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LALLEMENT, Michel. História das ideias sociológicas: das origens a Max Weber. Petrópolis: Vozes, 2005.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo, SP: Brasiliense, 1988.

QUINTANERO, Tania; BARBOSA, Maria; OLIVEIRA, Márcia. Um toque de clássicos. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

TEIXEIRA, Aloisio (Org.). Utópicos, heréticos e malditos. São Paulo/Rio de Janeiro: Record, 2002.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia. São Paulo: Unesp, 2008.

CORCUFF, Philippe. As novas sociologias: construções da realidade social. Bauru: EDUSC, 2010.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.

LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Buenos aires: CLACSO, 2005.

LEVINE, Donald N. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (Org.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH012

FUNDAMENTOS DA CRÍTICA SOCIAL

60

EMENTA

Elementos de antropologia. Noções de epistemologia, ética e estética. Materialismo e Idealismo. As críticas da modernidade. Tópicos de filosofia contemporânea.

OBJETIVO

Fomentar, através do contato com os principais marcos teóricos da Filosofia Moderna e Contemporânea, a reflexão sobre os alicerces de toda ciência social.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VAZ, Henrique C. Lima. Antropologia filosófica I. São Paulo: Loyola, 1991.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. São Paulo: Civilização brasileira, 2005.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas. São Paulo: Editora da USP, 2000.

FAUSTO, Ruy. Marx: lógica e política, investigações para uma reconstituição do sentido da dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Tomo I).

GRANGER, Giles-Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo: ed. Unesp, 1994.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2002.

JAMESON, Frederic. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.

NOBRE, M. (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2008.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. 7. ed. São Paulo: Paulus, 2002. 3 v.

SARTRE, Jean - Paul. Marxismo e existencialismo. In: . Questão de método. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.

SCHILLER, Friedrich. Sobre a educação estética. São Paulo: Herder, 1963.

Silva, Márcio Bolda. Rosto e alteridade: para um critério ético em perspectiva latino-americana. São Paulo: Paulus, 1995.


Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18º do Decreto no 12.002/2024.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul, 6ª Reunião Ordinária, 27 de Agosto de 2025.

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 16 de setembro de 2025.
Data de publicação: 30 de setembro de 2025.

Maude Regina de Borba
Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura (Bacharelado) do Campus Laranjeiras do Sul (emec 5000392)