RESOLUÇÃO Nº 3/CG MTML CL/UFFS/2025

INCLUI COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS NO PROJETO PEDAGÓGICO (PPC) 2022 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (LICENCIATURA) DO CAMPUS CERRO LARGO (EMEC 1598970) (SIGLA ANTERIOR CCM-CL)

A Coordenação do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul ? UFFS, no uso de suas atribuições legais e considerando:

a) A obrigatoriedade da inserção de atividades de Extensão e Cultura na estrutura curricular dos cursos de educação superior.

b) A migração de todos os acadêmicos do curso para estrutura curricular reformulada.

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2022, do Curso de Matemática - Licenciatura, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Matemática Licenciatura

Campus Cerro Largo

Atividades

Total de

Horas

Aulas presenciais

Código

Componente Curricular

Teóricas

Práticas

Extensionista

 

GCH2043

Práticas de Extensão e a Formação de Professores

 

 

30

30

 

Código

COMPONENTE CURRICULARPráticas de Extensão e a Formação de Professores

 

Horas

GCH2043

Práticas de Extensão e a Formação de Professores

 

30

EMENTA

A extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. O compromisso com a transformação social, a interação dialógica e a interdisciplinaridade como diretrizes da prática extensionista. Planejamento e desenvolvimento de atividades de extensão vinculadas a Programas e Projetos de Extensão e de Cultura. Extensão Universitária com foco na aplicação do conhecimento profissional como agente transformador da sociedade.

OBJETIVO

Promover a disseminação do conhecimento acadêmico e a interação entre a comunidade e a universidade de modo a favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual, a troca de saberes, a transformação da realidade social e a qualificação da formação de professores.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e da? outras providências. Brasília: [s. n.], 2018.

REZENDE, E. G.; VALE, A. R. (org.). Extensão universitária: diálogos e possibilidades. Alfenas: [s. n.], 2017. v. 1.

REZENDE, E. G.; VALE, A. R.; BRESSAN, V. R. (org.). Extensão universitária: diálogos e possibilidades. Alfenas: [s. n.], 2020. v. 2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário. Resolução nº 23/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2019. Aprova o Regulamento da Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário. Resolução nº 93/CONSUNI /UFFS/2021. Aprova as diretrizes para a inserção de atividades de extensão e de cultura nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2021.

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CRISOSTIMO, A. L.; SILVEIRA, R. M. C. F. (org.). A extensão universitária e a produção do conhecimento: caminhos e intencionalidades. Guarapuava: Unicentro, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia, Trabalho. Pernambuco: Editora da UFPE, 2014. (Cadernos de extensão).

Número de unidades de avaliação: 1

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, 3ª Reunião Ordinária, em Cerro Largo - RS, 14 de maio de 2025.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 15 de maio de 2025.
Data de publicação: 20 de maio de 2025.

Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo