ATA Nº 2/COL CG PDGL RE/UFFS/2025

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA –LICENCIATURA


Aos vinte e dois dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas, de forma presencial, na sala 201 do Bloco dos Servidores, realizou-se a segunda reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. A reunião foi presidida pelo coordenador do curso, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, e secretariada por Izabel Ronsoni Gilioli. Estiveram presentes os membros do Colegiado: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Jackson Luís Martins Cacciamani, Márcio Luis Marangon, Cristiane de Quadros, Marcelo Zanetti, Carmen Elisabete de Oliveira, Eliane de Souza Sabatini, Bárbara Grace Tobaldini de Lima e José Oto Konzen. Justificaram suas ausências: Christiane Maria Nunes de Souza e Lucimar Johansson. Não compareceram e não apresentaram justificativa: Liliana da Silva Butzge, Rafael Faller Deola e Silvana Aparecida da Silva. Iniciados os trabalhos, o presidente cumprimentou os presentes e apresentou a pauta da reunião. Após proposta do professor Jackson Luís Martins Cacciamani, houve alteração e inclusão de novo ponto, resultando na seguinte pauta: 1. EXPEDIENTE 1.1 Aprovação da Ata nº 01/2025 – CCPL-RE; 1.2 Informes 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Visita da comissão de avaliação em 07/05/2025; 2.2 Homologação de decisões ad referendum da coordenação; 2.3 Avaliação dos planos de curso 2025.1; 2.4 Viagem de estudos para 2025; 2.5 Monitoria 2025; 2.6 Atividades dos SEPECs; 2.7 Participação do curso na Expo Real; 2.8 Definição de vagas para transferências e retornos; 2.9 Indicação de professores orientadores para estágios não obrigatórios. 1. EXPEDIENTE 1.1 Aprovação da Ata nº 01/2025 – CCPL-RE: A ata foi aprovada com a correção de dois trechos gramaticais. O professor Marcelo Zanetti absteve-se da aprovação por não ter participado da reunião correspondente. 1.2 Informes: a) A professora Cristiane de Quadros informou que, ao final do ano anterior, foi publicado o edital para seleção de cursistas do Curso de Extensão em Educação Especial e Inclusiva, integrante do edital do RENAFOR. Informou, ainda, que o Ministério da Educação autorizou a prorrogação do prazo de encerramento do curso, em virtude de atrasos justificados para o início das atividades. O curso terá início em 16 de maio. b) A mesma professora comunicou que o Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil deverá iniciar no final de maio. Para fins de divulgação, será enviado ofício às Secretarias Municipais de Educação solicitando apoio na divulgação e do período de inscrições. c) O professor Márcio Luis Marangon e a professora Carmen Elisabete de Oliveira relataram que o PIBID ainda se encontra sem coordenação, devido ao não atendimento de critérios estabelecidos pelo MEC. A professora Carmen possivelmente não poderá assumir a função, por não atender a alguns dos critérios estabelecidos pelo regulamento. Atualmente, o curso de Pedagogia possui 23 estudantes bolsistas do PIBID. d) O professor Márcio comunicou, ainda, que está em andamento o Curso de Extensão para gestores dos anos finais do Ensino Fundamental, com prioridade para gestores de escolas participantes do Programa Escola das Adolescências. O curso está vinculado ao Campus Realeza, com início previsto para maio e encerramento em dezembro. e) O professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia mencionou a necessidade de revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), devido a mudanças na oferta de estágios ao longo da formação e nas ações de extensão escolar, as quais deverão constar no documento até junho de 2026. O tema será aprofundado em reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE). f) A professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima convidou os docentes presentes, bem como sugeriu a extensão do convite aos professores da educação básica, para participarem da reunião promovida pelo Fórum das Licenciaturas, a ser realizada na tarde de 28 de abril, com professores e representantes do NRE, a fim de promover uma escuta sobre atividades de extensão e estágio nas escolas. g) O professor Ronaldo relatou que diversos docentes de cursos de formação de professores têm solicitado apoio para atividades de formação de seus estudantes. Assim, solicitou que professores que já desenvolvem ações de extensão se disponibilizem para atender essas demandas. h) Por fim, informou que há três docentes aprovados no concurso público. Todavia, devido à distância de suas cidades de origem, há preocupação quanto à sua permanência no Campus. 2. ORDEM DO DIA 2.1 Visita da comissão de avaliação em 07/05/2025: O presidente explicou que a Avaliação Externa Virtual in loco ocorrerá em 7 de maio. Apresentou o cronograma proposto pela comissão avaliadora e informou que solicitou alteração no horário da reunião com os discentes, propondo que ocorra das 19h30 às 20h30, estando no aguardo da confirmação. Informou, ainda, que todos os documentos deverão estar disponíveis até 27 de março, e solicitou a presença dos docentes no Campus, no período vespertino, no dia da visita. 2.2 Homologação de decisões ad referendum da coordenação: O presidente relatou duas decisões tomadas ad referendum: 1. Emissão de declaração de aprovação e indicação do colegiado para a professora Carmen Elisabete de Oliveira assumir a coordenação do PIBID; 2. Alteração da cidade autorizada para realização de estágios, substituindo o município de Capanema pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Planalto, devido a dificuldades relatadas por estudantes. Ambas as decisões foram ratificadas. 2.3 Avaliação dos planos de curso 2025.1: Foi relatado que nem todos os docentes entregaram os planos de ensino, mas a avaliação precisa ser realizada. Definiu-se que os planos serão distribuídos entre membros do NDE e do Colegiado, e que a análise será concluída até 30 de abril. Na primeira reunião de maio, será discutido um diagnóstico das dificuldades estruturais dos planos. Às 15h, a professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima se retirou da reunião. 2.4 Viagem de estudos para 2025: O presidente informou que o recurso disponível é inferior a R$ 4.500,00. Após discussões, decidiu-se pela realização de uma viagem de estudos no segundo semestre, com data e destino a serem definidos posteriormente. 2.5 Monitoria 2025: O presidente expôs que entre os anos de 2022 e 2024 ele se propôs a coordenar a monitoria do curso de Pedagogia, no entanto gostaria de transferir a oportunidade a outro docente. O professor Márcio Luis Marangon se propôs à coordenar e será formalmente indicado pelo colegiado, podendo submeter o edital para seleção de bolsistas e voluntários 2.6 Atividades dos SEPECs e 2.7 Participação do curso na Expo Real: O curso de Pedagogia participará da Expo Real 2025 no dia 30 de abril (quarta-feira à noite). Promoverá uma atividade nesse espaço com pintura facial e fabricação de massinha caseira, divulgação do curso e distribuição de panfletos sobre a importância da participação da família na escola como parte de uma ação que integra atividades propostas pelos SEPECs, além da apresentação dos materiais pedagógicos disponíveis no curso, para exposição. 2.8 Definição de vagas para transferências e retornos: O presidente informou que, conforme o Calendário Acadêmico, em 14 de maio será publicado o edital de seleção para Transferência Interna (TI), Transferência Externa (TE), Retorno por Abandono (RAA) e Retorno de Graduado (RG), com ingresso no segundo semestre de 2025. O edital seguirá os critérios da Resolução nº 40/CGAE/CONSUNI/2022. O Departamento de Ingresso da Graduação (DIG) propôs a oferta de uma vaga para transferência externa e uma para retorno de graduado, proposta homologada pelo colegiado, que também aprovou que o processo classificatório seja conduzido diretamente pelo DIG. O professor José Oto Konzen ingressou na reunião antes do início deste ponto. 2.9 Indicação de professores orientadores para estágios não obrigatórios: O presidente informou que a demanda por estágio não obrigatório está aumentando, inclusive entre estudantes da primeira fase. A principal dificuldade enfrentada é a quantidade reduzida de docentes para atender às orientações. Propôs-se a criação de um cadastro para revezamento entre os professores. Após deliberação, ficou definido que o professor Ronaldo consultará a docente substituta da professora Silvia Carla Conceição Massagli sobre a possibilidade de assumir orientações. Além disso, a professora Carmen Elisabete de Oliveira e o professor Márcio Luis Marangon assumirão até duas orientações cada. Nada mais havendo a tratar, às dezesseis horas e cinquenta e sete minutos, foi encerrada a sessão. Eu, Izabel Ronsoni Gilioli, lavrei a presente ata, que será assinada por mim e pelo presidente após sua aprovação.

Data do ato: Realeza-PR, 22 de abril de 2025.
Data de publicação: 14 de julho de 2025.

Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Realeza