ATA Nº 3/COL CG PDGL RE/UFFS/2025
ATA Nº 3/2025 – CCPL-RE
ATA DA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Aos treze dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas, de forma presencial, na sala 308 do Bloco “A”, realizou-se a terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. A reunião foi presidida pelo coordenador do curso, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, e secretariada por Izabel Ronsoni Gilioli. Estiveram presentes os membros do Colegiado: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Jackson Luís Martins Cacciamani, Márcio Luis Marangon, Cristiane de Quadros, Christiane Maria Nunes de Souza, Carmen Elisabete de Oliveira, Eliane de Souza Sabatini, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, José Oto Konzen e Lucimar Johansson. Não compareceram e não apresentaram justificativa: Liliana da Silva Butzge, Rafael Faller Deola e Silvana Aparecida da Silva. Iniciados os trabalhos, o presidente cumprimentou os presentes, agradeceu a participação de todos os docentes nas reuniões da agenda da Comissão de Reconhecimento do Curso de Pedagogia e apresentou a pauta da reunião. Após propostas de inclusões, resultou na seguinte pauta: 1 EXPEDIENTE 1.1 Aprovação da Ata nº 2/2025 CCPL-RE; 1.2 Informes: 1.2.1 Processo de reconhecimento do curso; 2 ORDEM DO DIA 2.1 Monitoria de Curso (aprovação de Ad referendum); 2.2 Aprovação dos planos de ensino; 2.3 Semana Acadêmica de 2025; 2.4 Avaliação da participação do curso na Expo Real. 2.5 Planejamento 2025.2; 2.6 Encontro da Família dos estudantes da Pedagogia; 2.7 Visita da primeira fase ao hospital veterinário; 2.8 Avaliação da 7ª fase. Passou-se então para o desenvolvimento da pauta. 1 EXPEDIENTE 1.1 Aprovação da Ata nº 2/2025 CCPL-RE; Ata aprovada sem modificações. 1.2 Informes: a) Marcio Luis Marangon reforçou o pedido do Centro Acadêmico de Pedagogia, de colaboração do grupo de docentes em termos financeiros para o pagamento dos custos da organização da Semana Acadêmica; b) Informou que o PIBID está com 23 alunos inscritos e uma vaga ociosa. Todos os pibidianos já estão atuando em sala de aula. c) finalizou seus informes, comunicando que o Curso de Extensão para gestores dos anos finais do Ensino Fundamental, vinculado as escolas participantes do Programa Escola das Adolescências teve as inscrições prorrogadas até o dia 06 de junho devido a baixa procura no Estado do Paraná. d) Cristiane de Quadros informou que há disponibilização de vários cursos via Governo Federal e os cursistas estão se diluindo entre os ofertados, pois não conseguem participar de todos. Na semana passada o processo seletivo do RENAFOR foi encerrado. Em Realeza foi formada uma turma com 39 alunos. Convidou a todos/as para aula inaugural que será presencial no Campus Chapecó e transmitida virtualmente nos demais Campi, na sexta-feira (16/05). e) Informou também que a UFFS Campus Realeza está com a coordenação paranaense do Curso de pós-graduação em educação Infantil, para a qual, ela realizou a pré seleção dos alunos. A turma de Realeza possui 61 inscritos e 17 em cadastro de reserva. No Campus de Maringá, na UEM, foi formado uma turma de 60 cursistas, com mais quantitativo de cadastro de reserva. A oferta em Curitiba recebeu 400 pré-inscrições para 60 vagas e 15 vagas de cadastro de reserva. f) Convidou para participação no dia vinte e um de maio (21/05/2025), via extensão do RENAFOR, em parceria com o PARFOR, de aula com o professor Demerval Saviani, que será transmitida via internet às dezenove horas e trinta minutos (19h30min). g) o professor Jackson Luis Martins Cacciamani informou que amanhã (14) e quinta-feira (15), às dezenove horas (19h) haverá a sessão de cinema com exibição do filme: “Nise: o coração da Loucura”. Com posterior abertura de espaço para debate. Convidou a todos que puderem, a participar. h) O professor Ronaldo informou que o processo de reconhecimento ainda não teve nenhuma movimentação. Informou também que na última reunião com a Comissão de avaliação do MEC a impressão que a comissão passou foi positiva e que até o final da semana passada eles finalizariam a avaliação. 2 ORDEM DO DIA 2.1 Monitoria de Curso (aprovação de Ad referendum): O professor Márcio Marangon se dispôs a assumir a monitoria do curso. Já efetuou o cadastro do projeto no Sistema Prisma e devido ao prazo do edital, a coordenação necessitou emitir a aprovação do projeto ad referendum. O professor Ronaldo colocou em votação a proposta, ficando aprovado a decisão ad referendum. 2.2 Aprovação dos planos de ensino: O presidente comentou que o Sistema SIGAA não estava permitindo incluir as referências bibliográficas nos locais corretos e em contato com a equipe de Tecnologia da Informação, o professor Ronaldo conseguiu que fosse ativado o campo para a inclusão das bibliografias no SIGAA. Dessa forma, o coordenador informou que fez as avaliações de todos os planos para que eles pudessem estar aprovados em tempo hábil. 2.3 Semana Acadêmica de 2025: O presidente explanou que a 4ª Semana acadêmica de Pedagogia (SAPED) começará na terça-feira dia vinte de maio, às dezenove horas e trinta minutos (19h30min). O tema será “Infâncias, brincadeiras e desenvolvimento: Uma visão ao longo do tempo”. A abertura será com o Coral de Realeza e na sequência acontecerá a aula magna com a psicóloga Me. Fabíola Regina Ortega sobre o papel do professor no desenvolvimento socioemocional das crianças; na quarta-feira uma roda de conversa, organizada pelo SEPEC, sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças, com a professora Elvenice Tatiana Zoia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Professor Ronaldo está em contato com o setor de planejamento do Campus para viabilizar o recurso para o transporte da palestrante, no entanto o recurso destinado ao curso é pequeno e pode ser que não seja viabilizado. Após discussões, o colegiado aprovou o uso do caixa do CIMFOR para custear o transporte da professora até o Campus, caso a Universidade não disponibilize o recurso. Na quinta-feira ocorrerão as oficinas e na sexta-feira o Sarau Cultural e encerramento da Semana Acadêmica. 2.4 Avaliação da participação do curso na Expo Real 2025: O presidente relatou que o curso participou na quarta-feira, dia 30 de abril, dia em que ocorreu a abertura da feira, por esse motivo, o público acessou os estandes apenas as 21 horas e a feira encerrou as 22 horas. O local disponibilizado à UFFS foi um local de pouca circulação, o que desfavoreceu o stand. O curso expôs alguns trabalhos realizados durante as aulas, bem como realizou pintura facial nas crianças. Também foi desenvolvida a pesquisa e a panfletagem proposta pelo SPEC. O curto espaço de tempo dificultou o desenvolvimento das atividades. Dessa forma, nas próximas oportunidades houve concordância de que deve ser escolhido dia que não o de abertura. Os docentes relataram que os estudantes comentaram que foi frustrante devido o explanado pelo professor Ronaldo. Foi constatado que estratégia de percorrer o público e chamar as pessoas para visitar o stand foi efetiva. A atividade de pesquisa não foi efetiva, muito provavelmente pela intenção das pessoas que visitaram a feira, que era de visualizar todo o evento. A avaliação final foi de que é importante participar de atividades como essa pela visibilidade proporcionada. 2.5 Planejamento 2025.2: O presidente projetou a matriz curricular do curso e informou que fez um exercício de distribuição dos CCRs aos docentes, sendo provisoriamente assim definido para a segunda fase: (GCH290) Iniciação à prática científica (professor/a concursada para a área de Práticas pedagógicas nos anos iniciais da Educação Básica); (GCH291) Introdução à filosofia (Márcio Luis Marangon); (GCH1679) História e Sociologia da Infância (Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia); (GCH1680) Psicologia da educação (Sandra Tonidandel); (GCH1312) Educação especial na perspectiva da inclusão (Carmen Elisabete de Oliveira); (GCH1681) Seminário de Ensino, pesquisa, Extensão e cultura I (SEPEC I) (Cristiane de Quadros); os CCRs da 4º fase serão: (GCH997) Didática (Sandra Tonidandel); (GCH998) Educação em Ciências (Jackson Luis martins Cacciamani); (GCH999) Organização do trabalho pedagógico: Educação infantil (Professor/a concursada para a área de educação infantil); (GCH1000) Educação em Linguagem I (Professor/a concursada para a área de Alfabetização, Linguagem e Letramento); (GCH1001) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura III (SEPEC III) (Cristiane de Quadros); os CCRs da 8ª fase serão: (GCH1701) História da Educação (Ronaldo Aurélio Gimenez Garcia); (GCH1695) Currículo: fundamentos teóricos e práticas curriculares (Professor/a concursada para a área de Práticas pedagógicas nos anos iniciais da Educação Básica); (GCH1696) Pesquisa em Educação: Elaboração de projeto (Professor /a concursada para a área de educação infantil); (GCH1697) Gestão escolar e coordenação pedagógica (Márcio Luis Marangon); (GCH1703) Estágio Curricular Supervisionado III: Anos iniciais do Ensino Fundamental (Professor/a concursada para a área de Alfabetização, Linguagem e Letramento). A representante da comunidade regional, Lucimar Johansson, se ausentou durante a discussão desse ponto de pauta. Todos aprovaram a divisão dos CCRs. 2.6 Encontro da Família dos estudantes da Pedagogia: O professor Márcio Luis Marangon propôs realização de um dia da família na Universidade a fim de apresentar o Campus para a família dos/das estudantes, com a oferta de lanche, música, apresentação do curso e das instalações da UFFS, para que se desmistifique a visão geral que algumas pessoas possuem sobre a universidade pública. Após discussão, foi aprovada a iniciativa e o professor Márcio e a professora Cristiane de Quadros se prontificaram a divulgar entre os discentes e consultar entre eles a data em comum mais favorável. 2.7 Visita da primeira fase ao hospital veterinária: O Professor Márcio Luis Marangon trouxe uma demanda dos estudantes da primeira fase do curso que têm interesse em conhecer outras áreas do Campus e sugeriram o Hospital Veterinário. O professor explanou que conversou com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Adalgiza Pinto Neto, e organizou a terça-feira a noite para a visita guiada ao museu e aos laboratórios em que ela atua. A professora Cristiane tem aulas nas terças-feira e não se opôs à atividade. A professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima se ausentou após a finalização desse ponto de pauta. 2.8 Avaliação do curso realizada pela 7 fase: Após discussão, ficou definido que será mais oportuno realizar os questionários de avaliação da 1ª e 7ª fase no início do próximo semestre, no mês de agosto. Tornando-se padrão as avaliações anuais no mês de agosto. Nada mais havendo a tratar, às dezesseis horas e vinte e seis minutos, foi encerrada a sessão. Eu, Izabel Ronsoni Gilioli, lavrei a presente ata, que será assinada por mim e pelo presidente após sua aprovação.
Data do ato: Realeza-PR, 13 de maio de 2025.
Data de publicação: 14 de julho de 2025.
Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Realeza