ATA Nº 6/COL CG PDGL RE/UFFS/2025

ATA DA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ATA Nº 6/2025 – CCPL-RE
ATA DA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Ao décimo quinto dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas e treze minutos, de forma híbrida, presencialmente na sala 231 do Bloco dos servidores, e virtual via google meet, realizou-se a quinta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. A reunião foi presidida pelo coordenador do curso, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, e secretariada por Izabel Ronsoni Gilioli. Estiveram presentes os membros do Colegiado: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Jackson Luís Martins Cacciamani, Márcio Luis Marangon, Christiane Maria Nunes de Souza, Cristiane de Quadros, Carmen Elisabete de Oliveira, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, José Oto Konzen. Justificaram a ausência:  Eliane de Souza Sabatini, Lucimar Johansson e  Silvana Aparecida da Silva. Não compareceram e não apresentaram  justificativa: Rafael Faller Deola e Liliana da Silva Butzge. Participaram como convidadas: Francini Scheid, Júlia Vieira Tocheto de Oliveira e Marta Sfredo. Iniciados os trabalhos, o presidente cumprimentou os presentes e apresentou a pauta da reunião, que aprovada, ficou assim definida: 1 EXPEDIENTE 1.1 Apreciação da Ata 05/2025-CCLP-RE; 1.2 Informes. 2 ORDEM DO DIA 2.1 Oferta de Componentes Curriculares aos sábados para alunos formandos; 2.2 Reformulação do PPC para ajustar às diretrizes de 2024; 2.3 ACCs e a validação de atividades; 2.4 Viagem de estudos para 2025.2. 2.5. Demanda de formação continuada solicitado pela Prefeitura Municipal de Vitorino. Dando início, o presidente iniciou com o 1 EXPEDIENTE 1.1 Apreciação da Ata 05/2025-CCLP-RE: Ata aprovada com ajuste formal. 1.2 Informes: a) O presidente apresentou as três novas docentes que passaram a integrar o curso, nomeadas para as vagas nas áreas de Educação Infantil; Alfabetização, Linguagem e Letramento; e Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais da Educação Básica, conforme o Edital nº 1/GR/UFFS/2025. As professoras estiveram presentes na reunião como convidadas. Todos os presentes realizaram uma breve apresentação pessoal e profissional. A professora Eliane de Souza Sabatini ingressou na reunião ao final das apresentações, por meio do Google Meet. 2.1 Oferta de Componentes Curriculares aos sábados para alunos formandos: O presidente apresentou a demanda de um grupo de seis a sete estudantes que se encontram próximos da conclusão do curso e solicitaram a oferta de componentes curriculares aos sábados, para possibilitar a colação de grau no prazo previsto. Os componentes mais demandados são da primeira fase: Produção Textual Acadêmica, Informática Básica, Introdução à Docência e Ludicidade na Educação Infantil e Anos Iniciais, os quais teriam que ser oferecidos em horários compatíveis para estudantes trabalhadores. A professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima, sugeriu a possibilidade da aplicação de provas de suficiência. O professor José Oto Konzen propôs a realização de um levantamento para identificar os estudantes interessados e seus horários disponíveis. O professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia se responsabilizou por esse levantamento. 2.2 Reformulação do PPC para adequação às Diretrizes de 2024: Foi destacada, pelo presidente, a necessidade de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no segundo semestre, visando adequá-lo às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 04/2024, com destaque para a organização dos estágios desde o início do curso e a curricularização da extensão. O professor José Oto Konzen ponderou que os estágios não precisam, necessariamente, ocorrer em todos os semestres, mas sim de forma contínua ao longo da formação, e sugeriu ajustes para integrar as novas exigências de maneira equilibrada, inclusive por meio de atividades de formação continuada, voltadas à Educação Infantil. A professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima enfatizou a necessidade de construir um entendimento coletivo sobre os estágios em todos os cursos de licenciatura, sugerindo articulação com o Fórum das Coordenações de Estágio. Ressaltou a preocupação com a escassez de escolas na região, diante da alta demanda por campos de estágio, que surgirá com a implementação da Resolução CNE/CP nº 04/2024. O presidente reforçou que todo o PPC deverá ser revisado, incluindo aspectos como as Atividades Curriculares Complementares (ACCs) e as atividades assíncronas. Finalizadas a discussão, foi definido que a demanda será encaminhada ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), que organizará um calendário para elaboração da proposta. 2.3 ACC e a validação de atividades: O professor Ronaldo informou que já realizou a validação de mais de 180 solicitações de validação de Atividades Curriculares Complementares (ACC) e que ainda há uma grande fila pendente. Apenas o coordenador e o coordenador adjunto têm acesso ao sistema para dar andamento às validações. Foi sugerida a atuação da comissão composta pelo professor Jackson Luis Martins Cacciamani, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Cristiane de Quadros e Christiane Maria Nunes de Souza, para reunirem-se e realizar as avaliações, além de elaborar uma planilha de controle com os certificados já validados, visando melhor organização das futuras submissões. 2.4 Viagem de estudos para o segundo semestre de 2025: O presidente sugeriu a criação de uma comissão para organizar a viagem de estudos, incluindo definição do local, orçamento e logística. A professora Cristiane de Quadros sugeriu integrar a viagem de estudos do curso com as ações do RENAFOR, que será no Campus Chapecó no dia dezesseis de agosto. O professor José Oto Konzen sugeriu que a comissão elabore uma lista de espaços formativos prioritários que devem ser contemplados durante a graduação. A comissão foi formada pelos e pelas docentes Francini Scheid, Júlia Vieira Tocheto de Oliveira, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e José Oto Konzen. 2.5 Demanda de formação continuada apresentada pela Prefeitura Municipal de Vitorino: O professor Ronaldo informou sobre a solicitação encaminhada pela direção, referente à demanda do município de Vitorino por formação continuada de profissionais da educação. Houve consenso sobre a necessidade de obter mais informações detalhadas acerca da proposta. O professor Ronaldo se comprometeu a entrar em contato com a prefeitura para esclarecer a demanda, agendar uma reunião e convidar os docentes interessados a participarem do diálogo. Nada mais havendo a tratar, às catorze horas e trinta e seis minutos, foi encerrada a reunião, na qual eu, Izabel Ronsoni Gilioli, lavrei a presente ata, que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 15 de julho de 2025.
Data de publicação: 19 de novembro de 2025.

Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) do Campus Realeza (emec 1572636)