ATA Nº 8/COL CG PDGL RE/UFFS/2025
ATA Nº 8/2025 – CCPL-RE
ATA DA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Ao décimo sexto dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas e dezesseis minutos, de forma híbrida, presencialmente na sala 308 do Bloco “A”, e virtual via google meet, realizou-se a sétima reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. A reunião foi presidida pelo coordenador do curso, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, e secretariada por Izabel Ronsoni Gilioli. Estiveram presentes os membros do Colegiado: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Jackson Luís Martins Cacciamani, Márcio Luis Marangon, Christiane Maria Nunes de Souza, Carmen Elisabete de Oliveira, Eliane de Souza Sabatini, Marinêz Aparecida Bueno, Liliana da Silva Butzge e José Oto Konzen. Justificaram a ausência: Cristiane de Quadros, Bárbara Grace Tobaldini de Lima e Silvana Aparecida da Silva. Não compareceram e não apresentaram justificativa: Rafael Faller Deola e Lucimar Johansson. Participaram como convidadas: Francini Scheid, Júlia Vieira Tocchetto de Oliveira e Marta Sfreddo. Iniciados os trabalhos, o presidente cumprimentou os presentes e apresentou a pauta da reunião, que após uma inclusão, ficou assim definida: 1 EXPEDIENTE 1.1 Apreciação da Ata 07/2025-CCLP-RE; 1.2 Informes. 2 ORDEM DO DIA 2.1 Vagas de transferências e retornos; 2.2 Indicações para composição da CAD – Campus Realeza; 2.3 Aprovação ad referendum das vagas do PIN; 2.4 Aprovação dos planos de curso; 2.5 Avaliação do encontro com a família no dia 14/09/2025; 2.6 Reativação do TRIPEC, constituição de comissão; 2.7 Evento do dia dos professores; 2.8 Visitas às escolas com Cursos de formação de professores; 2.9 Participação do curso no projeto "UFFS de portas abertas"; 2.10 discussão sobre a arte do Folder do curso de Pedagogia; 2.11 Proposta de projeto de extensão para uso da brinquedoteca e Jardim Paulo Freire. 1.1 Apreciação da Ata 07/2025-CCLP-RE: Ata será apreciada na próxima reunião. 1.2 Informes: a) O professor Jackson Luís Martins Cacciamani informou sobre o encontro de investigação na escola, promovido pela UFPEL, que já está com as inscrições abertas e o evento sobre inovação pedagógica, promovido pela Unipampa, campus de Bagé. Também informou que na quinta-feira, dia 18 de setembro acontecerá o Encontro dos Estágios: Estreitando Fronteiras, promovido pelo Fórum das Coordenações de Estágios e Setor de estágios. O mesmo contará com a presença dos representantes das Unidades Concedentes de Estágio não obrigatório. Esse encontro é o primeiro de uma sequência que se prolongará até o final do ano. No dia 30 de setembro acontecerá uma roda de conversa com os estagiários e no dia 06 de outubro, com os orientadores e supervisores de estágio. b) O professor Ronaldo informou que foi realizado o orçamento do transporte para a viagem de estudos e o custo ficará em quase R$ 5.000,00. A saída será na sexta-feira à noite (14 de novembro) e o retorno no domingo (16 de novembro). O custo do transporte está assegurado. Para hospedagem e alimentação, a UFFS custeia parte das despesas até o valor de R$ 2.900,00. Busca-se também a gratuidade nas entradas das atrações para os estudantes. 2 ORDEM DO DIA 2.1 Vagas de transferências e retornos: O Departamento de Ingresso da Graduação enviou o Ofício-Circular No 2/2025 - DIG solicitando pronunciamento do curso em relação ao edital do processo de seleção para Transferência Interna (TI), Transferência Externa (TE), Retorno de Aluno-abandono (RAA) e Retorno de Graduado (RG), para ingresso no primeiro semestre de 2026. Após apresentação das vagas disponíveis no curso, distribuídas segundo critérios estabelecidos no Regulamento de Graduação em cada modalidade, sendo destinando 02 vagas para transferência externa e 01 para retorno de graduado, o colegiado decidiu homologar a proposta de oferta feita pelo DIG e autorizar que a análise e classificação dos candidatos possa ser realizada diretamente pelo DIG, utilizando os critérios do regulamento de graduação. 2.2 Indicações para composição da CAD – Campus Realeza: O presidente explanou a função do CAD (Comitê de Avaliação Docente) e na sequência oportunizou a candidatura dos presentes para as 02 vagas disponíveis, para representar o curso de Pedagogia. Após discussões, o colegiado indicou o professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia para a vaga de titular e a professora Carmen Elisabete de Oliveira como suplente. 2.3 Aprovação ad referendum das vagas do PIN: O presidente informou que necessitava informar até o dia 12 de setembro o número de vagas que o curso ofertará para o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas - PIN, e indicou 2 vagas, conforme praticado nos anos anteriores. O colegiado aprovou a indicação. 2.4 Aprovação dos planos de curso: O presidente apresentou a necessidade de estabelecer uma metodologia para a avaliação dos planos de ensino das unidades curriculares. Após discussões, decidiu-se pela organização de duplas de docentes responsáveis pela avaliação dos planos, conforme a fase em que as unidades são ofertadas: 2ª fase: professoras Júlia e Christiane Maria Nunes de Souza; 4ª fase: professor Ronaldo e professora Francine; 8ª fase: professoras Carmen e Cristiane de Quadros. O presidente se comprometeu a encaminhar um modelo (template) com os critérios a serem observados na avaliação dos planos de ensino. Esse modelo será posteriormente discutido de forma coletiva para possíveis ajustes. Após a definição do template, os planos serão distribuídos aos docentes responsáveis. O professor Ronaldo levará a proposta de template como pauta para discussão na próxima reunião do Fórum das Coordenações, com o objetivo de definir um modelo unificado para o campus, contemplando os aspectos formais necessários para prevenir eventuais problemas decorrentes da omissão de conteúdos essenciais. Registra-se que a servidora Marinez ausentou-se ao final desta discussão. 2.5 Avaliação do encontro com a família no dia 14/09/2025: O presidente abriu espaço para manifestações dos presentes sobre a atividade. O professor Oto destacou que, de modo geral, os participantes se sentiram mais próximos da UFFS. Sugeriu que, nas próximas edições, as ações promovidas estejam ainda mais alinhadas com as vivências dos participantes. Enfatizou a importância de integrar a música ao conjunto das atividades, evitando que ela ocorra de forma isolada, de modo a favorecer a interação entre todos. A professora Christiane avaliou positivamente a participação dos presentes e ressaltou a necessidade de promover maior interação e escuta dos participantes nas futuras edições. Sugeriu a realização de visitas guiadas, com o objetivo de apresentar os espaços da instituição e evidenciar sua relevância para o processo de ensino. Recomendou, ainda, investimentos na estética do ambiente para recepção dos visitantes, bem como a distribuição de lembranças ao final do evento. Outros docentes manifestaram-se em consonância com essas observações, reforçando a relevância das sugestões apresentadas. 2.6 Reativação do TRIPEC e constituição de comissão: O presidente ressaltou a necessidade de reativação do grupo de estudos TRIPEC, atualmente coordenado pela professora Cristiane. Explicou que, após a realização do último CIMFOR, no ano anterior, o grupo, em função de outras demandas, deixou de reunir-se sistematicamente e, destacou a importância de retomar as atividades, sugerindo encontros ao menos quinzenais. Propôs a criação de uma comissão com a finalidade de sugerir possíveis linhas temáticas que possam compor a atuação do grupo, bem como fomentar sua movimentação. A comissão será coordenada pela professora Júlia e contará com a participação dos(as) docentes Márcio, Oto, Carmen, Cristiane, Christiane, Francini e Ronaldo. 2.7 Evento do dia dos professores: O presidente informou que os estudantes já realizaram uma reunião com os Centros Acadêmicos (CAs), e que cada curso de licenciatura indicará um representante para compor a comissão organizadora. A definição completa dos integrantes da comissão ainda está em andamento. Foi apresentada a proposta de realização de uma mesa-redonda com a participação do professor Luciano Mendes de Faria Filho, de outra colega vinculada ao mesmo grupo de estudos, a professora Elaine Teixeira que mora no município de São Lourenço do Oeste e poderia participar presencialmente. A professora Francini ficou responsável por entrar em contato com o professor Luciano, enquanto a professora Júlia se encarregará de contatar a deputada federal pelo Paraná, professora Carolina Dartora. Estabeleceu-se o prazo de sete dias para a confirmação dos nomes que comporão a mesa, a fim de, caso necessário, buscar novos(as) participantes. O professor Oto sugeriu, em caso de necessidade de inclusão de um novo nome, o convite a professora Solange, docente da UFFS – Campus Chapecó, que estudou sobre Paulo Freire e Vygotsky para pensar a formação de professores. Registra-se que a pedagoga Eliane ingressou na reunião durante a discussão deste ponto de pauta. 2.8 Visitas às escolas com Cursos de formação de professores: O presidente apresentou a proposta de realizar a divulgação do curso de Pedagogia da UFFS em escolas que ofertam formação de docentes, a partir do final do mês de outubro. Informou que realizará contato com essas instituições para verificar o interesse em receber a visita, priorizando inicialmente as localizadas em regiões próximas, com possibilidade de, futuramente, estender a ação a cidades mais distantes. As visitas serão realizadas por um grupo de docentes e estudantes que se voluntariarem, contemplando tanto a divulgação do curso e da Universidade. Foi destacado como fundamental que as atividades práticas com os(as) estudantes das referidas escolas sejam realizadas de forma contínua ao longo do semestre, e não apenas de maneira pontual durante as ações de divulgação. 2.9 Participação do curso no projeto "UFFS de portas abertas" e 2.11 Proposta de projeto de extensão para uso da brinquedoteca e Jardim Paulo Freire: O presidente contextualizou o objetivo do projeto UFFS de Portas Abertas, apresentando a experiência realizada na edição anterior. Para a organização da atividade neste ano, as professoras Júlia e Carmen, juntamente com o professor Jackson, ficaram responsáveis pelo planejamento e execução das ações. Entre as propostas em desenvolvimento, destaca-se o aprimoramento da atividade de contação de histórias, visando maior interação com o público visitante. No âmbito das ações da proposta de projeto de extensão para uso da brinquedoteca, a professora Júlia se propôs a elaborar um projeto de extensão com o objetivo de transformar a Brinquedoteca em um espaço permanente de visitação. A proposta inclui a produção de brinquedos com materiais reciclados e a arrecadação de brinquedos novos ou usados por meio de doações. A escrita do projeto contará com a colaboração da professora Carmen. A professora Júlia também relatou que está em articulação com os CMEIs Vó Totinha e Pequeno Anjo para a criação do “Jardim Paulo Freire”. A proposta prevê a participação das crianças no plantio coletivo de uma muda de Ipê-amarelo e de flores, simbolizando a fundação do espaço. Por fim, a professora Júlia se comprometeu a realizar um levantamento, até a data do evento UFFS de Portas Abertas, com o objetivo de viabilizar a participação de turmas da educação infantil na visitação à Universidade. 2.10 discussão sobre a arte do Folder do curso de Pedagogia: O presidente apresentou ao colegiado o banner de divulgação do curso, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social, por meio da plataforma Canva. Após a apresentação, os membros do colegiado sugeriram ajustes e melhorias no material. As sugestões foram inseridas diretamente na plataforma, na forma de comentários, para apreciação e eventual revisão pela equipe responsável.Encerrados os pontos de pauta previstos, foi definida a convocação de reunião extraordinária do colegiado para o dia 30 de setembro, com a finalidade de discutir os resultados da avaliação do curso realizada pelos(as) estudantes. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezessete horas e dois minutos. Eu, Izabel Ronsoni Gilioli, lavrei a presente ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Realeza-PR, 16 de setembro de 2025.
Data de publicação: 19 de novembro de 2025.
Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) do Campus Realeza (emec 1572636)