ATA Nº 5/CONSC CL/UFFS/2024
ATA Nº 5/CONSCCL/UFFS/2024
Aos nove dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e cinquenta minutos, no Auditório Prof. Diego Manenti, foi realizada a quarta Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Judite Scherer Wenzel, Adenise Clerici, Nessana Dartora, Manuela Gomes Cardoso, Aline Beatriz Rauber, Neusete Machado Rigo, Edemar Rotta; representantes docentes: Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Anderson Spohr Nedel, Danusa de Lara Bonotto, Fabiane Andrade Leite, Fabiano Cassol, Márcio do Carmo Pinheiro, Rodrigo Prante Dill; representante dos técnicos-administrativos: Carline Andréa Welter; representantes da comunidade regional: Marta Schoffen, Nestor Inácio Scher; suplentes no exercício da titularidade: Caroline Mallmann Schneiders, Patricia Foletto, Iara Denise Endruweit Battisti (membros natos), Denize Ivete Reis (representante docente), Roberta Daniele Klein (representante dos técnicos-administrativos); suplentes presentes: Márcio Antônio Vendruscolo, Fabiano Pereira. Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Denise Medianeira Mariotti Fernandes, Débora Leitzke Betemps, Demétrio Alves Paz, Liziara da Costa Cabreira, David Augusto Reynalte Tataje, Roque Ismael da Costa Güllich, Tatiane Chassot, Roberta Titton, Bruna Olegário Mughiuti, Gabriel Mateus Marmitt. Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação da ata da sessão anterior: a ata da 3ª Sessão Ordinária de 2024 foi aprovada por unanimidade. 1.2 Comunicações. O presidente informou sobre as obras do Campus: o prédio do almoxarifado e patrimônio foi entregue oficialmente; a obra de cercamento da área experimental está em andamento; o prédio do Centro de Convivência e da Cantina estão sendo finalizados, faltando apenas a documentação (laudos e atestados); há previsão de que, no próximo período de recesso acadêmico, a cessionária da Cantina faça a mudança para o novo prédio, que estava prevista no cntrato atual. No espaço atual da Cantina (Bloco A) será executada uma reforma para adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, sendo que a área será destinada à ampliação do espaço da Biblioteca do Campus. Foi provada no CONSUNI a Resolução Nº 62/CONSUNI CAPGP/UFFS/2024, que regulamenta a mobilidade de servidores da e para a UFFS: Remanejamento, Remoção e Redistribuição, que ocorrerão a partir de editais de mobilidade. Acerca das atividades em andamento do GT do curso de Medicina, comunicou que estão sendo realizadas visitas aos municípios e hospitais da região de abrangência da UFFS (regiões Missões e Fronteira Noroeste), a fim de conhecer a gestão e execução regional da saúde; o levantamento das necessidades para o funcionamento do curso apontou setenta vagas docentes, quinze vagas para técnicos-administrativos, além de prédios de salas de aula e laboratórios, com investimento total de vinte e quatro milhões; há previsão de encaminhamento da proposta final ao Consuni em junho do presente ano. Sobre a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, informou que que o Campus aderiu à Campanha de Arrecadação de Doações para as vítimas das enchentes, juntamente com outras entidades do município; também indicou nome de pesquisadores do Campus para a DCS, a fim de que sejam produzidas matérias para a divulgação de temas relacionados à tragédia; continuam sendo aceitas sugestões de ações a serem realizadas pelo Campus. A coordenadora acadêmica, Judite Scherer Wenzel, informou que está ocorrendo o Fórum dos Coordenadores, que influenciará a discussão posterior dos colegiados sobre a oferta de disciplinas; também está em andamento a atualização do PDI institucional, com diversos GTs que ainda aceitam integrantes. A coordenadora administrativa, Adenise Clerici, informou sobre o episódio de falta de acesso aos serviços de internet que ocorreu no início da semana, em consequência dos eventos climáticos que assolaram o Rio Grande do Sul na semana passada, com enchentes de enorme proporção, especialmente na região metropolitana da capital do Estado; depois de muitas tratativas com a SETI, a empresa contratada conseguiu uma rota alternativa, sendo restabelecido emergencialmente o referido serviço; nesse sentido, a SETI está elaborando um plano emergencial para essas situações e indicou a contratação de link de empresa local durante trinta dias, até a reestruturação total do link da RNP. Como as empresas terceirizadas que prestam serviços ao Campus tiveram suas sedes administrativas comprometidas pelas enchentes, será oferecido o apoio necessário e possível para que os colaboradores que aqui atuam não sejam afetados. O Coordenador do PPGDPP informou que foi concluído o Acordo de Cooperação com uma universidade da Espanha por cinco anos; quem tiver interesse, poderá contatá-lo para mais informações. O conselheiro Anderson Spohr Nedel falou sobre os últimos eventos climáticos, especialmente as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. O conselheiro Edemar Rotta informou sobre a realização de Acordo de Cooperação da UFFS com a Universidade de Málaga/Espanha. 2 ORDEM DO DIA. A pauta da sessão foi apreciada pelo plenário e, após a inclusão do quarto ponto, ficou assim definida: 1. Redistribuição Docente (Processo 23205.035036/2023-16). 2. Planejamento Orçamentário Anual de 2024 do recurso desconcentrado do Campus Cerro Largo. 3. Proposta de Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez. 4. Definição de alocação de código de vaga - cargo Técnico de Laboratório. 2.1 O pedido de redistribuição do docente Alexandre Cougo de Cougo (Processo 23205.035036/2023-16) foi apreciado pelo plenário e indeferido por indisponibilidade de código de vaga. 2.2 A coordenadora administrativa, Adenise Clerici, apresentou a minuta do Planejamento Orçamentário Anual de 2024 do recurso desconcentrado do Campus Cerro Largo; após o debate do assunto foi aprovada a peça orçamentária, com alguns ajustes de forma sugeridos pelos conselheiros. A coordenadora administrativa solicitou que os cursos informem todas as viagens que planejadas para o presente ano. 2.3 A proposta de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez foi apresentada pela professora Erica do Espírito Santo Hermel. Após o debate da matéria, o plenário aprovou a proposta, condicionada ao pleno funcionamento do sistema SIGAA para a pós-graduação e que a carga horária dos docentes não interfira nas disciplinas já ministradas no Campus; a seguir a coordenação acadêmica deve cadastrar o processo e enviar à Direção do Campus para os devidos encaminhamentos. 2.4 O presidente contextualizou a necessidade de alocação de código de vaga - cargo Técnico de Laboratório, considerando que o servidor do Campus Arthur Stefens solicitou vacância do cargo de Técnico de Laboratório - área de TI, por motivo de nomeação em cargo público inacumulável. Após a discussão do assunto, foi aprovada a alocação do código de vaga mantendo o cargo de Técnico de Laboratório na área de TI. Às dezesseis horas foi encerrada a sessão, da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, Secretária Executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 9 de maio de 2024.
Data do ato: Cerro Largo-RS, 09 de maio de 2024.
Data de publicação: 20 de outubro de 2025.
Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus - Cerro Largo