ATA Nº 7/CONSC CL/UFFS/2024

Pauta: 1. Alteração da composição do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Cerro Largo da UFFS (CAEC-CL). 2. Discussão acerca da alocação de quatro novos códigos de vagas docentes.

 

ATA Nº 7/CONSCCL/UFFS/2024

 

Aos oito dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e cinquenta e quatro minutos, no Auditório Prof. Diego Manenti, foi realizada a sexta Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Adenise Clerici, Louise de Lira Roedel Botelho, Débora Leitzke Betemps, Nessana Dartora, Manuela Gomes Cardoso, Aline Beatriz Rauber, Demétrio Alves Paz, Neusete Machado Rigo, Liziara da Costa Cabreira, Edemar Rotta, David Augusto Reynalte Tataje, Roque Ismael da Costa Güllich; representantes docentes: Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Anderson Spohr Nedel, Danusa de Lara Bonotto, Fabiane Andrade Leite, Fabiano Cassol, Márcio do Carmo Pinheiro, Tatiane Chassot; representante dos técnicos-administrativos: Carline Andréa Welter; representante discente: Bruna Olegário Mughiuti; suplentes no exercício da titularidade: Daniel Joner Daroit (representante docentes), Roberta Klein (representante dos técnicos-administrativos), Romí Genice Rohleder Gertz (representante da comunidade regional); suplentes presentes: Sidinei Zwick Radons, Cássio Luiz Mozer Belusso, Fabiano Pereira. Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Judite Scherer Wenzel, Rodrigo Prante Dill, Marta Schoffen, Nestor Inácio Scher, Gabriel Mateus Marmitt. Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação da ata da sessão anterior: a ata da 5ª Sessão Ordinária de 2024, após ajustes apontados pelos conselheiros Manuela Gomes Cardoso e Cássio Luiz Mozer Belusso, foi aprovada por consenso. 1.2 Comunicações. O presidente informou sobre a ausência da coordenadora acadêmica, Judite Scherer Wenzel, que está substituindo o diretor na sessão da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas, que coincidiu com a sessão do Conselho de Campus; comunicou a redistribuição do servidor TAE Andrei Benites Piegas, Administrador, para a UNIPAMPA de São Borja, agradeceu os serviços prestados pelo servidor e informou que o código de vaga remanescente será analisado levando em consideração a publicação da Resolução nº 62/CONSUNI-CAPGP/UFFS/2024, que regulamenta a mobilidade de servidores da e para a UFFS; informou sobre o andamento dos trabalhos do GT do curso de Medicina: no dia cinco de julho realizou-se uma reunião por videoconferência com representantes do Ministério da Saúde (secretaria específica que trata da formação de profissionais da área da saúde) e, em função disso, um novo movimento deverá ser feito na busca de apoio e infraestrutura para a criação do curso de medicina; sendo assim, o assunto será trazido como pauta do Conselho de Campus nas próximas sessões; comunicou sobre as orientações que foram enviadas aos servidores e à direção do Campus quanto aos cuidados com o uso de imagem durante o período eleitoral, sem vinculação institucional; informou que o Campus Cerro Largo foi contemplado com uma obra no PAC - Universidades Federais, um programa do governo federal para a consolidação das universidades federais, sendo aprovada a construção de um bloco de salas de aula; porém, como o orçamento está defasado, devido à demora na aprovação do PAC, no momento busca-se um ajuste de valores junto à Reitoria e governo federal; comentou sobre a reunião realizada na Reitoria com a presença dos diretores dos campi, em que foi discutida a distribuição dos cinquenta e três códigos de vagas docentes recebidos pela UFFS, sendo que o Campus Cerro Largo recebeu quatro desses códigos; este comunicado justifica o pedido de inclusão de um ponto de pauta, pois é necessário discutir a metodologia de destinação dos códigos de vagas entre os cursos do Campus. A coordenadora administrativa, Adenise Clerici, informou sobre os serviços de manutenção da iluminação no Bloco A e Seminário, sendo que a empresa foi notificada novamente para a realização e finalização dos serviços e se comprometeu a regularizar a prestação do serviço até o final do mês de julho; quanto ao contrato de manutenção dos climatizadores, cuja empresa não presta serviços desde novembro, informou que está em fase de rescisão de contrato, no momento a Pró-Reitoria de Administração está encaminhando o assunto para solução dos chamados de manutenção abertos; comunicou que durante o período do recesso acadêmico está programado o fechamento do RU para a realização da última manutenção pendente, referente aos efeitos do vendaval do final de ano, que comprometeu a parte do forro interno. A conselheira Liziara da Costa Cabreira informou sobre o resultado do Edital FINEP Expansão, em que o Campus Cerro Largo foi contemplado com um recurso de aproximadamente R$ 2,2 milhões, cuja projeção é adquirir dois cromatógrafos para laboratório, e alertou quanto à necessidade de um espaço adequado para a instalação dos equipamentos assim que chegarem ao Campus. 2 ORDEM DO DIA. A pauta da sessão foi apreciada pelo plenário, com exclusão do ponto que discutiria o estabelecimento de cargos e quantitativos de servidores na estrutura organizacional do Campus Cerro Largo, pelo fato de esse assunto estar relacionado à Resolução nº 62/CONSUNI CAPGP/UFFS/2024, a qual está sendo rediscutida na sessão da CAPGP; e inclusão do ponto sobre o CAEC, ficando assim definida: 2.1 Alteração da composição do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Cerro Largo da UFFS (CAEC-CL); 2.2 Discussão acerca da alocação de quatro novos códigos de vagas docentes. 2.1 O presidente contextualizou o assunto dizendo que a Direção do Campus recebeu um e-mail da docente Aline Raquel Müller Tones, atual coordenadora adjunta de extensão, renunciando ao cargo. Considerando que a coordenação de extensão é estabelecida por Resolução do Conselho de Campus, foi necessário pautar a questão da substituição do referido cargo. Aproveitando a oportunidade de discussão do assunto, a direção, junto com a coordenação acadêmica e vários docentes do Campus, realizou um amplo diálogo sobre a curricularização da extensão, observando-se a necessidade de aproximação dos coordenadores de extensão e cultura dos colegiados dos cursos e o CAEC-CL. Sendo assim, levantou-se a proposta de inclusão dos coordenadores de extensão e cultura dos colegiados dos cursos no CAEC-CL. Essa ideia foi discutida em reunião entre a direção, coordenação acadêmica, coordenação dos cursos de graduação, coordenadores de extensão e cultura dos cursos e o Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus, sendo amplamente aceita pelos participantes da reunião, com a apresentação do nome do professor Pablo Lemos Berned para assumir a Coordenação Adjunta de Extensão; como foi aberta a oportunidade para que mais pessoas se candidatassem à vaga deixada pela professora Aline e não havendo outra indicação na referida reunião, a presidência apresentou ao plenário o nome do professor Pablo Lemos Berned para a Coordenação Adjunta de Extensão, e a proposta de inclusão dos coordenadores de extensão e cultura dos colegiados dos cursos no CAEC. Continuando, o presidente apresentou uma minuta de resolução com as alterações em relação à resolução anterior, lembrando que a professora Bedati Aparecida Finokiet é Coordenadora Adjunta de Cultura e também constava como representante docente de Cultura. Sendo assim, foi aberta a vaga de representante docente de Cultura; a professora Marlei Veiga dos Santos manifestou interesse em ocupá-la. O presidente acrescentou ainda que o Coordenador Adjunto de Extensão é quem preside o CAEC e é substituído, quando necessário, pelo Coordenador Adjunto de Cultura. Ficou definida também a participação dos Coordenadores de Extensão e Cultura dos colegiados dos cursos no CAEC Local, tendo como atribuição prioritária o tratamento das questões relacionadas à curricularização da Extensão. Todos os pontos propostos pela presidência foram aprovados pelos conselheiros. 2.2 Discussão acerca da alocação de quatro novos códigos de vagas docentes. O presidente lembrou que o assunto das vagas docentes foi discutido na 1ª Sessão Extraordinária do Conselho de Campus do presente ano. Na sequência, foi encaminhado ao Gabinete e à PROGESP o Ofício nº 12/DICL/UFFS/2024, em que foram apresentadas as demandas de nove docentes (cinco para suprir demandas reprimidas dos cursos existentes e quatro para abertura do curso de engenharia civil) e de servidores técnico-administrativos para o Campus Cerro Largo. Como o Campus ganhou quatro vagas docentes, conforme acordado na reunião administrativa do dia três de julho, devem ser estabelecidos os critérios para alocação dos códigos recebidos. O presidente lembrou que os códigos de vagas docentes devem passar pela análise da CPPD. Após amplo debate, os encaminhamentos propostos foram: solicitar ao NPPD e à coordenação acadêmica que elaborem um relatório de carga-horária dos docentes; solicitar aos colegiados para que apresentem as demandas e as justifiquem (docente da área de Sociologia e Ciência Política: coordenação acadêmica e os professores da área; docente da área de Educação Matemática: colegiado dos cursos de Matemática e Física; docente da área de Letras/Linguística: colegiado do curso de Letras; docente da área de Pedagogia: colegiado do curso de Pedagogia; docente da área de Botânica: colegiado do curso de Ciências Biológicas); sugerir ao colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que faça um mapeamento das disciplinas que seriam necessárias para abrir o curso de Engenharia Civil, em que ano/semestre seria necessário e outros apontamentos. Os encaminhamentos foram aprovados pelo plenário. Antes de finalizar a sessão, o presidente comunicou e pediu a colaboração dos coordenadores de cursos para que observem os docentes, pois houve denúncia na Ouvidoria de que algum professor está dando aula remota, o que não é autorizado na UFFS. Nesse sentido, a direção irá encaminhar resposta à Ouvidoria e e-mail aos docentes com orientações, alertando para possíveis irregularidades, considerando que os docentes não têm registro de ponto, porém, como servidores públicos precisam respeitar o princípio da assiduidade. Às dezesseis horas e vinte minutos foi encerrada a sessão, da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, Secretária Executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 8 de julho de 2024.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 08 de julho de 2024.
Data de publicação: 24 de outubro de 2025.

Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus - Cerro Largo

Documento Histórico

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