ATA Nº 3/CONSC RE/UFFS/2025

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO CONSELHO DO CAMPUS

Ao oitavo dia do mês de abril do ano de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e quarenta e sete minutos, no Auditório do Bloco dos Professores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária de 2025 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Marcos Antônio Beal. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Cláudia Almeida Fioresi (Coordenadora do Curso de Química), Felipe Beijamini (Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas), Flávia Pascoal Ramos (Coordenadora do Curso de Nutrição), Dennis Fernandes Alves Bessada (Coordenador do Curso de Graduação em Física), Edson Antônio Santolin (Coordenador Administrativo), Vanessa dos Santos Moura (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública), Márcia Adriana Dia Kraemer (Coordenadora do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol), Adalgiza Pinto Neto (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia); representantes docentes: Andréia Cristina de Souza, Berta Lúcia Pereira Villagra, Jackson Luís Martins Cacciamani, representante discente: Marcelo Karol Galvão de Meira. Participou da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Everton Artuso (Coodenador Acadêmico em exercício), Mayara Priscila Borsa (comunidade regional), Vanessa Silva Retuci (docente), Vagner Garcia de Vargas (técnico-administrativo), e Hudison Loch Haskel (técnico administrativo). Acompanhou a sessão na condição de suplente: Jonatas Cattelam (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Medicina Veterinária). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico), Catiane Maria Dalcortivo (titular técnico-administrativa), Tatiana Champion (Coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Paulo Henrique Braz (suplente docente), Marcelo Zanetti (titular docente), Eloá Angélica Koehnlein (suplente docente), Samuel Aires Lourenço (titular técnico-administrativo), Saudi Mensor (suplente comunidade regional), Rafael Faller Deola (titular discente). Não compareceram à sessão sem apresentar justificativa: Aloísio João Scandolara (titular comunidade regional), Dalila Moter Benvegnu (Coordenadora Adjunta do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Emerson Martins (titular docente), Hudison Loch Haskel (suplente técnico-administrativo), Liliana da Silva Butzge (suplente discente), Neveraldo Oliboni (titular comunidade regional). Antes do início da sessão, registra-se a posse da conselheira Mayara Priscila Borsa. Após conferência de quórum, o presidente passou ao Expediente. 1.1 Aprovação das atas das sessões anteriores. A ata da 3ª Sessão Extraordinária de 2024 foi aprovada sem ressalvas. O conselheiro Jonatas Cattelam absteve-se da votação por não ter participado da referida sessão. A ata da 10ª Sessão Ordinária de 2024 foi aprovada sem ressalvas. Os conselheiros Jonatas Cattelam, Flávia Pascoal Ramos, e Hudison Loch Haskel abstiveram-se da votação por não terem participado da referida sessão. 1.2 Informes. Iniciou-se com os informes da Coordenação Administrativa. O conselheiro Edson Antonio Santolin informou que foi iniciada e concluída a reforma da cobertura do bloco de patologia veterinária, contemplando a reforma completa das calhas, com o envolvimento platibanda e afins, com custo total de R$ 47.568,00. Informou que foi iniciada e terminada a troca do foro da entrada da Clínica Escola de Nutrição, substituindo na parte externa o foro de fibra mineral por gesso. Reforçou o informe que na quarta e quinta-feira, 09 e 10 de abril estaria acontecendo algumas manutenções na rede elétrica do Campus, inciando com as edificações do Hospital Veterinário, para ser trocado o transformador da subestação principal, e remanejado alguns outros que estavam em locais provisórios enquanto o transformador estava em reforma. E que, na sequência, serão feitos alguns reparos na iluminação externa das vias de veículos. Informou, ainda, sobre algumas ações visando melhorar a qualidade de vida dos alunos do Campus, como a criação de três espaços com tatames e puffs no Bloco A e a construção de algumas espreguiçadeiras para colocar nos ambientes externos. Também será produzido um material audiovisual com orientações para o uso dos espaços e estruturas do Campus durante os intervalos e afins. Por fim, informou sobre o orçamento de 2025, aprovado no dia 20 de março, faltando ainda assinatura do Decreto pela Presidência. Que, a priori, com base no que foi passado na LOA, o montante total teve uma redução de 4% do que foi planejado, refletindo de maneira linear em todos os campi e, consequentemente, nos planos de ação. Seguindo, passou-se ao informes da Direção. O presidente informou que no dia 27 de março foi realizado no Campus o Seminário final de consolidação do PDI, e que na próxima semana, dias 15 e 16 de abril, os 10 delegados do Campus indicados durante o seminário final de consolidação do documento, participarão do Seminário final de consolidação do documento, em Chapecó, para posterior encaminhamentos ao Conselho Universitário e Conselho Estratégico Social para apreciação definitiva. Informou que na mesma data, 27 de março, foi realizado antes do seminário do PDI, a primeira sessão ordinária de 2025 do Conselho Comunitário, em que foram empossados os conselheiros de 23 entidades, citou a presença da Mayara Priscila Borsa, egressa do curso de Nutrição, que assumiu a vice presidência do Conselho Comunitário, representando a Prefeitura Municipal de Realeza. E, para a presidência, foi indicado o conselheiro Neveraldo Oliboni, representante da Associação do Centro de Educação Social (ACESI). Complementando o informe da Coordenação Administrativa, informou sobre o cortes no orçamento da Universidade, aprovado pelo Congresso, de 1,8 milhão de reais, correspondente à 4% do orçamento discricionário, em torno de 20 mil reais. Informou que ainda não foi regularizada a execução orçamentária na Universidade, que está trabalhando com 5/18 avos do orçamento até, provavelmente, final do mês de abril. O presidente informou também sobre as provas didáticas do Concurso que acontecem no final da semana, para provimento de docentes para as 7 vagas do Campus. Informou ainda que foi recebido uma notificação do Gabinete do Reitor, através da PROGESP, de que por força de decisão judicial liminar, foi perdido mais um professor no Campus, a professora Stephane Janaina de Moura Escobar, do Curso de Graduação em Nutrição, restando aguardar o julgamento do mérito sobre o Campus ter ou não direito a um professor substituto para esta vaga. Informou sobre a necessidade do afastamento do Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo para tratamento de saúde, por mais 60 dias. E em razão disso, o professor Everton Artuso reassumiu as funções da Coordenação Acadêmica. Por fim, o presidente, informou que desde o dia 3 de abril, a partir da assembleia estudantil, alunos predominantemente ligados aos Cursos de Graduação em Administração e Ciências da Computação do Campus Chapecó, ocuparam o prédio da Reitoria da Universidade, por reivindicação desses cursos pela falta de professores. A respeito disso, informou que no dia 10 de abril, acontecerá no Campus Realeza uma reunião do colegiado de líderes dos centros acadêmicos e DCE, provocada pela Direção, para esclarecimento dos pontos relativos a essa manifestação em Chapecó. O conselheiro Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia informou o Curso de Graduação em Pedagogia está passando pelo processo de reconhecimento, que já foram preenchidos os formulários do MEC, e na semana passada a Coordenação do Curso foi comunicada que a avaliação do curso ocorrerá nos dias 7 a 9 de maio. Pediu a colaboração de todos os setores, pois a avaliação vai envolver reuniões com o colegiado, NDE, comissão de avaliação e reunião com estudantes. Encerrado o Expediente, o presidente passou à leitura da Ordem do Dia: 2.1 Processo Nº 23205.003835/2025-87: Denominação da edificação da Clínica Escola de Nutrição do Campus Realeza; 2.2 Processo Nº 23205.008211/2025-56: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e a UTFPR; 2.3 Processo Nº 23205.008220/2025-47: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e o Município de Realeza. 2.4 Processo Nº 23205.027321/2024-36: Proposta de criação de Curso de Graduação na área da Ciência da Computação. O Presidente solicitou também a inclusão de uma quinta pauta: 2.5 Processo Nº 23205.008613/2025-51: Proposta de criação do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Em votação, o Pleno aprovou a inclusão da pauta para a sequência da ordem do dia, tendo três votos contrários dos Conselheiros Ronaldo, Vanessa dos Santos Moura e Mayara Priscila Borsa. Passou-se ao item 2.1 Processo Nº 23205.003835/2025-87: Denominação da edificação da Clínica Escola de Nutrição do Campus Realeza. (Análise do parecer da relatora Flavia Pascoal Ramos): A conselheira Flavia Pascoal Ramos, relatora designada a matéria, apresentou o Parecer Nº 2/CONSC-RE/UFFS/2025, com o seguinte voto: “Considerando a análise no item III, bem como o parecer do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição, voto favoravelmente pela recomendação de nomeação da Clínica Escola de Nutrição do Campus Realeza como "Clínica Escola de Nutrição Professora Amélia Dreyer Machado", em homenagem à professora Amélia Dreyer Machado, recentemente falecida”. O presidente devolveu a palavra ao plenário para opinar sobre o mérito, não havendo manifestação, submeteu o parecer à votação, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Por fim o presidente informou que como não existe regulamentação sobre a matéria na Universidade, antes de aprovar a recomendação, o Conselho Universitário terá de se debruçar sobre uma regulamentação do assunto. Passou-se para o segundo ponto de pauta. 2.2 Processo Nº 23205.008211/2025-56: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e a UTFPR. O presidente solicitou ao Pleno o uso da palavra pela servidora Jucieli Weber, sendo acolhida pelos conselheiros. Ato contínuo, convidou a docente Jucieli Weber, interessada no processo, para explanação, a qual apresentou o plano de trabalho e falou sobre a importância da sua participação no mestrado, no sentido de fortalecer a integração e a rede de contato entre as Universidades. Na sequência, o presidente perguntou ao plenário sobre qual encaminhamento adotar, sendo que processos dessa natureza já foram tratados de maneiras diferentes: a) encaminhado para CPEPEC, deliberado diretamente na sessão ou designado relatoria ad hoc. Após consulta, decidiu-se pela deliberação na sessão. Em discussão sobre o mérito da proposta, foram levantados pelos conselheiros Marcelo Karol Galvão de Meira e Vagner Garcias de Vargas apenas alguns erros de dados cadastrais. Em consulta sobre discordância e abstenção não houve manifestação, ficando aprovado o acordo por unanimidade. O presidente concluiu a pauta sensibilizando os docentes da Universidade sobre a necessidade de criação de grupos de trabalho para criação de cursos de pós-graduação no Campus. Argumentou que a cessão de professores para atuarem em outras Universidades e em outros campi da UFFS, está retirando a força de trabalho do Campus Realeza para pensar as pós-graduações. Na sequência, o terceiro ponto de pauta. 2.3 Processo Nº 23205.008220/2025-47: Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e o Município de Realeza. O presidente solicitou ao Pleno o uso da palavra pelo servidor André Luiz Zabott, proponente do processo, sendo acolhida pelos conselheiros. André Zabott falou sobre o acordo que contemplará o compartilhamento de recurso de laboratórios, mão de obra, sessão de espaços em feiras, eventos e outras parcerias entre as entidades. O presidente completou dizendo que a parceria é de suma importância para que a Universidade possa participar de Editais de fomento à inovação através das incubadoras. O presidente perguntou aos conselheiros se alguém gostaria de sustentar que o processo passasse por uma relatoria, ou poderiam deliberar sem a intermediação de um parecer, como feio na pauta anterior. Não havendo manifestação, o presidente submeteu à votação a recomendação de celebração do acordo de cooperação, sendo aprovado por unanimidade, Passou-se para a quarta ordem do dia. 2.4 Nº 23205.027321/2024-36: Proposta de criação de Curso de Graduação na área da Ciência da Computação. O conselheiro Everton Artuso apresentou o relatório da comissão, baseado na análise de viabilidade de implementação do curso pelo GT. O presidente citou a possibilidade de fazer a deliberação de forma direta, ou designação da relatoria. O pleno aprovou por consenso a designação de relatoria. A conselheira, professora Vanessa dos Santos Moura, se colou a disposição para relatoria do processo, não tendo outras manifestações, o Pleno acolheu a manifestação e a indicou como relatora. O prazo regimental de 20 dias para a apresentação do parecer. Passou-se a última ordem do dia. 2.5 Processo Nº 23205.008613/2025-51: Proposta de criação do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A pedido do presidente, a secretária Cláudia apresentou a proposta autuada no processo, que solicita a criação de comissão para a elaboração da proposta de criação do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, composta pelos seguintes representantes: a) representantes docentes: Clovis Piovesan (Presidente), Letiére Cabreira Soares, Shirani Kaori Haraguchi; b) representantes técnico-administrativos em educação: João Paulo Gollner Reis; c) representante discente: Vitória dos Santos Cezar; d) representante da comunidade regional: Wagner Freitas. O presidente abriu para discussão sobre a condição de deliberar de forma direta ou encaminhar para relatoria. Em votação, tiveram 6 votos a favor da relatoria e 9 contra. Na sequência, o presidente devolveu a palavra ao plenário para opinar sobre o mérito, tendo várias manifestações contrárias a criação da comissão, considerando várias questões, dentre elas: I) a criação do curso não estar previsa no Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI); II) a atuação dos egressos no escasso mercado de trabalho na área; III) falta de professores na área no Campus, para atuar no curso, considerando que os professores do curso de Nutrição, devido a situação atual do curso, não terão disponibilidade para contribuir; IV) ausência de professor especialista na área entre os proponentes da comissão; V) similaridade com outros cursos na região, a exemplo de Francisco Beltrão, que conta com cursos de Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, a própria Nutrição na UFFS, e Engenharia de Alimentos no Campus Laranjeiras do Sul; VI) realidade dos cursos citados no item anterior, que constam poucos números de matrículas, não fechando turma, inclusive com histórico de cursos fechados; VII) a criação concomitante da comissão de criação do Curso de Graduação em Farmácia no Campus, com a participação dos mesmos professores em ambas as comissões, demanda de professores da mesma área, demanda dos mesmos espaços de laboratório e salas de aula. Encerrada a discussão sobre o mérito, abriu-se para regime de votação sobre o acolhimentos da proposta de criação da comissão, sendo reprovada por unanimidade. O Conselho do Campus reconheceu a importância e a preocupação dos colegas, mas sugeriu que o trabalho seja direcionado a pensar uma pós-graduação, facultando ao grupo, se assim desejarem, solicitar a reconsideração do pedido. Esgotadas as pautas do dia, às dezesseis horas e quarenta e um minutos, o presidente deu por encerrada a sessão, da qual eu, Cláudia Grzegozeski, Assistente em Administração, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

 

 

 

Data do ato: Realeza-PR, 08 de abril de 2025.
Data de publicação: 11 de junho de 2025.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza

Documento Histórico

ATA Nº 3/CONSC RE/UFFS/2025