DECISÃO Nº 46/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025

Aprova proposta de curso de especialização em Inteligência Artificial em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 

O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, faz saber que a CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), considerando:

a) o Processo nº 23205.028891/2025-24; e

b) as deliberações ocorridas na 11ª Sessão Ordinária de 2025,


DECIDE:

Art. 1º  Aprovar a proposta de curso de especialização em Inteligência Artificial em Educação, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º  O curso, com carga horária total de 450 (quatrocentas e cinquenta) horas, será ofertado pelo Campus Erechim-RS, com previsão de início em março de 2026 e término em julho de 2027.
Parágrafo único. As datas de início e término do curso podem ser flexibilizadas em até 180 dias ao interesse da administração.
 
Art. 3º  Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 11ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 9 de dezembro de 2025.

 

JOÃO ALFREDO BRAIDA
Presidente do Conselho Universitário

WILLIAN SIMÕES
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
 
 
ANEXO I
DA DECISÃO Nº 46/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
 

Dados Básicos do Curso

 

 

Código:

PC025-2025

 

Nome:

ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

 

Unidade Responsável:

COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05

 

Tipo do Curso:

Especialização

 

Modalidade Educação:

Presencial

 

Método de Avaliação:

NOTA

 

Carga Horária:

450

 

Carga Horária Prática:

90

 

Número do Vagas:

40

 

Vagas Servidores Internos:

0

 

Grande Área:

Ciências Humanas

 

Área:

Educação

 

Sub-Área:

Ensino-Aprendizagem

 

Especialidade:

Tecnologia Educacional

 

Tipo do Trabalho de Conclusão:

OUTROS

 

Banca Examinadora:

Sim

 

Financiamento:

 

 

Período do Curso:

27/03/2026 a 31/07/2027

 

 

Público Alvo:

O curso é destinado a diplomados em curso superior, em especial licenciaturas, reconhecidas pelo MEC, de qualquer área do conhecimento.

 

Arquivo:

 

Dados Portaria

 

 

Número Portaria: Ano Portaria:

Data Portaria:

Secretários do Curso

Dados Básicos do Vice-Coordenador Dados da Coordenação

Coordenador:

 

Email Contato: Telefone Contato:

Data Início Mandato: Data Fim Mandato:

Vice-Coordenador:

ANIBAL LOPES GUEDES

 

anibalguedes@gmail.com

 

(54) 3321-7315 27/03/2026

31/07/2027

 

ROBERTO VALMIR DA SILVA

 

Email Contato:

roberto.silva@uffs.edu.br

 

Telefone Contato:

(54) 3321-7310

 

Data Início Mandato:

27/03/2026

 

Data Fim Mandato:

31/07/2027

 

Nome Início

Ramal

DANIEL LUCIANO ALEGRE 29/09/2025

RODRIGUES (danielluciano)

 

Objetivos e Importância do Curso

Justificativa e Objetivo:

Vivemos um tempo em que as tecnologias digitais, em especial a inteligência artificial, está transformando profundamente a forma como nos comunicamos, aprendemos e convivemos. Essas mudanças ocorrem também no âmbito da Educação — não apenas como recursos técnicos, mas como convite a repensar nossas práticas, nossos papéis e os sentidos do aprender e do ensinar. A proposta de Especialização em Inteligência Artificial na Educação nasce da necessidade de olhar para essas transformações de maneira crítica, criativa e sensível. Mais do que formar profissionais que "dominem" as tecnologias digitais, queremos formar pessoas que saibam dialogar com elas, compreendendo os seus potenciais e os seus riscos e implicações éticas. Que entendam que a IA não é neutra,equeseususoscarregamvisõesdemundo,interessese efeitosconcretossobreavidadaspessoasedaprópriasociedade pós-moderna. As teorias pós-estruturalistas nos ajudam justamente a olhar para a educação como um campo em constante construção, no qual não existem verdades únicas ou caminhos fixos. Cada sujeito que aprende traz sua história, sua linguagem, sua forma de ser e estar neste mundo que é construído de forma conjunta com o próprio sujeito. Ao incorporar essas perspectivas, queremos formar educadores que saibam escutar, interpretar, dialogar e atuar com sensibilidade diante das múltiplas vozes que habitam a escola e os espaços de aprendizagem — inclusive as vozes que emergem da tecnologia digital. Ao mesmo tempo, o curso foi pensado de forma a incluir teorias disruptivas. Elas nos inspiram a romper com “os velhos padrões” que limitam nossa criação, o nosso pensamento crítico e a nossa autonomia. Em vez de reproduzir modelos prontos, é hora de imaginar novos caminhos: metodologias mais abertas, currículos mais flexíveis, ambientes de aprendizagem mais colaborativos, nos quais a IA seja uma “aliada” na personalização e no acolhimento das trajetórias de cada educador, e não um mero instrumento de padronização ou de controle. Essa proposta dialoga com o desenvolvimento regional, especialmente com a região de Erechim e do Alto Uruguai Gaúcho. Trata-se de um território marcado por uma forte tradição educacional e por iniciativas inovadoras nas áreas das tecnologias, do agronegócio e dos serviços. No entanto, também é uma região que enfrenta desafios: desigualdades sociais, mudanças nas dinâmicas do trabalho, e a necessidade urgente de formar lideranças preparadas para atuar com ética, sensibilidade e inovação frente às transformações digitais. Oferecer uma formação de Especialização em Inteligência Artificial na Educação, na região de Erechim e do Alto Uruguai Gaúcho, é reconhecer o potencial humano e institucional da região. É investir na qualificação de profissionais que atuarão em escolas, universidades, centros de inovação e comunidades, promovendo uma educação comprometida com a equidade, a inclusão e o desenvolvimento sustentável. Por isso, a pós- graduação se justifica como um espaço vivo de formação: um espaço no qual teoria e prática se encontram, onde se constrói um pensamento ético sobre o futuro da educação, e no qual a tecnologia digital é colocada a serviço da dignidade humana, da diversidade e do bem comum. Afinal, antes de falarmos em algoritmos, falamos de pessoas. E é nelas — e com elas, especialmente com as pessoas e instituições de Erechim e região — que esta proposta quer começar. Objetivos A proposta de Especialização em Inteligência Artificial na Educação tem como objetivo geral, a formação de profissionais capazes de compreender criticamente e se apropriar de forma ética, criativa e sensível os dispositivos da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educacionais, promovendo transformações pedagógicas alinhadas com os desafios contemporâneos, aos princípios da diversidade e da inclusão, bem como do fortalecimento do desenvolvimento regional, com foco especial na realidade de Erechim e do Alto Uruguai  gaúcho.

 

Em nível de objetivos específicos, citam-se:

- Compreender criticamente os fundamentos teóricos da IA e suas implicações na educação, à luz das teorias pós-estruturalistas e das abordagens disruptivas. - Analisar os impactos éticos, sociais e culturais da apropriação da IA nos ambientes de aprendizagem, problematizando as diferentes relações. - Desenvolver competências para a apropriação pedagógica de tecnologias digitais baseadas em IA, com foco na personalização da aprendizagem, na avaliação formativa e na mediação docente crítica. - Estimular a criação de práticas educacionais inovadoras, com metodologias disruptivas e projetos interdisciplinares que envolvam a IA como dispositivo de transformação. - Valorizar a diversidade e a subjetividade dos sujeitos da aprendizagem, respeitando os diferentes contextos socioculturais e promovendo uma educação que seja humanizada e significativa. - Conectar a formação com as demandas e potenciais da região de Erechim e do Alto Uruguai, incentivando projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento local, especialmente nas áreas da educação básica, profissional e superior. - Formar lideranças educacionais conscientes e engajadas, capazes de promover políticas e práticas educacionais inovadoras, sustentáveis e socialmente comprometidas com o bem comum.

Local do Curso:

UFFS - Campus Erechim

Dados do Processo Seletivo

 

Forma de Seleção: Curriculum Vitae Outra

Forma de Avaliação: Trabalhos Finais de Disciplinas Seminários

Nota Mínima Aprovação: 7.0

 

Corpo Docente do Curso

SIAPE /

Matrícula

 

Nome

 

Titulação

 

Vínculo

 

Instituição

2064910

ALCIONE ROBERTO ROANI

DOUTORADO

Docente

UFFS

 

1929398

ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA

 

DOUTORADO

 

Docente

 

UFFS

1771980

ANDRE GUSTAVO SCHAEFFER

DOUTORADO

Docente

UFFS

1929422

ANDREIA SAUGO

DOUTORADO

Docente

UFFS

1836907

ANIBAL LOPES GUEDES

DOUTORADO

Docente

UFFS

1795625

BARBARA CRISTINA PASA

DOUTORADO

Docente

UFFS

 

Docente(s):

 ROBERTO VALMIR DA SILVA 10 h

ANDREIA SAUGO 10 h

HELENA DE MORAES FERNANDES 10 h

 

Ementa:

Invenção e Criação. Metodologias Inventivas. Dinâmicas colaborativas mediadas por tecnologia, automação de feedback e curadoria inteligente de dispositivos.

Bibliografia:

GUEDES, A. L.; SCHLEMMER, E. Criatividade e invenção. Revista Multifaces, v. 6, n. 1, p. 16–23, 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.6.1-3. Disponível em:

https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/398. Acesso em: 31 ago. 2025.

SCHLEMMER, E. Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a

educação na cultura híbrida e multimodal. Momentos - Diálogos em Educação, v. 27, p. 41–69, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7801. Acesso em: 31 ago. 2025.

SCHLEMMER, E. Metodologias inventivas na educação híbrida e OnLIFE. In: DIAS, P.; FREITAS, J. C. (Orgs.). Educação digital, a distância e em rede digital. Lisboa/Coimbra: Universidade Aberta Imprensa da Universidade de Coimbra, v. 1, p. 124–150. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364315723_Capitulo_6_METODOLOGIAS_INVENTIVAS_n a_Educacao_Hibrida_e_OnLIFE_INVENTIVE_METHODOLOGIES_in_Hybrid_Education_and_OnLIFE. Acesso em: 31 ago. 2025.

Docente(s):

 MARIA SILVIA CRISTOFOLI 10 h

 ANIBAL LOPES GUEDES 10 h

 MARCUS VINICIUS LIESSEM FONTANA 10 h

ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA

4 h

BRUNO RAMOS MENDONCA

4 h

SONIZE LEPKE

4 h

ANDREIA SAUGO

4 h

CRISTIANO BERTOLINI

4 h

ANDRE GUSTAVO SCHAEFFER

4 h

ACA02 16

 

METODOLOGIA DA PESQUISA - MÓDULO

 

60 h

Ementa:

Instrumentos, métodos científicos e normas técnicas. Projeto, execução e publicação da pesquisa. Ética na pesquisa científica, propriedade intelectual e autoria. Associações de pesquisa e eventos científicos. Projeto de pesquisa e trabalho de conclusão.

Bibliografia:

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 1999. DESLANDES, S. F. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. 184 p. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

Docente(s):

ANIBAL LOPES GUEDES

25 h

JOSE MARIO VICENSI GRZYBOWSKI

10 h

ALCIONE ROBERTO ROANI

15 h

DENISE KNORST DA SILVA

10 h

LAT000 1

 

TRABALHO FINAL DE CURSO - ATIVIDADE

 

0 h

Ementa:

TRABALHO FINAL DE CURSO

 

Bibliografia:

TRABALHO FINAL DE CURSO

 

 

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 10 de dezembro de 2025.
Data de publicação: 11 de dezembro de 2025.

Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário