DECISÃO Nº 46/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2025
a) o Processo nº 23205.028891/2025-24; e
b) as deliberações ocorridas na 11ª Sessão Ordinária de 2025,
DECIDE:
Parágrafo único. As datas de início e término do curso podem ser flexibilizadas em até 180 dias ao interesse da administração.
WILLIAN SIMÕES
DA DECISÃO Nº 46/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
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Dados Básicos do Curso |
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Código: |
PC025-2025 |
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Nome: |
ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO |
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Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO ACADÊMICA - ERECHIM - 10.44.05 |
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Tipo do Curso: |
Especialização |
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Modalidade Educação: |
Presencial |
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Método de Avaliação: |
NOTA |
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Carga Horária: |
450 |
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Carga Horária Prática: |
90 |
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Número do Vagas: |
40 |
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Vagas Servidores Internos: |
0 |
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Grande Área: |
Ciências Humanas |
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Área: |
Educação |
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Sub-Área: |
Ensino-Aprendizagem |
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Especialidade: |
Tecnologia Educacional |
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Tipo do Trabalho de Conclusão: |
OUTROS |
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Banca Examinadora: |
Sim |
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Financiamento: |
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Período do Curso: |
27/03/2026 a 31/07/2027 |
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Público Alvo: |
O curso é destinado a diplomados em curso superior, em especial licenciaturas, reconhecidas pelo MEC, de qualquer área do conhecimento. |
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Arquivo:
Dados Portaria |
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Número Portaria: Ano Portaria:
Data Portaria:
Secretários do Curso
Dados Básicos do Vice-Coordenador Dados da Coordenação
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Coordenador:
Email Contato: Telefone Contato: Data Início Mandato: Data Fim Mandato: Vice-Coordenador: |
ANIBAL LOPES GUEDES
(54) 3321-7315 27/03/2026 31/07/2027
ROBERTO VALMIR DA SILVA |
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Email Contato: |
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Telefone Contato: |
(54) 3321-7310 |
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Data Início Mandato: |
27/03/2026 |
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Data Fim Mandato: |
31/07/2027 |
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Nome Início |
Ramal |
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DANIEL LUCIANO ALEGRE 29/09/2025 RODRIGUES (danielluciano) |
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Objetivos e Importância do Curso |
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Justificativa e Objetivo: |
Vivemos um tempo em que as tecnologias digitais, em especial a inteligência artificial, está transformando profundamente a forma como nos comunicamos, aprendemos e convivemos. Essas mudanças ocorrem também no âmbito da Educação — não apenas como recursos técnicos, mas como convite a repensar nossas práticas, nossos papéis e os sentidos do aprender e do ensinar. A proposta de Especialização em Inteligência Artificial na Educação nasce da necessidade de olhar para essas transformações de maneira crítica, criativa e sensível. Mais do que formar profissionais que "dominem" as tecnologias digitais, queremos formar pessoas que saibam dialogar com elas, compreendendo os seus potenciais e os seus riscos e implicações éticas. Que entendam que a IA não é neutra,equeseususoscarregamvisõesdemundo,interessese efeitosconcretossobreavidadaspessoasedaprópriasociedade pós-moderna. As teorias pós-estruturalistas nos ajudam justamente a olhar para a educação como um campo em constante construção, no qual não existem verdades únicas ou caminhos fixos. Cada sujeito que aprende traz sua história, sua linguagem, sua forma de ser e estar neste mundo que é construído de forma conjunta com o próprio sujeito. Ao incorporar essas perspectivas, queremos formar educadores que saibam escutar, interpretar, dialogar e atuar com sensibilidade diante das múltiplas vozes que habitam a escola e os espaços de aprendizagem — inclusive as vozes que emergem da tecnologia digital. Ao mesmo tempo, o curso foi pensado de forma a incluir teorias disruptivas. Elas nos inspiram a romper com “os velhos padrões” que limitam nossa criação, o nosso pensamento crítico e a nossa autonomia. Em vez de reproduzir modelos prontos, é hora de imaginar novos caminhos: metodologias mais abertas, currículos mais flexíveis, ambientes de aprendizagem mais colaborativos, nos quais a IA seja uma “aliada” na personalização e no acolhimento das trajetórias de cada educador, e não um mero instrumento de padronização ou de controle. Essa proposta dialoga com o desenvolvimento regional, especialmente com a região de Erechim e do Alto Uruguai Gaúcho. Trata-se de um território marcado por uma forte tradição educacional e por iniciativas inovadoras nas áreas das tecnologias, do agronegócio e dos serviços. No entanto, também é uma região que enfrenta desafios: desigualdades sociais, mudanças nas dinâmicas do trabalho, e a necessidade urgente de formar lideranças preparadas para atuar com ética, sensibilidade e inovação frente às transformações digitais. Oferecer uma formação de Especialização em Inteligência Artificial na Educação, na região de Erechim e do Alto Uruguai Gaúcho, é reconhecer o potencial humano e institucional da região. É investir na qualificação de profissionais que atuarão em escolas, universidades, centros de inovação e comunidades, promovendo uma educação comprometida com a equidade, a inclusão e o desenvolvimento sustentável. Por isso, a pós- graduação se justifica como um espaço vivo de formação: um espaço no qual teoria e prática se encontram, onde se constrói um pensamento ético sobre o futuro da educação, e no qual a tecnologia digital é colocada a serviço da dignidade humana, da diversidade e do bem comum. Afinal, antes de falarmos em algoritmos, falamos de pessoas. E é nelas — e com elas, especialmente com as pessoas e instituições de Erechim e região — que esta proposta quer começar. Objetivos A proposta de Especialização em Inteligência Artificial na Educação tem como objetivo geral, a formação de profissionais capazes de compreender criticamente e se apropriar de forma ética, criativa e sensível os dispositivos da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educacionais, promovendo transformações pedagógicas alinhadas com os desafios contemporâneos, aos princípios da diversidade e da inclusão, bem como do fortalecimento do desenvolvimento regional, com foco especial na realidade de Erechim e do Alto Uruguai gaúcho. |
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Em nível de objetivos específicos, citam-se: - Compreender criticamente os fundamentos teóricos da IA e suas implicações na educação, à luz das teorias pós-estruturalistas e das abordagens disruptivas. - Analisar os impactos éticos, sociais e culturais da apropriação da IA nos ambientes de aprendizagem, problematizando as diferentes relações. - Desenvolver competências para a apropriação pedagógica de tecnologias digitais baseadas em IA, com foco na personalização da aprendizagem, na avaliação formativa e na mediação docente crítica. - Estimular a criação de práticas educacionais inovadoras, com metodologias disruptivas e projetos interdisciplinares que envolvam a IA como dispositivo de transformação. - Valorizar a diversidade e a subjetividade dos sujeitos da aprendizagem, respeitando os diferentes contextos socioculturais e promovendo uma educação que seja humanizada e significativa. - Conectar a formação com as demandas e potenciais da região de Erechim e do Alto Uruguai, incentivando projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento local, especialmente nas áreas da educação básica, profissional e superior. - Formar lideranças educacionais conscientes e engajadas, capazes de promover políticas e práticas educacionais inovadoras, sustentáveis e socialmente comprometidas com o bem comum. |
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Local do Curso: |
UFFS - Campus Erechim |
Dados do Processo Seletivo
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Forma de Seleção: Curriculum Vitae Outra Forma de Avaliação: Trabalhos Finais de Disciplinas Seminários Nota Mínima Aprovação: 7.0
Corpo Docente do Curso |
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SIAPE / Matrícula |
Nome |
Titulação |
Vínculo |
Instituição |
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2064910 |
ALCIONE ROBERTO ROANI |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
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1929398 |
ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
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1771980 |
ANDRE GUSTAVO SCHAEFFER |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
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1929422 |
ANDREIA SAUGO |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
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1836907 |
ANIBAL LOPES GUEDES |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
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1795625 |
BARBARA CRISTINA PASA |
DOUTORADO |
Docente |
UFFS |
Docente(s):
ROBERTO VALMIR DA SILVA 10 h
ANDREIA SAUGO 10 h
HELENA DE MORAES FERNANDES 10 h
Ementa:
Invenção e Criação. Metodologias Inventivas. Dinâmicas colaborativas mediadas por tecnologia, automação de feedback e curadoria inteligente de dispositivos.
Bibliografia:
GUEDES, A. L.; SCHLEMMER, E. Criatividade e invenção. Revista Multifaces, v. 6, n. 1, p. 16–23, 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.6.1-3. Disponível em:
https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/398. Acesso em: 31 ago. 2025.
SCHLEMMER, E. Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a
educação na cultura híbrida e multimodal. Momentos - Diálogos em Educação, v. 27, p. 41–69, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7801. Acesso em: 31 ago. 2025.
SCHLEMMER, E. Metodologias inventivas na educação híbrida e OnLIFE. In: DIAS, P.; FREITAS, J. C. (Orgs.). Educação digital, a distância e em rede digital. Lisboa/Coimbra: Universidade Aberta – Imprensa da Universidade de Coimbra, v. 1, p. 124–150. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364315723_Capitulo_6_METODOLOGIAS_INVENTIVAS_n a_Educacao_Hibrida_e_OnLIFE_INVENTIVE_METHODOLOGIES_in_Hybrid_Education_and_OnLIFE. Acesso em: 31 ago. 2025.
Docente(s):
MARIA SILVIA CRISTOFOLI 10 h
ANIBAL LOPES GUEDES 10 h
MARCUS VINICIUS LIESSEM FONTANA 10 h
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ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA |
4 h |
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BRUNO RAMOS MENDONCA |
4 h |
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SONIZE LEPKE |
4 h |
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ANDREIA SAUGO |
4 h |
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CRISTIANO BERTOLINI |
4 h |
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ANDRE GUSTAVO SCHAEFFER |
4 h |
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ACA02 16 |
METODOLOGIA DA PESQUISA - MÓDULO |
60 h |
Ementa:Instrumentos, métodos científicos e normas técnicas. Projeto, execução e publicação da pesquisa. Ética na pesquisa científica, propriedade intelectual e autoria. Associações de pesquisa e eventos científicos. Projeto de pesquisa e trabalho de conclusão. |
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Bibliografia:ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 1999. DESLANDES, S. F. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. 184 p. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2002. |
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Docente(s): |
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ANIBAL LOPES GUEDES |
25 h |
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JOSE MARIO VICENSI GRZYBOWSKI |
10 h |
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ALCIONE ROBERTO ROANI |
15 h |
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DENISE KNORST DA SILVA |
10 h |
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LAT000 1 |
TRABALHO FINAL DE CURSO - ATIVIDADE |
0 h |
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Ementa: TRABALHO FINAL DE CURSO |
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Bibliografia: TRABALHO FINAL DE CURSO |
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Data do ato: Chapecó-SC, 10 de dezembro de 2025.
Data de publicação: 11 de dezembro de 2025.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário