RESOLUÇÃO Nº 8/CG HSTL ER ITERRA/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em História do Campus Erechim-RS, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 5ª Reunião Ordinária do Colegiado CCLH-ER/UFFS/2025 de 09 de outubro de 2025, e considerando:
- a) a necessidade de garantir a discentes formandos a integralização da estrutura do curso em tempo hábil para a sua colação de grau, sem prejuízos a sua formação.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCR’s Optativos da Estrutura Curricular 2012, do Curso de História, conforme quadro abaixo:
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Curso de graduação em História – Licenciatura Campus Erechim |
Atividades |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Teóricas |
Prática |
PCCr |
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Código |
Componente Curricular |
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GCH704 |
TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA I |
60 |
- |
- |
60 |
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GCH662 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS |
40 |
- |
20 |
60 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
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Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
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GCH704 |
TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA I |
60 |
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EMENTA |
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Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. |
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OBJETIVO |
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Abordar um tema antropológico. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
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GCH662 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS |
60 |
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EMENTA |
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A importância do ensino de sociologia no Ensino Médio. Reflexão sobre os desafios e obstáculos da prática docente em sociologia no Ensino Médio. Análise teórica emetodológica das escolhas dos conteúdos programáticos. Avaliação de programas de ensino de sociologia no Ensino Médio. Seleção de materiais didáticos. Exercícios de elaboração de programas e planos de curso de sociologia para o Ensino Médio. Prática Metodológica como Componente Curricular. |
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OBJETIVO |
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Conhecer a discussão acerca dos instrumentos teóricos e metodológicos relacionados à prática docente em sociologia na educação básica. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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FARIA, Maria A. Como usar o jornal na sala de aula. [11. ed.]. São Paulo: Contexto, 2011 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, [2011]. MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MORAES, Amaury. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 31, n. 85, p. 359-382, set.-dez. 2011. DOI: https://doi. org/10.1590/S0101-32622011000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Zm8BkHqMcz7P7PGxWk95RhC. Acesso em: 29 ago. 2023 |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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BRIDI, Maria A.; ARAÚJO, Silvia M. de; MOTIM, Benilde L. Ensinar e aprender sociologia no Ensino Médio. São Paulo: Contexto, 2009. MORAES, Amaury (coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=7 843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 ago. 2023. MORAES, Amaury; GUIMARÃES, Elisabeth de F. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury (coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 45- 62. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&catego ry_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 ago. 2023. RODRIGUES, Carolina C.; AZEVEDO, José C. de; POLIDORI, Marlis M. (org.). Os desafios na escola: olhares diversos sobre questões cotidianas. Porto Alegre: Ed. Metodista IPA: Sulina, 2010. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZITKOSKI, Jaime J. Diálogo e educação: desafios para uma metodologia de ensino dialógica. In: CAREGNATO, Célia E.; GENRO, Maria E. H. (org.). Sociologia e filosofia para quê?: diálogos com protagonistas na escola. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011. p. 97-106 |
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Art. 3º Estabelecer equivalência de Componente Curricular (CCR) na tabela de equivalência da Estrutura Curricular 2012, do Curso de História, conforme quadro abaixo:
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Código |
Componente Curricular Matriz 2012 |
Código |
Componente Curricular |
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GCH342 |
POLÍTICA EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL |
GCH806 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18o do Decreto no 12.002/2024.
Data do ato: Erechim-RS, 10 de novembro de 2025.
Data de publicação: 11 de novembro de 2025.
Gerson Wasen Fraga
Coordenador do Curso de Graduação em História (Licenciatura) do Campus Erechim (emec 5000401) ITERRA