RESOLUÇÃO Nº 2/COL CG GGRL ER/UFFS/2025

Inclui Componentes Curriculares Optativos e estabelece equivalência de Componente Curricular (CCR) na Estrutura Curricular 2018 do Curso de Geografia – Licenciatura, do Campus Erechim - RS.

A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura, do Campus Erechim-RS, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 9ª Reunião Ordinária do Colegiado de 12 de dezembro de 2025, e considerando:


a) a necessidade de garantir a discentes formandos a integralização da estrutura do curso em tempo hábil para a sua colação de grau, sem prejuízos a sua formação.


RESOLVE:


Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCR’s Optativos da Estrutura Curricular 2018, do Curso de Geografia - Licenciatura, conforme quadro abaixo:

Curso de graduação em Geografia Licenciatura

Campus Erechim

 

Atividades

Total de

Horas

Aulas presenciais

Teóricas

Prática

PCCr

Código

Componente Curricular

GCH705

TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA II

 

-

-

60

GCH1929

ANTROPOLOGIA NO BRASIL

 

-

20

60


Parágrafo único. Os componentes inseridos possuem os seguintes quadros de ementários:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH705

TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA II

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia do curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

OBJETIVO

Abordar um tema antropológico.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

 


 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1929

ANTROPOLOGIA NO BRASIL

60

EMENTA

Configurações do campo disciplinar da antropologia no Brasil; atuação profissional, pesquisa etnográfica e formação; temas e questões antropológicas contemporâneas. Prática como componente curricular: perícia antropológica.

OBJETIVO

Situar a produção de conhecimento acadêmico antropológico no Brasil.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (orgs.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte amazônico. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

ALMEIDA, Mauro. Caipora e outros conflitos ontológicos. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

CORREA, Mariza. As ilusões da liberdade: a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2013.

CUNHA, Manuela Carneiro; CESARINO, Pedro de Niemeyer (orgs.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Editora UNESP, 2016.

FELDMAN-BIANCO, Bela. Desafios da antropologia brasileira. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2013.

FELDMAN-BIANCO, Bela; SIMIÃO, Daniel S. (orgs.). O campo da antropologia no Brasil: retrospectiva, alcance e desafios. Rio de Janeiro: Associação Brasileirao de Antropologia, 2018.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CORREA, Mariza. Antropólogas e antropologia. Belo. Horizonte: Editora UFMG, 2003.

CORREA, Mariza. Traficantes do simbólico e outros ensaios sobre a história da antropologia. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

FERNANDES, Florestan. A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá. São Paulo: Contracorrente, 2022.

FONSECA, Claudia; ROHDEN, Fabiola; MACHADO, Paul; PAIM, Heloisa (orgs.). Antropologia da ciência e da tecnologia: dobras reflexivas. Porto Alegre: Sulina, 2016.

FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Global Editora, 2006.

LEIRNER, Piero C. O Brasil no espectro de uma guerra híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica. 2 ed. São Paulo: Alameda Editorial, 2022.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. 7 ed. São Paulo: Global Editora, 2017.

RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (org.).; GONZALES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

TRAJANO FILHO, Wilson; RIBEIRO, Gustavo Lins (orgs.). O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa; Associação Brasileira de Antropologia, 2004.



 

Art. 2º Estabelecer equivalência de Componente Curricular (CCR) na tabela de equivalência da Estrutura Curricular 2018, do Curso de Geografia - Licenciatura, conforme quadro abaixo:

 

Código

Componente Curricular Matriz 2018

Código

Componente Curricular

GEX734

Geografia e Questão Ambiental

GEX1326

Geografia e Questão Ambiental

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18o do Decreto no 12.002/2024.

Data do ato: Erechim-RS, 16 de dezembro de 2025.
Data de publicação: 19 de dezembro de 2025.

Reginaldo José de Souza
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura) do Campus Erechim (emec 5000399)