ATA Nº 7/CONSUNI CAPGP/UFFS/2025
Aos dezesseis dias do mês de setembro de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e trinta e cinco minutos, através de videoconferência pelo Google Meet com transmissão pelo youtube - Conselhos Superiores da UFFS, foi realizada a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas (CAPGP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Pró-Reitor de Planejamento, Ilton Benoni da Silva. Participaram da sessão os seguintes conselheiros titulares: Edivandro Luiz Tecchio (Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura) e Sergio Begnini (Pró-Reitor de Gestão de Pessoas). Diretores de Campus: Adriana Remião Luzardo (Chapecó), Bruno München Wenzel (Cerro Largo), Fábio Luiz Zeneratti (Laranjeiras do Sul), Luis Fernando Santos Corrêa da Silva (Erechim), Marcos Antônio Beal, (Realeza). Docentes: Deise Paludo (Erechim), Everton Artuso (Realeza), Morgana Fabíola Cambrussi, Vicente Neves Da Silva Ribeiro (Campus Chapecó), Ricieri Naue Mocelin (Passo Fundo). Técnicos: Ana Paula Modesto (Erechim), Dariane Carlesso (Campus Chapecó), Rosenei Cella (Reitoria). Discentes: Isabeli Pastore (Realeza). Suplentes no exercício da titularidade: Demétrio Alves Paz (Docente Cerro Largo). Suplentes: Vinícius Cesar Cadena Linczuk (Erechim). Justificaram ausência: Marlon Luiz Neves da Silva (Chapecó). Ausentes sem justificativa: Jaime Giolo (Passo Fundo). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão e em seguida deu boas-vindas aos novos conselheiros. Depois, passou ao Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 6ª Sessão Ordinária de 2025 da CAPGP. O Presidente pediu aos conselheiros que manifestassem a necessidade de alterações na ata. Sem manifestações, a ata foi aprovada. 1.2 Comunicados: O Presidente repassou os seguintes informes: a) Junto com a convocação da sessão foram enviados, para conhecimento, o Relatório de Atividades de Auditoria Interna nº 01/AUDIN/UFFS/2025, referente ao desempenho das Atividades da Auditoria Interna, considerando o primeiro semestre de 2025; e também o Relatório de Auditoria Interna nº 02/Audin/Uffs/2025, da Ordem de Serviço nº 01/2025-Audin - "Permanência e Evasão”. Em seguida, o Presidente abriu a palavra aos conselheiros. Sem comunicados dos conselheiros, encerrou o expediente e passou à ordem do dia, submetendo aos presentes a Pauta: 2.1 Processo 23205.020252/2025-11: indicação da servidora Taiz Viviane dos Santos para exercer a função de Auditora-Chefe da UFFS, para designação de relatoria. 2.2 Processo 23205.018743/2025-00: Recurso Administrativo da servidora Daniela Varnier ao Edital Nº 580/GR/UFFS/2025 de Resultado Final do Edital Nº 452/GR/UFFS/2025 do Pleduca. para designação de relatoria. 2.3 Processo 23205.022144/2025-82: indicação de processos para serem auditados no exercício de 2026, para apreciação do parecer do relator, designado em caráter excepcional, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva. Na continuidade, o Presidente consultou os conselheiros(as) se estavam de acordo com a Pauta apresentada. Em regime de votação, a Pauta com os três processos foi aprovada por consenso. Então, o Presidente passou a apreciação do ponto de pauta item 2.1 Processo 23205.020252/2025-11: indicação da servidora Taiz Viviane dos Santos para exercer a função de Auditora-Chefe da UFFS, para designação de relatoria. O Presidente apresentou brevemente o processo e abriu a palavra para os conselheiros manifestarem interesse na relatoria. O conselheiro Demétrio Alves Paz manifestou interesse e foi aprovado, sendo o prazo até o dia três de outubro para entrega do parecer, a ser apresentado na próxima sessão ordinária. Na sequência, o Presidente passou ao item 2.2 Processo 23205.018743/2025-00: Recurso Administrativo da servidora Daniela Varnier ao Edital Nº 580/GR/UFFS/2025 de Resultado Final do Edital Nº 452/GR/UFFS/2025 do Pleduca, para designação de relatoria, O Presidente apresentou brevemente o processo e abriu a palavra para os conselheiros manifestarem interesse na relatoria. As conselheiras Dariane Carlesso e Rosenei Cella manifestaram interesse e foram aprovadas, sendo o prazo até o dia três de outubro para entrega do parecer, a ser apresentado na próxima sessão ordinária. Logo, o Presidente passou ao item 2.3 Processo 23205.022144/2025-82: indicação de processos para serem auditados no exercício de 2026, para apreciação do parecer do relator, designado em caráter excepcional, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva. O Presidente passou a palavra ao Relator, que fez a leitura do parecer com o voto: “Considerando os argumentos expostos no relatório, voto favoravelmente à priorização dos seguintes processos para efeito de Auditoria Interna, considerando aos riscos institucionais e o caráter estratégico da sua qualificação: 1) Gestão da Graduação; 2) Ingresso; 3) Gestão da Assistência Estudantil; 4) Gestão da Política de Permanência; 5) Reparos de Infraestruturas; e 6) Transportes”. O Presidente abriu a palavra aos conselheiros, houve manifestação do conselheiro Vicente Neves Da Silva Ribeiro e esclarecimentos do relator, então, o Presidente perguntou aos conselheiros se havia acordo por acolher o parecer e voto do relator. Houve acordo, assim, o Presidente declarou o parecer e voto do relator aprovado por consenso. Cumprida a ordem do dia, o Presidente abriu a palavra para comunicações, após comunicados dos conselheiros Luis Fernando Santos Corrêa da Silva e Rosenei Cella, às catorze horas e doze minutos, o Presidente agradeceu aos presentes e declarou encerrada a sessão, da qual eu Elenir Picoli, Secretária da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 16 de setembro de 2025.
Data de publicação: 07 de dezembro de 2025.
Ilton Benoni da Silva
Presidente da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas do Conselho Universitário