ATA Nº 8/CONSUNI CAPGP/UFFS/2025

ATA DA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 DA CÂMARA DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

Aos dezesseis dias do mês de outubro de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e trinta e sete minutos, através de videoconferência pelo Google Meet com transmissão pelo youtube - Conselhos Superiores da UFFS, foi realizada a 9ª Sessão Ordinária da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas (CAPGP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Pró-Reitor de Planejamento, Ilton Benoni da Silva. Participaram da sessão os seguintes conselheiros titulares: Edivandro Luiz Tecchio (Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura) e Sergio Begnini (Pró-Reitor de Gestão de Pessoas). Diretores de Campus: Adriana Remião Luzardo (Chapecó), Jaime Giolo (Passo Fundo), Luis Fernando Santos Corrêa da Silva (Erechim), Marcos Antônio Beal, (Realeza). Docentes: Deise Paludo (Erechim), Everton Artuso (Realeza), Marlon Luiz Neves da Silva e Vicente Neves Da Silva Ribeiro (Campus Chapecó), Ricieri Naue Mocelin (Passo Fundo), Rodrigo Prante Dill (Cerro Largo). Técnicos: Ana Paula Modesto (Erechim) e Rosenei Cella (Reitoria). Suplentes: Judite Scherer Wenzel (Direção Cerro Largo), Demétrio Alves Paz (Docente Cerro Largo), Tatiana Gaffuri da Silva (Docente Chapecó), Jaqueline da Silva Oliveira (TAE Chapecó). Justificaram ausência: Isabeli Pastore e  Rafael Faller Deola (Discentes Realeza). Ausentes sem justificativa: Fábio Luiz Zeneratti e Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira (Laranjeiras do Sul). Acompanhou a Sessão como convidado: Jonas Goldoni (Representante da Comissão Interna de Supervisão – CIS). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. Na sequência, passou ao Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 8ª Sessão Ordinária de 2025 da CAPGP. O Presidente pediu aos conselheiros que manifestassem a necessidade de alterações na ata. Sem manifestações, a ata foi aprovada. 1.2 Comunicados: o Presidente repassou os seguintes informes: a) justificativas de ausências da Sessão. Em seguida, o Presidente abriu a palavra aos conselheiros. Após comunicado da conselheira Adriana Remião Luzardo, o Presidente encerrou o expediente e passou à ordem do dia, submetendo aos presentes a Pauta: 2.1 Processo 23205.020252/2025-11: indicação da servidora Taiz Viviane dos Santos para exercer a função de Auditora-Chefe da UFFS, para apreciação do parecer do conselheiro Demétrio Alves Paz. 2.2 Processo 23205.018743/2025-00: Recurso Administrativo da servidora Daniela Varnier ao Edital Nº 580/GR/UFFS/2025 de Resultado Final do Edital Nº 452/GR/UFFS/2025 do Pleduca, para apreciação do parecer das conselheiras Dariane Carlesso e Rosenei Cella. Na sequência, o Presidente consultou os conselheiros(as) se estavam de acordo com a Pauta apresentada. Em regime de votação, a Pauta com os dois processos foi aprovada por consenso. Então, o Presidente passou a apreciação do ponto de pauta item 2.1 Processo 23205.020252/2025-11: indicação da servidora Taiz Viviane dos Santos para exercer a função de Auditora-Chefe da UFFS, para apreciação do parecer do conselheiro Demétrio Alves Paz. O Presidente passou a palavra ao relator, que fez a leitura do parecer com o voto: “Considerando toda a documentação apresentada, o cumprimento de todos os aparatos legais, assim como os requisitos para o cargo, voto favoravelmente à indicação de Taiz Viviane dos Santos para o cargo de auditora-chefe da UFFS”. Logo, o Presidente abriu a palavra aos conselheiros, após manifestação do conselheiro Jaime Giolo, o Presidente perguntou aos presentes se havia acordo por acolher o parecer e voto do relator. Houve acordo, assim, o Presidente declarou o parecer e voto do relator aprovado por consenso. Logo, o Presidente passou ao item 2.2 Processo 23205.018743/2025-00: Recurso Administrativo da servidora Daniela Varnier ao Edital Nº 580/GR/UFFS/2025 de Resultado Final do Edital Nº 452/GR/UFFS/2025 do Pleduca, para apreciação do parecer das conselheiras Dariane Carlesso e Rosenei Cella. O Presidente passou a palavra à relatora, que fez a leitura do parecer com o voto: “Votamos pela retificação do Edital, para Deferimento da servidora Daniela Varnier para que, em se efetivando o aumento do saldo do BHCap para modalidade afastamento integral, ainda em 2025.02, ela possa usufruir do afastamento pretendido. Recomendamos ao Comitê do Pleduca (Cople) e ao Departamento de Capacitação (DCAP) que constem, se possível, no momento da publicação dos Editais de abertura do processo do Pleduca não só o banco de horas existentes, mas também as horas em que há previsibilidade fática de retornos.” Na continuidade, o Presidente abriu a palavra aos conselheiros, houve longo debate da matéria pelos conselheiros e também esclarecimentos prestados pela relatora e pelo servidor Jonas Goldoni (Comissão Interna de Supervisão – CIS). Depois, o Presidente perguntou aos conselheiros se havia acordo por acolher o parecer e voto das relatoras. Houve acordo, assim, o Presidente declarou o parecer e voto das relatoras aprovado por consenso. Cumprida a ordem do dia,  o Presidente abriu a palavra para comunicações, após comunicado do conselheiro Sergio Begnini, às quinze horas e vinte e cinco minutos, o Presidente agradeceu aos presentes e declarou encerrada a sessão, da qual eu Elenir Picoli, Secretária da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 16 de outubro de 2025.
Data de publicação: 07 de dezembro de 2025.

Ilton Benoni da Silva
Presidente da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas do Conselho Universitário